Idade dos Metais

A Idade dos Metais corresponde ao último período da Pré-História, em 6 mil a.C., quando os primeiros humanos descobriram os metais e começaram a utilizá-los no seu cotidiano, produzindo objetos e fabricando armas. Essa última fase pré-histórica marca a transição para as primeiras civilizações que surgiram na Antiguidade oriental e é dividida em três fases, cada uma marcada por um diferente tipo de metal utilizado:

  • Idade do Ferro;

  • Idade do Bronze; e

  • Idade do Cobre.

A produção artística foi beneficiada pelo uso dos metais, por meio da confecção de armaduras e espadas utilizadas em guerras.

Leia também: O que foi o Período Paleolítico?

Principais características da Idade dos Metais

Machado de bronze fabricado na Idade dos Metais e utilizado durante as guerras.
Machado de bronze fabricado na Idade dos Metais e utilizado durante as guerras.

Por ser a última fase da Pré-História, a Idade dos Metais herdou as contribuições das fases anteriores, principalmente do Neolítico, que tantas transformações vivenciou. O surgimento da agricultura propiciou a sedentarização dos hominídeos, ou seja, eles deixaram de se deslocar de uma região para outra e começaram a morar em um único lugar. Além disso, o surgimento e o controle do fogo contribuíram também para o uso dos metais.

A Idade dos Metais ocorreu em 6 mil a.C. e foi marcada pelo surgimento das primeiras cidades. A produção agrícola aumentou e, consequentemente, a população. Os metais começaram a ocupar espaço como instrumento de trabalho dos hominídeos, e o fogo, além de aquecer, iluminar a noite e assar os alimentos, passou a fundir os metais e a ajudar na fabricação de armas e outros objetos. As atividades do dia a dia se tornaram mais eficientes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra característica da Idade dos Metais foi o surgimento do artesão. Esse trabalhador era responsável por utilizar os metais na produção de artefatos. Era uma atividade especializada e que exigia qualificação.

Ao longo do tempo e com o desenvolvimento dos primeiros grupos humanos, as relações sociais se tornaram mais complexas e a divisão do trabalho era feita a partir das mudanças ocorridas nesse último período da Pré-História. Não era apenas um aglomerado urbano que usava os metais, e sim vários grupos, o que resultou no aumento de guerras entre povos e cidades.

As disputas por terras férteis para a prática da agricultura e as rivalidades entre grupos fizeram com que conflitos acontecessem com mais frequência. Nesse contexto, em vez de armas fabricadas com ossos e dentes de animais, optou-se pelo uso de armas de metal.

Veja também: Aldeias neolíticas – agrupamentos humanos formados após a sedentarização

Períodos da Idade dos Metais

A historiografia divide a Idade dos Metais em três fases de acordo com o tipo de metal utilizado. São as idades do Ferro, do Bronze e do Cobre.

  • Idade do Cobre

O cobre foi o primeiro metal descoberto e utilizado pelos hominídeos e serviu para fabricar armas e utensílios domésticos. Esse metal era martelado a frio, e o fogo serviu para fundi-lo e modelá-lo. Os objetos fabricados com o cobre eram utilizados para armazenar a produção agrícola excedente e estavam relacionados com a quantidade de alimentos produzida.

  • Idade do Bronze

Os povos da Pré-História ficaram marcados pela experiência, praticidade e busca por soluções para os problemas do cotidiano. Para criar objetos mais resistentes, os hominídeos misturavam os metais encontrados e perceberam que essa mistura poderia ajudar no que eles mais precisavam. Ao misturar o cobre com o estanho, por exemplo, chegou-se ao bronze, um metal resistente e que foi de grande valia na confecção de armas e de objetos para uso diário.

Alguns objetos de bronze fabricados na Idade dos Metais, a última fase da Pré-História.
Alguns objetos de bronze fabricados na Idade dos Metais, a última fase da Pré-História.
  • Idade do Ferro

O ferro foi o último metal encontrado e utilizado pelos hominídeos durante a Pré-História e foi muito usado na fabricação de armas e de ferramentas para a agricultura. Para se fabricar o ferro, era necessário muito esforço e trabalho, como a fundição, a retirada de impurezas e a regulagem da quantidade de carbono utilizada. Por conta dessas exigências, o uso do ferro só acontecia após o artesão aprender todo o processo de preparação.

A arte da Idade dos Metais

As armas e os objetos fabricados a partir dos metais são as principais fontes históricas sobre esse período da Pré-História. A modelagem e a fundição impressas pelos hominídeos na fabricação desses artefatos se tornaram verdadeiras obras artísticas pelo contorno e características próprias.

Veja também: Diferentes modalidade de arte na Pré-História

Resumo sobre a Idade dos Metais

  • A Idade dos Metais corresponde ao último período da Pré-História, ocorrido em 6 mil a.C., e é caracterizada pelo uso do cobre, do ferro e do bronze na fabricação de artefatos usados pelos hominídeos nas guerras e na produção agrícola.

  • Esse período é dividido em três fases: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.

  • A metalurgia fez surgir a figura do artesão, trabalhador especializado na fabricação de armas e objetos a partir dos metais.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Leia os itens abaixo e assinale a alternativa correta que traz uma característica da Idade dos Metais.

A) Foi o primeiro período da Pré-História, quando os hominídeos eram nômades e suas atividades eram a caça, a pesca e a colheita.

B) A Idade dos Metais é caracterizada pelo uso do ferro, do bronze e do cobre na fabricação de armas e utensílios domésticos.

C) As águas do rio, e não o fogo, eram utilizados pelos hominídeos para descobrir e fabricar armas a partir do bronze.

D) O período da Pré-História que ficou marcado pelo uso intensivo dos metais foi o Neolítico.

Resolução

Alternativa B. A Idade dos Metais foi o último período da Pré-História e foi marcado pelo uso dos metais na fabricação de artefatos usados pelos hominídeos.

Questão 2 – Sobre o uso do fogo na fabricação dos metais durante os últimos momentos da Pré-História, é correto afirmar que:

A) o fogo era usado para fundir e modelar os metais na fabricação de objetos.

B) os metais eram martelados e os hominídeos dispensaram o uso do fogo na fabricação de utensílios.

C) ao invés do fogo, a água era usada para modelar o ferro e o cobre.

D) em nenhum momento da Pré-História, o fogo foi utilizado pelos hominídeos.

Resolução

Alternativa A. O fogo foi muito utilizado pelos hominídeos para fundir e modelar os metais durante a fabricação das armas e de utensílios domésticos.

Publicado por: Carlos César Higa
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A compreensão da arte rupestre é um grande desafio para vários pesquisadores.
A arte rupestre
As características e questões referentes a esse tipo de manifestação artística.
Os diversos estágios conhecidos do processo evolutivo que deu origem à espécie humana.
A Evolução do Homem
O processo de formação da espécie humana.
Pintura rupestre localizada na Rocha de Bhimbetka, Índia.
Arte na Pré-História
Acesse o texto e saiba mais sobre a arte na Pré-História, com enfoque nos períodos Paleolítico e Neolítico. Veja também sobre a arte na Pré-História no Brasil.
O machado de pedra do período paleolítico foi uma das primeiras ferramentas utilizadas pelos homens
As ferramentas na Pré-história
Criadas para facilitar a sobrevivência dos primeiros homens, as ferramentas de trabalho marcaram a evolução humana na Pré-história.
Criacionismo: uma explicação do mundo encontrada em diferentes civilizações.
Criacionismo
Criacionismo, Teorias Criacionistas, Mitos Criacionistas, criação, evolução, Egito Antigo, Grécia Antiga, criacionismo bíblico, ciência x religião, neocriacionismo, origem do mundo, origem do homem.
Estatueta de terracota da cultura Nok.*
Cultura Nok africana
Conheça a cultura Nok clicando aqui!
Período Neolítico
Veja as transformações do período Neolítico na vida humana primitiva. Confira as características gerais, a arte, a economia e as principais conquistas desse período!
Uma pintura rupestre do Período Paleolítico.
Período Paleolítico
Pré-História, Período Pré-Histórico, Período Paleolítico, grupos hominídeos, homem pré-histórico, Paleolítico Inferior, Paleolítico Superior, Idade da Pedra Lascada, caça, pesca, coleta.