Idade dos Metais

Esse último período da Pré-Historia demarca o conjunto de transformações que dão início ao aparecimento das primeiras civilizações da Antigüidade. Nessa época os primeiros utensílios formados pelo manuseio de ligas metálicas ocuparam o lugar aos instrumentos feitos de pedra. Os primeiros materiais utilizados foram o cobre e o bronze. Tempos depois foram dominadas as técnicas de fundição do ferro.

Por volta de 3000 a.C., o bronze era produzido no Egito e na Mesopotâmia. Tempos mais tarde o mesmo material passou a ser manuseado em régios da Península Ibérica. Na Ásia Menor, por volta de 1500 a.C., o ferro começou a ser fundido. Devido a sua difícil obtenção, o uso desse minério se propagou lentamente. A sua maior resistência foi de grande importância para que os materiais de guerra fossem adotados. A fabricação de armas de ferro possibilitou, até mesmo, a supremacia de alguns povos do período.

Com o manuseio dos metais, um novo tipo de ocupação surgia: o artesanato. Ao logo do tempo, essa nova atividade se estabeleceu juntamente com os primeiros centros urbanos da Antigüidade. As comunidades agrícolas auto-suficientes transformam-se em cidades, realizando a chamada Revolução Urbana. De acordo com alguns estudos, os primeiros centros urbanos surgiram na parte sul da Mesopotâmia, onde posteriormente surgiu a civilização sumeriana.

O desenvolvimento de sociedades complexas acabou exigindo uma nova configuração política. A autoridade familiar e patriarcal já se mostrava insuficiente para controlar os diferentes e amplos grupos sociais das cidades. Foi então que o Estado surgiu como uma instituição política responsável por definir as ações a serem empreendidas em favor das populações citadinas. As obras públicas, a regulamentação do comércio e a organização das atividades agrícolas passaram a ser geridas pelos poderes estatais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Artefatos em metal produzidos na Antigüidade.
Artefatos em metal produzidos na Antigüidade.
Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Estatueta de terracota da cultura Nok.*
Cultura Nok africana
Conheça a cultura Nok clicando aqui!
Período Neolítico
Veja as transformações do período Neolítico na vida humana primitiva. Confira as características gerais, a arte, a economia e as principais conquistas desse período!
A compreensão da arte rupestre é um grande desafio para vários pesquisadores.
A arte rupestre
As características e questões referentes a esse tipo de manifestação artística.
Pintura rupestre localizada na Rocha de Bhimbetka, Índia.
Arte na Pré-História
Acesse o texto e saiba mais sobre a arte na Pré-História, com enfoque nos períodos Paleolítico e Neolítico. Veja também sobre a arte na Pré-História no Brasil.
Criacionismo: uma explicação do mundo encontrada em diferentes civilizações.
Criacionismo
Criacionismo, Teorias Criacionistas, Mitos Criacionistas, criação, evolução, Egito Antigo, Grécia Antiga, criacionismo bíblico, ciência x religião, neocriacionismo, origem do mundo, origem do homem.
Uma pintura rupestre do Período Paleolítico.
Período Paleolítico
Pré-História, Período Pré-Histórico, Período Paleolítico, grupos hominídeos, homem pré-histórico, Paleolítico Inferior, Paleolítico Superior, Idade da Pedra Lascada, caça, pesca, coleta.
O machado de pedra do período paleolítico foi uma das primeiras ferramentas utilizadas pelos homens
As ferramentas na Pré-história
Criadas para facilitar a sobrevivência dos primeiros homens, as ferramentas de trabalho marcaram a evolução humana na Pré-história.