Whatsapp icon Whatsapp

União Ibérica

União Ibérica foi a união das Coroas portuguesa e espanhola entre 1580 e 1640 e teve grandes consequências na colonização do Brasil, como a invasão holandesa.
Bandeira da União Ibérica representando a unificação dos reinos de Portugal e da Espanha.
Bandeira da União Ibérica representando a unificação dos reinos de Portugal e da Espanha.

A União Ibérica foi a união das Coroas portuguesa e espanhola entre 1580 e 1640 que teve consequências não somente na península Ibérica como também no Brasil. Com a morte do rei de Portugal, d. Sebastião, o trono português ficou vago e o rei da Espanha, Filipe II, alegando parentesco com o rei português, invadiu o reino vizinho e anexou-o ao território espanhol. Isso teve consequências no Brasil, pois, por causa dessa união, a Holanda o invadiu e dominou o Nordeste e a produção açucareira da região.

Com o fim da União Ibérica, os portugueses retomaram seu reino e ajudaram os colonos brasileiros a expulsarem os holandeses. A produção do açúcar no Nordeste entrou em crise por causa da concorrência da Holanda nas Antilhas.

Leia também: Exploração do pau-brasil – primeira atividade realizada pelos portugueses no Brasil

Resumo sobre União Ibérica

  • Foi a unificação dos reinos de Portugal e Espanha entre 1580 e 1640.

  • Suas causas foram a crise sucessória no reino português e sua anexação pelo rei Filipe II, da Espanha.

  • Os holandeses, que eram inimigos da Espanha, invadiram o Brasil para controlar a produção açucareira no Nordeste e o tráfico negreiro.

  • A união acabou em 1640, logo após a restauração do reino português e da coroação de d. João IV.

  • As consequências foram: crise do açúcar no Brasil e a expansão territorial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Videoaula sobre União Ibérica

Quais as causas da criação da União Ibérica?

O rei de Portugal, d. Sebastião, desapareceu no mar, em 1578, durante a Batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos. Como ele não deixou herdeiros, quem assumiu o trono foi seu tio-avô d. Henrique, que já era idoso e morreu pouco tempo depois, também não deixando herdeiros. Começava a crise sucessória que levou à União Ibérica.

Filipe II, rei espanhol, reivindicou o trono português alegando parentesco distante com rei d. Sebastião. A nobreza portuguesa apoiou a coroação de Filipe II como o novo rei português. O exército espanhol invadiu Portugal, derrotou as pequenas resistências ao novo rei, e, em 1580, o rei da Espanha se tornava também o rei de Portugal. Começava a União Ibérica, que tem esse nome por causa da península onde estão situados os dois reinos.

Ao assumir o reino português, Filipe II não fez grandes mudanças na administração e manteve os portugueses nos cargos públicos de Portugal e das colônias portuguesas, como o Brasil. Dessa forma, o novo rei evitava conflitos internos e mantinha a coesão das duas coroas em torno de si.

Qual o período da União Ibérica?

A União Ibérica ocorreu entre 1580 e 1640, período em que Espanha e Portugal intensificaram a exploração de suas colônias na América. Os espanhóis encontraram metais preciosos na região do Peru, e os portugueses comercializaram o açúcar produzido no litoral brasileiro. Nesse período, a Holanda entrou em guerra contra a Espanha em busca da sua independência.

Veja também: Capitanias hereditárias – primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses

As invasões holandesas no Brasil e a União Ibérica

A Holanda era parceira de Portugal no comércio do açúcar. Enquanto os portugueses plantavam a cana-de-açúcar no Nordeste do Brasil, os holandeses recebiam a cana, refinavam o açúcar e o comercializavam na Europa. Com a União Ibérica, o acordo comercial entre Holanda e Portugal acabou. Os holandeses entraram em guerra contra os espanhóis por conta da independência e pelo domínio do comércio europeu. Como Portugal era domínio da Espanha por causa da União Ibérica, os holandeses invadiram o Nordeste brasileiro para manter o comércio do açúcar.

A Holanda criou a Companhia das Índias Ocidentais para obter o controle da produção do açúcar e do tráfico negreiro. Em 1624, os holandeses tentaram invadir o Brasil atacando a cidade de Salvador, capital na época. Contudo, os invasores não conseguiram avançar para o interior e logo foram expulsos da Bahia.

Em 1630, novamente a Holanda atacou o Brasil, desta vez no Nordeste, e conseguiu se fixar em Pernambuco. Esse episódio ficou marcado pela participação de Domingos Fernandes Calabar, um senhor de engenho que se aliou aos holandeses. Ele foi preso e condenado à morte por traição, em 1635.

Maurício de Nassau foi governante do Nordeste holandês e promoveu grandes transformações em Pernambuco ao emprestar dinheiro para os senhores de engenho retomarem a produção do açúcar, remodelar Recife, garantir a liberdade religiosa e trazer uma missão artística. Nassau governou até 1644, quando retornou à Holanda por conta de divergências com a Companhia das Índias Ocidentais. Sua saída do Brasil foi uma das causas que levaram aos conflitos que promoveram a expulsão dos holandeses de Pernambuco.

Imagem de Maurício de Nassau.
Maurício de Nassau governou o domínio holandês no Nordeste brasileiro.
  • Videoaula sobre as invasões holandesas no Brasil

Fim da União Ibérica

Em 1640, ocorreu a restauração do reino português, encerrando, assim, a união das duas Coroas ibéricas. D. João IV foi coroado rei de Portugal, dando início à dinastia dos Bragança. Dessa forma, os portugueses reassumiram o controle do Brasil Colônia e tentaram reerguer a produção açucareira no Nordeste, mas sem sucesso.

Quais as consequências da União Ibérica?

Com o fim da União Ibérica, o ciclo do açúcar no Brasil entrou em crise. Os holandeses foram expulsos do Nordeste e levaram para as Antilhas as técnicas de cultivo da cana-de-açúcar, tornando-se concorrente dos portugueses. Portugal não tinha condições financeiras para reerguer os engenhos de açúcar no Nordeste, destruídos durante a guerra entre colonos e holandeses.

Outra consequência da União Ibérica foi a expansão territorial no Brasil. Com a união das Coroas portuguesa e espanhola, o Tratado de Tordesilhas, que era a linha divisória entre os domínios de Portugal e Espanha na América, permitiu que os colonos avançassem para o sertão brasileiro em busca de metais preciosos.

Esse avanço territorial aumentou logo após a expulsão holandesa e a crise açucareira no Nordeste. A Coroa portuguesa e particulares organizaram expedições para o interior, como as entradas e bandeiras, que, ao longo do século XVIII, descobririam as primeiras minas de ouro do Brasil.

Publicado por Carlos César Higa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A Insurreição Pernambucana: um dos mais importantes momentos da expulsão dos holandeses.
A expulsão dos holandeses
Clique e compreenda como se deu a expulsão dos holandeses do Brasil Colônia!
O papel desempenhado pela mulher na colônia não se restringe à dominação.
A mulher no mundo colonial
Uma figura que nem sempre esteve fadada ao mando do homem.
Ciclo do Açúcar
Entenda a importância que o açúcar possuía durante o Período Colonial, os principais motivos que deram fim à hegemonia da sua produção e como funcionavam os engenhos.
As embarcações e as companhias de comércio foram o grande sustentáculo da colonização holandesa.
Colonização holandesa
Ações e o processo de formação do projeto colonial holandês.
Os feitos de Calabar incitam um acalorado debate historiográfico.
Domingos Fernandes Calabar
Um das mais polêmicas figuras da história colonial brasileira.
A escravidão no Brasil foi uma instituição cruel que existiu durante mais de 300 anos.
Escravidão no Brasil
Leia este texto e aprenda mais sobre a escravidão no Brasil. Veja sobre a origem dessa instituição, conheça os grupos escravizados e entenda como foi proibida.
A inquisição atuou no Brasil perseguindo aqueles que eram considerados hereges.
Inquisição no Brasil
Clique aqui e entenda o que foi o tribunal da inquisição no Brasil.
Invasões Holandesas no Brasil
Clique aqui e saiba mais sobre as invasões holandesas no Brasil. Entenda o contexto e os motivos que levaram os holandeses a invadirem o Nordeste brasileiro.
Maurício de Nassau
Clique e conheça a vida de Maurício de Nassau. Conheça as origens dele e veja suas principais ações como governador-geral da colônia holandesa no Brasil.
Os holandeses desempenharam o papel de financiadores e intermediários na empresa açucareira lusitana.
Os holandeses e a economia açucareira
A participação da Holanda no desenvolvimento da economia açucareira no Brasil.
As mulas atravessavam longas estradas transportando a riqueza produzida na colônia.
Os tropeiros
A ação de viajantes que cortavam a colônia no lombo das mulas.
O Pacto colonial foi firmado entre metrópoles europeias e colônias americanas
Pacto Colonial
Saiba o que era e que importância tinha o Pacto Colonial no contexto da política econômica mercantilista.
D. João VI, rei de Portugal que transferiu a Corte para o Brasil em 1807-1808*
Período Joanino
Entenda as transformações ocorridas no Brasil durante o Período Joanino, iniciado com a transferência da corte portuguesa em 1808.
Pecuária, uma das atividades desenvolvidas durante o renascimento agrícola.
Renascimento Agrícola
História Colonial, Brasil Colônia, História Econômica do Brasil, Renascimento Agrícola, cana-de-açúcar, algodão, Revolução industrial, pecuária, Inglaterra, técnicas rudimentares, uso indiscriminado do solo.
Revolta de Beckman
Entenda o que foi a Revolta de Beckman. Veja os detalhes sobre a situação do Maranhão no século XVII. Conheça as causas da revolta e saiba como foi o seu desfecho.
Estátua em homenagem a D. Nuno Álvares Pereira, líder das tropas portuguesas na Batalha de Aljubarrota.*
Revolução de Avis
Clique neste link para ter acesso a este texto que trata sobre um importante momento da história portuguesa: a Revolução de Avis. Entenda o que foi esse acontecimento e como a crise dinástica de 1383 deu início a essa revolução, a qual inaugurou o domínio da dinastia de Avis sobre Portugal.
video icon
Matemática
Como resolver questões de triângulo equilátero no Enem?
Nesta videoaula veremos uma breve revisão sobre triângulo equilátero no Enem, focando nas relações entre área, altura, apótema e raio.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.