Whatsapp icon Whatsapp

Os tropeiros

As mulas atravessavam longas estradas transportando a riqueza produzida na colônia.
As mulas atravessavam longas estradas transportando a riqueza produzida na colônia.

O desenvolvimento da economia mineradora no Brasil foi responsável por uma série de transformações da colônia ao longo do século XVIII. O processo de interiorização promovido pelos bandeirantes, o incremento populacional, o enrijecimento fiscal da Coroa Portuguesa e a diversificação da sociedade são alguns dos poucos aspectos que podemos apontar nesse novo período. Contudo, não podemos resumir esse rico momento de nosso passado à extração do ouro e a cobiça metropolitana.

Nessa época, o cruzamento de um burro com uma égua foi responsável por toda articulação de uma nova fase da economia colonial. Contudo, não se trata de fazermos menção ao “papel histórico” de uma única mula, mas de todas as tropas de muares que carregaram em seu lombo os mantimentos e produtos que saíam de mais variadas regiões do país e, por conseguinte, abastecia as populações das regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

A necessidade desse transporte e a existência desse fluxo comercial foram, em grande parte, incentivadas pela própria Coroa Portuguesa. No início da atividade mineradora, a administração metropolitana proibiu o desenvolvimento da pecuária e da agricultura nas regiões exploradas. Tal ação tinha por objetivo reduzir ao máximo a quantidade de escravos envolvidos com outras atividades que não tivessem ligação direta com a extração de metais e pedras preciosas.

Dessa forma, o tropeirismo surgia como uma nova atividade que promovia a interligação dos polos econômicos antes inexistentes. As mercadorias importadas e alimentos eram trazidos no lombo de mulas que cortavam várias trilhas capazes de integrar diferentes pontos do território. Quando não aproveitavam as estradas há muito tempo abertas pelos índios, os tropeiros tinham o trabalho de desbravar a mata virgem para a criação de novas rotas.

Vale destacar que a obtenção das mulas utilizadas para a formação das tropas era um capítulo a parte nessa história. Boa parte dos animais era obtida no Rio Grande do Sul por meio do contrabando que buscava as mulas na região da colônia espanhola de Montevidéu. A preferência dada às mulas criadas nos pampas era justificada pela maior resistência apresentada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos Relacionados

A mulher no mundo colonial
Uma figura que nem sempre esteve fadada ao mando do homem.
As irmandades leigas
Espaços de crença e socialização no interior da colônia.
Domingos Fernandes Calabar
Um das mais polêmicas figuras da história colonial brasileira.
Revoltas Coloniais
Os levantes que marcaram o fim da colonização portuguesa no Brasil.
União Ibérica
Acesse o site e veja quais foram as causas da União Ibérica. Conheça o período dessa união e acompanhe as suas consequências em 1640 no Brasil.
video icon
Escrito"Retículo Endoplasmático Rugoso" próximo a uma representação de um Retículo Endoplasmático Rugoso, uma das organelas celulares.
Biologia
Retículo Endoplasmático Rugoso
Retículo endoplasmático rugoso, uma das principais organelas membranosas da célula eucarionte, é formado por um conjunto de canais e tubos que se comunicam diretamente com a membrana nuclear. Por esse motivo, também é considerado uma rede de distribuição, levando o material até o ponto de utilização.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.