Whatsapp icon Whatsapp

A linguagem do Terceiro Reich

A linguagem do Terceiro Reich foi analisada pelo judeu alemão Victor Klemper, que viveu sob a opressão nazista durante os anos da Segunda Guerra.
Os judeus foram alvos de uma ostensiva caracterização negativa durante o período nazista *
Os judeus foram alvos de uma ostensiva caracterização negativa durante o período nazista *

Várias são as análises e narrativas de judeus que estiveram nos campos de concentração nazistas e conseguiram sobreviver. O holocausto provocado pelo Nazismo suscitou a sobreviventes como o italiano Primo Levi e o austríaco Viktor Frankl densas reflexões sobre até que ponto uma obsessão política pode conduzir a humanidade. O alemão Victor Klemperer (1881- 1960), que tinha fé protestante, porém era filho de judeus, apesar de não ter sido enviado a campos de concentração, viveu sob intenso terror na cidade de Desdren (Alemanha) até o ano de 1945. Em seus diários e obras que seriam publicadas, Klemperer conseguiu elaborar um conjunto de análises sobre a linguagem do Terceiro Reich ou, como ele próprio abreviava em latim: LTI (Lingua Tertii Imperii).

Para Klemperer, a decadência moral e espiritual em que a Alemanha mergulhou sob o domínio do nazismo poderia ser mais bem analisada a partir da linguagem, isto é, das expressões e das maneiras como a população alemã passou a referir-se a Hitler (füher) e ao seu poder (Reich), o “Líder” e o “Império”, respectivamente. A linguagem do Terceiro Império (o segundo foi o de Guilherme II), para Klemperer, havia se transformado em uma linguagem vazia e sem concretude com os valores mais nobres de um povo.

Havia, segundo o que se podia observar, uma perversão de referências religiosas, que, na atmosfera do nazismo, era endereçada à figura de Hitler e ao seu “Império”. Hitler era reverenciado como o “salvador”, o “messias” da raça ariana, aquele que restauraria o Reich, inaugurando a “Terceira Era”. O controle da política e da população alemã pelo füher estava associado ao poder da Divina Providência, em termos cristãos. A LTI constituía-se como uma paródia terrível do linguajar religioso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Klemperer evidenciou que todas as referências ao Terceiro Reich traziam o objetivo de “santificar” as ações salvíficas do nazismo. O plano de um império mundial assumia, assim, feições messiânicas e místicas: “A troca do termo Reich para Terceiro Reich eleva essa santidade ao terreno místico, em uma monstruosa simplicidade que se insinua no inconsciente de todos. Também aqui, a LTI endeusa Hitler apropriando-se de algo que já encontra pronta, que é a primeira edição de Das Dritte Reich [O Segundo Reich], de Moeller Von Den Brucks, de dezembro de 1922.” [1]

A obra de Von Den Brucks, citada por Klemperer e escrita após a Primeira Guerra Mundial, foi utilizada como ponto de apoio para a construção da ideia do Terceiro Reich, assim como a cultura germânica como um todo era reivindicada pela máquina de propaganda nazista como algo qualitativamente superior a quaisquer outras, tornando explícito, para os nazistas, a excelência da raça ariana. Essa autodeificação, para Klemperer, era o sintoma mais sinistro da LTI e de sua perversão.

[1] KLEMPERER, Victor. LTI: a linguagem no Terceiro Reich. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009. p.195

* Créditos da imagem: Shutterstock / 360b

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

Adolf Hitler
Acesse e descubra detalhes da vida de Adolf Hitler, o líder do partido nazista. Entenda como foi a vida do homem responsável pela morte de milhões.
Anne Frank
Clique e acesse este texto para saber mais detalhes sobre a vida de Anne Frank. Conheça sua origem, sua vida no confinamento e seu diário.
Benito Mussolini foi o líder do Partido Nacional Fascista e assumiu o governo italiano em 1922.*
Fascismo
Clique para entender o que é fascismo de forma clara e fácil. Conheça aqui a história desse movimento, as características do fascismo, o que é neofascismo e também a história de ascensão do fascismo italiano, comandado por Benito Mussolini. Veja aqui o que deve ser levado em consideração ao classificar um governo como fascista.
As Leis de Nuremberg levam o nome da cidade alemã que recebia grandes comícios do Partido Nazista.*
Leis de Nuremberg
Acesse este texto a respeito das Leis de Nuremberg, aprovadas em 1935 na Alemanha nazista. Entenda as determinações estipuladas nessas leis, as quais estavam relacionadas com questões como miscigenação e cidadania. Além disso, saiba mais sobre a bandeira alemã estabelecida por essas legislações.
O nazismo surgiu no começo da década de 1920 e conquistou multidões na Alemanha. [1]
Nazismo
Você sabe o que foi o nazismo? Clique aqui e entenda o que ele foi, como surgiu, onde se encaixava no espectro político e como promoveu o Holocausto.
Loja judia com vitrines quebradas após a “Noite dos Cristais” na Alemanha
Noite dos Cristais
Fique sabendo o que foi a Noite dos Cristais, ocorrida durante o período de vigência do nazismo na Alemanha.
O chefe da propaganda oficial do nazismo, Joseph Goebbels (à esquerda), junto da cineasta Leni Riefenstahl *
Propaganda nazista
Saiba como operava a máquina de propaganda nazista e quais eram os instrumentos dos quais ela se valia.
A resistência europeia ao nazismo salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Resistência europeia ao nazismo
Saiba mais sobre a resistência europeia ao nazi-fascismo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945): movimento em que os resistentes marcaram a luta pela vida e pela paz.
video icon
Matemática
Pré-Enem | Equação e função polinomial do primeiro grau
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre equação e função polinomial do primeiro grau com o professor Pedro Itallo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas