Holocausto

O Holocausto consistiu no genocídio de cerca de seis milhões de pessoas promovido pelos nazistas. Grande parte dessas pessoas era de origem judaica.

Holocausto é o termo em hebraico reservado à significação do sacrifício animal que era oferecido a Deus no Antigo Testamento. Entretanto, esse termo, após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, recebeu uma nova acepção: associa-se diretamente ao genocídio perpetrado pelo Nazismo contra a população judaica de países europeus, como Alemanha, Polônia e Holanda.

Além de judeus, também foram para os campos de concentração, como o da cidade de Auschwitz (um dos maiores), na Polônia, comunistas, poloneses, ciganos, deficientes físicos, povos de etnias eslavas, entre outros. Nesses campos, essas pessoas eram obrigadas a executar trabalhos forçados até o exaurimento. Depois eram terminantemente “descartadas” e encaminhadas às câmaras de gás venenoso, sendo posteriormente cremadas em centenas de fornos, que tinham a função de “apagamento total” dos indivíduos.

Os campos eram separados de acordo com o sexo das pessoas. Havia campos femininos e campos masculinos. Para ambos seguiam vagões de trens abarrotados com pessoas destinadas ao extermínio. Ao chegarem aos campos, a primeira medida das SS (forças militares especiais nazistas), encarregadas de gerenciar os campos, era destituir as pessoas de toda a sua dignidade, raspando-lhes os cabelos, despindo-as, uniformizando-as e marcando-as com um número de identificação prisional – número esse que lhes retirava a individualidade contida no nome próprio de registro e batismo, reduzindo-as a simples números, ao estado meramente animal desumanizado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao todo, computa-se que seis milhões de pessoas tenham morrido nos campos de concentração nazistas. A ideologia que orientou a perseguição, confinamento e extermínio dos judeus era o antissemitismo, isto é, a aversão aos descendentes de Sem, filho de Noé (segundo a Bíblia), que, para os nazistas, eram considerados uma raça inferior e responsável pela degradação moral e econômica da Europa e, em especial, da Alemanha. Toda uma política de propaganda maciça foi elaborada pelo governo de Hitler para persuadir a população alemã da causa antissemita. Para tanto, foi erigida a chamada linguagem do Terceiro Reich.

O holocausto figura entre os acontecimentos mais catastróficos e nefastos já praticados pelo ser humano ao longo de sua existência na Terra. No século XX, a prática do genocídio não se restringiu apenas àquele cometido pelos nazistas. Antes desse, houve o genocídio dos armênios, promovido pelo Império Turco-Otomano, e o chamado holodomor, genocídio dos ucranianos promovido pelo Stalin.

Acima é possível ler a inscrição irônica no portão do campo de concentração de Auschwitz: “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta)
Acima é possível ler a inscrição irônica no portão do campo de concentração de Auschwitz: “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta)
Publicado por: Cláudio Fernandes
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(UFU 2007) [modificada] O depoimento a seguir, escrito por uma pesquisadora polonesa em 1985, relembra momentos de sua adolescência entre judeus em Varsóvia. Trecho 1: anos finais da década de 1930; trecho 2: meados da década de 1940.

Trecho 1

"Àquela época, era difícil para qualquer um ingressar na escola de medicina da Universidade de Varsóvia - para uma moça ou um rapaz judeu, era quase impossível. Embora as universidades polonesas não tivessem chegado a adotar a exclusão total, havia não obstante uma clara restrição extra-oficial ao número de judeus admitidos como alunos, em especial nos cursos que preparavam profissionais liberais, como o de medicina."

Trecho 2

"Os guardas obrigam mais e mais pessoas a entrarem, até que fica difícil respirar. Crianças gritam, homens praguejam e blasfemam, uma pessoa fica histérica. - Vamos botar essas três judias pra fora! - exclama de repente uma mulher. - Estaremos bem melhor sem elas. Uma forte reprimenda faz com que ela se cale. - Mais uma palavra - um homem mutilado diz asperamente - e quem vai ser jogada pra fora é você." BAUMAN, Janina. "Inverno na Manhã. Uma jovem no Gueto de Varsóvia". Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 17 e 198.

Considerando a narrativa apresentada e o contexto a que se refere, assinale a alternativa correta.

a) A perseguição nazista aos judeus não causou inicialmente muita estranheza, pois diferentes práticas antissemitas eram comuns no dia a dia em várias partes da Europa.

b) O catolicismo e o anglicanismo eram muito difundidos na Polônia já naquela época. Fato este que justificava o forte preconceito contra outras religiões, até mesmo antes do surgimento do nazismo.

c) O convívio entre praticantes de diferentes religiões é indesejável, sobretudo em regiões com culturas tradicionais ou em espaços muito habitados, devido ao risco de violências.

d) Hostilidades, restrições e perseguições são sempre lembradas por escritores que viveram o holocausto, mas não se repetem atualmente devido à grande tolerância religiosa.

e) Na Polônia, o antissemitismo e o holocausto foram conduzidos pelos próprios poloneses católicos.

Questão 2

(UFSCAR 2008) "Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo - genocídio, que surgiu em 1944 (...)" (Mark Mazower. "Continente sombrio". SP: Companhia das Letras, 2001.)

O termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio:

a) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.

b) dos judeus durante a vigência do nazismo.

c) dos romenos no seu processo de independência.

d) dos etíopes na invasão italiana.

e) dos zulus durante o governo racista da África do Sul.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Benito Mussolini foi o líder do Partido Nacional Fascista e assumiu o governo italiano em 1922.*
Fascismo
Clique para entender o que é fascismo de forma clara e fácil. Conheça aqui a história desse movimento, as características do fascismo, o que é neofascismo e também a história de ascensão do fascismo italiano, comandado por Benito Mussolini. Veja aqui o que deve ser levado em consideração ao classificar um governo como fascista.
Crianças vítimas do genocídio armênio
Genocídio e etnocídio
Você conhece a diferença entre genocídio e etnocídio? Embora sejam conceitos diferentes, eles estão relacionados. Saiba mais!
Adolf Hitler
Acesse e descubra detalhes da vida de Adolf Hitler, o líder do partido nazista. Entenda como foi a vida do homem responsável pela morte de milhões.
Loja judia com vitrines quebradas após a “Noite dos Cristais” na Alemanha
Noite dos Cristais
Fique sabendo o que foi a Noite dos Cristais, ocorrida durante o período de vigência do nazismo na Alemanha.
Monumento em homenagem às vítimas do Holodomor, na Ucrânia *
Holodomor
Saiba o que foi o Holodomor e o porquê de sua importância para a compreensão do contexto da URSS sob a liderança de Stalin.
Acima, os oficiais nazistas Himmler e Heydrich, operadores do extermínio de judeus *
Grupos de extermínio nazistas – Einsatzgruppen
Saiba o que eram e como atuavam os grupos de extermínio nazistas, conhecidos como Einsatzgruppen e criados por Himmler e Heydrich.
Memorial em homenagem às vítimas polonesas do Massacre de Katyn *
Massacre de Katyn
Clique e saiba mais sobre o massacre de Katyn, organizado pela polícia secreta soviética contra prisioneiros poloneses durante a Segunda Guerra.
No portal de entrada do campo de extermínio de Auschwitz está escrito: Arbeit Macht Frei (“o trabalho liberta”)
Solução Final: o plano de extermínio dos judeus
Você sabe o que foi a Solução Final? Entenda como foi arquitetado esse que foi o plano nazista de extermínio dos judeus na Europa.
Selo russo celebrando, em 1995, os 50 anos da vitória sobre os alemães na Batalha de Berlim*
Batalha de Berlim e a queda do Nazismo
Entenda os fatos relacionados à Batalha de Berlim, como a subsequente queda do Nazismo entre os últimos eventos da Segunda Guerra Mundial.
Portal encontrado no campo de concentração de Auschwitz. No portal, está escrito “o trabalho liberta”.
Campos de concentração
Clique para acessar este texto do Mundo Educação que traz informações a respeito dos campos de concentração nazistas. Veja com nosso texto uma definição simples do que eram os campos de concentração, conheça outros exemplos na história e saiba detalhes do funcionamento de um campo nazista.
Grupo de neonazistas italianos fazendo a saudação nazista.*
Neonazismo
Clique no link para acessar este texto sobre o movimento conhecido como neonazismo. Entenda qual é a ideologia defendida pelos neonazistas, conheça um pouco da trajetória histórica desse grupo e alguns de seus símbolos. Veja também o contexto da história do nazismo.
O trabalho escravo e a exploração do trabalho infantil são exemplos de violações contra os direitos humanos.
Direitos Humanos
Clique e conheça a história da defesa e do reconhecimento dos Direitos Humanos, a atuação da ONU, além de ter acesso à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O nazismo é um dos regimes totalitários mais conhecidos na história do século XX.*
Regimes totalitários
Clique no link e saiba mais sobre os três regimes totalitários que existiram na Europa do período entreguerras: fascismo, nazismo e stalinismo.
Estado laico é aquele que não adota religião oficial, promove a liberdade religiosa e protege, igualmente, aqueles que não optarem por uma crença.
Estado laico
Clique aqui e saiba o que é Estado laico, sua importância e desde quando o Brasil é um país laico. Saiba também o que são os Estados confessional, teocrático e ateu.
Antissemitismo
Clique aqui para entender o que é antissemitismo, qual a origem do termo, o que são povos de origem semita e o porquê de os judeus serem tão hostilizados.
Cruz de ferro nazista com a suástica ao centro
Nazismo
Conheça as características do nazismo e as etapas de ascensão do partido nazista ao poder na Alemanha, nos anos 1920 e 1930.
Jerusalém, considerada cidade “santa”, retornou para os judeus com a criação do Estado de Israel no ano de 1948.
Judeus na história
Venha conhecer a história dos judeus, perseguidos desde a Antiguidade até o nazismo, no século XX. No ano de 1948, a comunidade judaica conseguiu criar o Estado de Israel.
Os judeus foram alvos de uma ostensiva caracterização negativa durante o período nazista *
A linguagem do Terceiro Reich
Saiba como o alemão Victor Klempere definiu a linguagem do Terceiro Reich e a importância que tem tal definição para a compreensão do nazismo.