Nazismo

O nazismo caracterizou-se por ser, no século XX, um dos regimes políticos desenvolvedores de ideologias perversas e de projetos políticos totalitários.

O termo nazismo advém da abreviatura “nazi”, que sintetiza o nome do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Esse partido foi fundado logo após o término da Primeira Guerra Mundial em 1918. Aquele que viria a ser seu principal articulador e líder absoluto, Adolf Hitler, entrou para o partido em 1919. Com Hitler, o partido nazista começou a defender posicionamentos políticos que se tornaram uma das ideologias mais perversas da história.

Leia também: Veja a biografia de Adolf Hitler

Contexto histórico

A situação da Alemanha no contexto de ascensão do nazismo caracterizou-se pelas tentativas de reorganização política e reestruturação econômica com a chamada República de Weimar, que se ergueu logo após a derrota alemã na Primeira Guerra e as pesadas resoluções do Tratado de Versalhes. Dessa forma, nos anos 1920, a Alemanha chegou a conseguir uma recuperação econômica que se tornou estável até o ano de 1929, quando o mundo sofreu o grande abalo econômico decorrente da quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Nesse entretempo, Hitler já havia dado início às suas articulações dentro do partido nazista, procurando penetrar a estrutura do Parlamento de Weimar via eleições. No entanto, a representação nazista não chegava a 4% das cadeiras ocupadas. No ano de 1923, Hitler tentou tomar o poder no estado da Baviera, em Munique, mas foi preso e condenado. No seu julgamento, suas palavras expressavam o ódio às sanções do Tratado de Versalhes e o ressentimento nacionalista e racista que daria o tom da sua ideologia.

Minha Luta (Mein Kampf) e Ideologia Nazista

Nos seis meses em que ficou preso, Hitler desenvolveu sua ideologia no livro intitulado Minha Luta (Mein Kampf, em alemão), que se tornou política do Estado totalitário quando os nazistas tomaram o poder em 1933. Entre as ideias defendidas pelos nazistas, estava o antissemitismo, isto é, aversão aos judeus e atribuição da culpa da decadência econômica alemã a esse povo, além da atribuição da “degenerescência moral e física” da população alemã também à presença dos judeus e de outros povos (como poloneses, ciganos, negros etc.) na Europa e, em especial, nos países germânicos (Alemanha e Áustria).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A eugenia (a ideologia da raça superior e perfeita) também era marca do nazismo e estava diretamente associada ao arianismo, isto é, à eleição da raça branca como uma raça superior às demais. A política do “espaço vital”, ou seja, um espaço geográfico que comportasse a expansão da raça ariana, também estava prevista nos planos de Adolf Hitler. A construção dos campos de concentração, onde os trabalhos forçados e o extermínio de povos considerados inferiores eram gerenciados, expressou toda a perversidade dessa proposta política.

No livro “Minha Luta”, Hitler desenvolveu todas as ideias que deram corpo à ideologia nazista
No livro “Minha Luta”, Hitler desenvolveu todas as ideias que deram corpo à ideologia nazista*

Características da política nazista

Com a crise econômica de 1929, todo o esforço de reestruturação econômica da Alemanha arrefeceu. O partido nazista, nesse período de crise, conseguiu conquistar simpatizantes de todos os nichos da sociedade alemã, desde veteranos de guerra e trabalhadores até intelectuais e grandes industriais, atraídos pela proposta econômica nacionalista e corporativista dos nazistas. Já nas eleições de 31 de julho de 1932, os nazistas conseguiram 37% dos votos, ocupando assim 230 cadeiras no Parlamento. Era o primeiro passo para a dominação total.

A pressão da presença nazista no Parlamento obrigou o então presidente Paul Von Hindenburg a nomear Hitler Chanceler da República. Com o incêndio do Reichstag (Parlamento), os nazistas puderam pressionar, mais uma vez, Hindenburg a assinar em fevereiro de 1933 um decreto de emergência, suspendendo assim os direitos civis da população sob a justificativa de que a Alemanha sofria de risco que provinha do próprio interior da sociedade.

Em março de 1933, Hindenburg aprovou a lei que permitiu ao Chanceler legislar independentemente do Parlamento. Começava assim a ditadura nazista, propriamente dita, na qual o lider, Füher, tinha plenos poderes. A ditadura de Adolf Hitler teve como características a militarização da sociedade alemã, a máquina de propaganda intensiva em torno da figura do líder, bem como um cuidadoso culto de sua personalidade e dos ritos e símbolos que o partido desenvolveu.

 

*Créditos da imagem: 360bShutterstock.com

Cruz de ferro nazista com a suástica ao centro
Cruz de ferro nazista com a suástica ao centro
Publicado por: Cláudio Fernandes
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Soldados alemães, em Nuremberg, durante um grande encontro do Partido Nazista realizado em 1936.*
O nazismo era de esquerda ou de direita?
Clique no link e tenha acesso a este texto que trata a respeito de uma grande polêmica existente atualmente a respeito do nazismo: esse partido era de esquerda ou de direita? Leia este texto e entenda qual é a posição vigente entre historiadores e cientistas políticos.
Benito Mussolini foi o líder do Partido Nacional Fascista e assumiu o governo italiano em 1922.*
Fascismo
Clique para entender o que é fascismo de forma clara e fácil. Conheça aqui a história desse movimento, as características do fascismo, o que é neofascismo e também a história de ascensão do fascismo italiano, comandado por Benito Mussolini. Veja aqui o que deve ser levado em consideração ao classificar um governo como fascista.
Segundo Bakunin, a ideia de que o Estado representa os interesses gerais é uma mentira.
Anarquismo
Acesse este link para saber o que foi o anarquismo, como quando e onde surgiu e o que defendem os teóricos anarquistas.
Juan Domingo Perón (de gravata borboleta) foi presidente da Argentina de 1946 a 1955, tendo sido deposto por um golpe militar.*
Peronismo
Clique no link e saiba mais sobre o peronismo, movimento político surgido na Argentina na década de 1940 e liderado por Juan Domingo Perón.
Erwin Rommel sentiu na pele as contradições da campanha militar nazista.
Erwin Rommel
Erwin Rommel, Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler, Füher, Juventude Hitlerista, Ataques de infantaria, Afrika Korps, Claus von Stauffenberg, Ernst Maisel, Wihelm Burgdorf.
Um processo histórico cercado de problemas ainda não resolvidos.
A descolonização da África
Os dilemas e problemas vividos nesse novo período da história africana.
Vietnã (1964-1975): paz e guerra
Guerra do Vietnã
Saiba como os Estados Unidos foram derrotados pelos vietcongues durante a Guerra do Vietnã (1964 – 1975).
Um dos principais fatores que auxiliaram a resistência soviética à investida alemã foi o rigoroso inverno*
Resistência Soviética
Saiba como aconteceu a Resistência Soviética à invasão nazista que se deflagrou no ano de 1941.
Anne Frank é lembrada em monumentos e registros oficiais tanto na Alemanha quanto na Holanda*
O drama de Anne Frank
Conheça a história e o drama da menina judia Anne Frank, que morreu em um campo de concentração nazista na Alemanha junto da irmã, Margot.
Os judeus foram alvos de uma ostensiva caracterização negativa durante o período nazista *
A linguagem do Terceiro Reich
Saiba como o alemão Victor Klempere definiu a linguagem do Terceiro Reich e a importância que tem tal definição para a compreensão do nazismo.
O chefe da propaganda oficial do nazismo, Joseph Goebbels (à esquerda), junto da cineasta Leni Riefenstahl *
Propaganda nazista
Saiba como operava a máquina de propaganda nazista e quais eram os instrumentos dos quais ela se valia.
Acima é possível ler a inscrição irônica no portão do campo de concentração de Auschwitz: “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta)
Holocausto
Saiba o que foi o holocausto e o porquê de ser um acontecimento tão impactante para a história da humanidade.
Adolf Hitler
Acesse e descubra detalhes da vida de Adolf Hitler, o líder do partido nazista. Entenda como foi a vida do homem responsável pela morte de milhões.
Loja judia com vitrines quebradas após a “Noite dos Cristais” na Alemanha
Noite dos Cristais
Fique sabendo o que foi a Noite dos Cristais, ocorrida durante o período de vigência do nazismo na Alemanha.
À esquerda, general E. Rommel, comandante da Afrika Korps
Afrika Korps
Descubra o que foi a Afrika Korps e que importância ela teve, no contexto da Segunda Guerra Mundial, no continente africano.
Francisco Franco governou a Espanha por trinta e nove anos *
Francisco Franco
Saiba quem foi Francisco Franco e qual era a sua ligação com as causas da Guerra Civil Espanhola.
Acima, os oficiais nazistas Himmler e Heydrich, operadores do extermínio de judeus *
Grupos de extermínio nazistas – Einsatzgruppen
Saiba o que eram e como atuavam os grupos de extermínio nazistas, conhecidos como Einsatzgruppen e criados por Himmler e Heydrich.
Símbolo distintivo do Mossad, o serviço secreto israelense
Mossad – Serviço Secreto Israelense
Saiba o que é o Mossad e que importância ele teve para o Estado de Israel durante as décadas que se passaram após a Segunda Guerra Mundial.
Grupo de neonazistas italianos fazendo a saudação nazista.*
Neonazismo
Clique no link para acessar este texto sobre o movimento conhecido como neonazismo. Entenda qual é a ideologia defendida pelos neonazistas, conheça um pouco da trajetória histórica desse grupo e alguns de seus símbolos. Veja também o contexto da história do nazismo.
As Leis de Nuremberg levam o nome da cidade alemã que recebia grandes comícios do Partido Nazista.*
Leis de Nuremberg
Acesse este texto a respeito das Leis de Nuremberg, aprovadas em 1935 na Alemanha nazista. Entenda as determinações estipuladas nessas leis, as quais estavam relacionadas com questões como miscigenação e cidadania. Além disso, saiba mais sobre a bandeira alemã estabelecida por essas legislações.
António Salazar foi o líder da ditadura conhecida como Estado Novo. Governou Portugal, de 1933 a 1968, e foi afastado por problemas de saúde.*
Salazarismo
Acesse este texto e conheça o salazarismo, regime ditatorial e conservador que governou Portugal durante quatro décadas. Saiba como se iniciou e como se encerrou.
Durante a Marcha sobre Roma, Benito Mussolini (à esquerda na imagem) tornou-se primeiro-ministro italiano.*
Marcha sobre Roma
Clique no link e acesse este texto que fala sobre a Marcha sobre Roma, acontecimento que resultou na nomeação de Benito Mussolini como primeiro-ministro da Itália.
O nazismo é um dos regimes totalitários mais conhecidos na história do século XX.*
Regimes totalitários
Clique no link e saiba mais sobre os três regimes totalitários que existiram na Europa do período entreguerras: fascismo, nazismo e stalinismo.
Representantes de Reino Unido, França e Itália durante a Conferência de Paz de Paris, que produziu o Tratado de Versalhes.*
Tratado de Versalhes
Clique e acesse este texto para saber o que foi o Tratado de Versalhes. Entenda o contexto histórico em que surgiu e veja suas principais imposições à Alemanha!
O campo de concentração de Auschwitz é um dos maiores símbolos do horror nazista, um exemplo claro do que é o totalitarismo.
Totalitarismo
Clique neste link e entenda o conceito de totalitarismo, onde e quando ele ocorreu e quais suas principais características.
Estado laico é aquele que não adota religião oficial, promove a liberdade religiosa e protege, igualmente, aqueles que não optarem por uma crença.
Estado laico
Clique aqui e saiba o que é Estado laico, sua importância e desde quando o Brasil é um país laico. Saiba também o que são os Estados confessional, teocrático e ateu.
Operação Valquíria
Clique e acesse este texto para conhecer a Operação Valquíria. Entenda o que foi essa operação, porque ela foi planejada e qual foi o seu desfecho.
Formas de governo
Clique aqui e entenda o que são formas de governo e a diferença entre forma e regime de governo. Saiba quais formas de governo foram estabelecidas no Brasil.
Xenofobia
Acesse este link para saber o que é xenofobia, como ela começa, quais as suas características, e quais os problemas sociais relacionados a ela.
Joseph Goebbels
Clique aqui para saber detalhes sobre a vida de Joseph Goebbels, o propagandista do nazismo. Entenda sua ascensão no interior do partido.
Jürgen Habermas
Conheça um pouco mais sobre Jürgen Habermas, um grande intelectual com contribuição importante para a Filosofia, Sociologia, Política, Educação e Direito ocidentais.
Antifascismo
Clique no link e saiba mais sobre antifascismo. Entenda o que é o antifascismo, quando surgiu, e confira as principais ações antifascistas.
Gestapo
Clique para conhecer detalhes importantes a respeito da Gestapo, a polícia secreta dos nazistas. Entenda como surgiu, quais suas funções e como acabou.
O Socialismo em Marx
As Doutrinas Socialistas
As condições industriais contribuíram para o desenvolvimento das doutrinas socialistas na Inglaterra e na França. Essas doutrinas estenderam-se por toda a Europa.
Diferentes momentos de conflitos ocorridos na atualidade*
Conflitos e tensões no mundo atual
Aprofunde seus estudos por meio da leitura de textos que analisam os conflitos e tensões ocorridos na atualidade.