Whatsapp icon Whatsapp

União Ibérica

União Ibérica foi a união das Coroas portuguesa e espanhola entre 1580 e 1640 e teve grandes consequências na colonização do Brasil, como a invasão holandesa.
Bandeira da União Ibérica representando a unificação dos reinos de Portugal e da Espanha.
Bandeira da União Ibérica representando a unificação dos reinos de Portugal e da Espanha.

A União Ibérica foi a união das Coroas portuguesa e espanhola entre 1580 e 1640 que teve consequências não somente na península Ibérica como também no Brasil. Com a morte do rei de Portugal, d. Sebastião, o trono português ficou vago e o rei da Espanha, Filipe II, alegando parentesco com o rei português, invadiu o reino vizinho e anexou-o ao território espanhol. Isso teve consequências no Brasil, pois, por causa dessa união, a Holanda o invadiu e dominou o Nordeste e a produção açucareira da região.

Com o fim da União Ibérica, os portugueses retomaram seu reino e ajudaram os colonos brasileiros a expulsarem os holandeses. A produção do açúcar no Nordeste entrou em crise por causa da concorrência da Holanda nas Antilhas.

Leia também: Exploração do pau-brasil – primeira atividade realizada pelos portugueses no Brasil

Resumo sobre União Ibérica

  • Foi a unificação dos reinos de Portugal e Espanha entre 1580 e 1640.

  • Suas causas foram a crise sucessória no reino português e sua anexação pelo rei Filipe II, da Espanha.

  • Os holandeses, que eram inimigos da Espanha, invadiram o Brasil para controlar a produção açucareira no Nordeste e o tráfico negreiro.

  • A união acabou em 1640, logo após a restauração do reino português e da coroação de d. João IV.

  • As consequências foram: crise do açúcar no Brasil e a expansão territorial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Videoaula sobre União Ibérica

Quais as causas da criação da União Ibérica?

O rei de Portugal, d. Sebastião, desapareceu no mar, em 1578, durante a Batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos. Como ele não deixou herdeiros, quem assumiu o trono foi seu tio-avô d. Henrique, que já era idoso e morreu pouco tempo depois, também não deixando herdeiros. Começava a crise sucessória que levou à União Ibérica.

Filipe II, rei espanhol, reivindicou o trono português alegando parentesco distante com rei d. Sebastião. A nobreza portuguesa apoiou a coroação de Filipe II como o novo rei português. O exército espanhol invadiu Portugal, derrotou as pequenas resistências ao novo rei, e, em 1580, o rei da Espanha se tornava também o rei de Portugal. Começava a União Ibérica, que tem esse nome por causa da península onde estão situados os dois reinos.

Ao assumir o reino português, Filipe II não fez grandes mudanças na administração e manteve os portugueses nos cargos públicos de Portugal e das colônias portuguesas, como o Brasil. Dessa forma, o novo rei evitava conflitos internos e mantinha a coesão das duas coroas em torno de si.

Qual o período da União Ibérica?

A União Ibérica ocorreu entre 1580 e 1640, período em que Espanha e Portugal intensificaram a exploração de suas colônias na América. Os espanhóis encontraram metais preciosos na região do Peru, e os portugueses comercializaram o açúcar produzido no litoral brasileiro. Nesse período, a Holanda entrou em guerra contra a Espanha em busca da sua independência.

Veja também: Capitanias hereditárias – primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses

As invasões holandesas no Brasil e a União Ibérica

A Holanda era parceira de Portugal no comércio do açúcar. Enquanto os portugueses plantavam a cana-de-açúcar no Nordeste do Brasil, os holandeses recebiam a cana, refinavam o açúcar e o comercializavam na Europa. Com a União Ibérica, o acordo comercial entre Holanda e Portugal acabou. Os holandeses entraram em guerra contra os espanhóis por conta da independência e pelo domínio do comércio europeu. Como Portugal era domínio da Espanha por causa da União Ibérica, os holandeses invadiram o Nordeste brasileiro para manter o comércio do açúcar.

A Holanda criou a Companhia das Índias Ocidentais para obter o controle da produção do açúcar e do tráfico negreiro. Em 1624, os holandeses tentaram invadir o Brasil atacando a cidade de Salvador, capital na época. Contudo, os invasores não conseguiram avançar para o interior e logo foram expulsos da Bahia.

Em 1630, novamente a Holanda atacou o Brasil, desta vez no Nordeste, e conseguiu se fixar em Pernambuco. Esse episódio ficou marcado pela participação de Domingos Fernandes Calabar, um senhor de engenho que se aliou aos holandeses. Ele foi preso e condenado à morte por traição, em 1635.

Maurício de Nassau foi governante do Nordeste holandês e promoveu grandes transformações em Pernambuco ao emprestar dinheiro para os senhores de engenho retomarem a produção do açúcar, remodelar Recife, garantir a liberdade religiosa e trazer uma missão artística. Nassau governou até 1644, quando retornou à Holanda por conta de divergências com a Companhia das Índias Ocidentais. Sua saída do Brasil foi uma das causas que levaram aos conflitos que promoveram a expulsão dos holandeses de Pernambuco.

Imagem de Maurício de Nassau.
Maurício de Nassau governou o domínio holandês no Nordeste brasileiro.
  • Videoaula sobre as invasões holandesas no Brasil

Fim da União Ibérica

Em 1640, ocorreu a restauração do reino português, encerrando, assim, a união das duas Coroas ibéricas. D. João IV foi coroado rei de Portugal, dando início à dinastia dos Bragança. Dessa forma, os portugueses reassumiram o controle do Brasil Colônia e tentaram reerguer a produção açucareira no Nordeste, mas sem sucesso.

Quais as consequências da União Ibérica?

Com o fim da União Ibérica, o ciclo do açúcar no Brasil entrou em crise. Os holandeses foram expulsos do Nordeste e levaram para as Antilhas as técnicas de cultivo da cana-de-açúcar, tornando-se concorrente dos portugueses. Portugal não tinha condições financeiras para reerguer os engenhos de açúcar no Nordeste, destruídos durante a guerra entre colonos e holandeses.

Outra consequência da União Ibérica foi a expansão territorial no Brasil. Com a união das Coroas portuguesa e espanhola, o Tratado de Tordesilhas, que era a linha divisória entre os domínios de Portugal e Espanha na América, permitiu que os colonos avançassem para o sertão brasileiro em busca de metais preciosos.

Esse avanço territorial aumentou logo após a expulsão holandesa e a crise açucareira no Nordeste. A Coroa portuguesa e particulares organizaram expedições para o interior, como as entradas e bandeiras, que, ao longo do século XVIII, descobririam as primeiras minas de ouro do Brasil.

Publicado por Carlos César Higa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A Insurreição Pernambucana: um dos mais importantes momentos da expulsão dos holandeses.
A expulsão dos holandeses
Clique e compreenda como se deu a expulsão dos holandeses do Brasil Colônia!
O papel desempenhado pela mulher na colônia não se restringe à dominação.
A mulher no mundo colonial
Uma figura que nem sempre esteve fadada ao mando do homem.
Ciclo do Açúcar
Entenda a importância que o açúcar possuía durante o Período Colonial, os principais motivos que deram fim à hegemonia da sua produção e como funcionavam os engenhos.
As embarcações e as companhias de comércio foram o grande sustentáculo da colonização holandesa.
Colonização holandesa
Ações e o processo de formação do projeto colonial holandês.
Os feitos de Calabar incitam um acalorado debate historiográfico.
Domingos Fernandes Calabar
Um das mais polêmicas figuras da história colonial brasileira.
A escravidão no Brasil foi uma instituição cruel que existiu durante mais de 300 anos.
Escravidão no Brasil
Leia este texto e aprenda mais sobre a escravidão no Brasil. Veja sobre a origem dessa instituição, conheça os grupos escravizados e entenda como foi proibida.
A inquisição atuou no Brasil perseguindo aqueles que eram considerados hereges.
Inquisição no Brasil
Clique aqui e entenda o que foi o tribunal da inquisição no Brasil.
Invasões Holandesas no Brasil
Clique aqui e saiba mais sobre as invasões holandesas no Brasil. Entenda o contexto e os motivos que levaram os holandeses a invadirem o Nordeste brasileiro.
Maurício de Nassau
Clique e conheça a vida de Maurício de Nassau. Conheça as origens dele e veja suas principais ações como governador-geral da colônia holandesa no Brasil.
Os holandeses desempenharam o papel de financiadores e intermediários na empresa açucareira lusitana.
Os holandeses e a economia açucareira
A participação da Holanda no desenvolvimento da economia açucareira no Brasil.
As mulas atravessavam longas estradas transportando a riqueza produzida na colônia.
Os tropeiros
A ação de viajantes que cortavam a colônia no lombo das mulas.
O Pacto colonial foi firmado entre metrópoles europeias e colônias americanas
Pacto Colonial
Saiba o que era e que importância tinha o Pacto Colonial no contexto da política econômica mercantilista.
D. João VI, rei de Portugal que transferiu a Corte para o Brasil em 1807-1808*
Período Joanino
Entenda as transformações ocorridas no Brasil durante o Período Joanino, iniciado com a transferência da corte portuguesa em 1808.
Pecuária, uma das atividades desenvolvidas durante o renascimento agrícola.
Renascimento Agrícola
História Colonial, Brasil Colônia, História Econômica do Brasil, Renascimento Agrícola, cana-de-açúcar, algodão, Revolução industrial, pecuária, Inglaterra, técnicas rudimentares, uso indiscriminado do solo.
Revolta de Beckman
Entenda o que foi a Revolta de Beckman. Veja os detalhes sobre a situação do Maranhão no século XVII. Conheça as causas da revolta e saiba como foi o seu desfecho.
Estátua em homenagem a D. Nuno Álvares Pereira, líder das tropas portuguesas na Batalha de Aljubarrota.*
Revolução de Avis
Clique neste link para ter acesso a este texto que trata sobre um importante momento da história portuguesa: a Revolução de Avis. Entenda o que foi esse acontecimento e como a crise dinástica de 1383 deu início a essa revolução, a qual inaugurou o domínio da dinastia de Avis sobre Portugal.
video icon
Geografia
Nova Ordem Mundial
Assista a nossa videoaula sobre a Nova Ordem Mundial e entenda o que é essa configuração geopolítica. Conheça seu histórico e suas características. Compreenda, também, como a Nova Ordem Mundial influencia os países do mundo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.