Whatsapp icon Whatsapp

Fases da Segunda Guerra Mundial

Maior conflito da história da humanidade, a Segunda Guerra concentrou grande parte das batalhas na Europa entre 1939 e 1945 e pode ser dividida em duas fases.
Soldados americanos desembarcando na praia de Omaha, na Normandia, durante o Dia D, em 1944
Soldados americanos desembarcando na praia de Omaha, na Normandia, durante o Dia D, em 1944

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade por mobilizar países de todos os continentes do planeta e apresentar cenários de guerra na Europa, África, Ásia e Oceania entre 1939 e 1945. Nesse conflito, aconteceram eventos marcantes como o Holocausto e o lançamento das bombas atômicas, e os historiadores estimam que entre 60 e 70 milhões de pessoas tenham morrido em todo o planeta em decorrência dessa guerra.

A Segunda Guerra Mundial foi consequência dos ressentimentos que permaneceram da Primeira Guerra Mundial. Esses ressentimentos, concentrados principalmente na Alemanha por causa da derrota nessa guerra, da humilhação de Versalhes e da forte crise econômica e política, permitiram o desenvolvimento do Partido Nazista, de orientação de extrema-direita.

O partido alemão, que possuía um discurso de nacionalismo extremo aliado a tendências antissemitas, xenofóbicas e imperialistas, transformou a Alemanha sob a liderança de Adolf Hitler, a partir de um rápido crescimento econômico. Assim, com uma doutrinação imposta à população, a Alemanha fortaleceu-se economicamente e militarmente e assumiu um expansionismo territorial que a levou a invadir e anexar Áustria e Tchecoslováquia em 1938.

O estopim da guerra, contudo, deu-se com a invasão da Polônia em 1º de setembro de 1939. Com essa invasão, o líder alemão desejava dar mais um passo na formação do “espaço vital” germânico. Além disso, essa ofensiva era uma vingança de Hitler, que pretendia recuperar antigos territórios germânicos perdidos com a derrota na Primeira Guerra Mundial (como o corredor polonês e Danzig).

Os dois grandes grupos que lutaram na Segunda Guerra foram:

  • Eixo: composto por Alemanha, Itália e Japão, esse grupo foi formado a partir do Pacto Tripartite, assinado entre esses três países protagonistas em 1940, com a guerra em andamento.

  • Aliados: composto principalmente por Reino Unido, França (oficialmente até 1940), Estados Unidos e União Soviético (a partir de 1941).

Primeira fase: a blitzkrieg alemã (1939-1941)

A primeira fase da Segunda Guerra Mundial é marcada pela intensidade do desempenho da Wehrmacht, o exército alemão. Nesse período, os alemães avançaram por diversas partes da Europa conquistando e expandindo rapidamente o império nazista. Esse avanço foi possível, em parte, graças à aplicação de uma tática de guerra inovadora para aquele período.

Chamada de blitzkrieg (guerra relâmpago em português), essa estratégia consistia em realizar ataques maciços com a infantaria, artilharia, blindados e aviação contra um ponto focal do exército adversário, o Schwerpunkt. Assim que as defesas adversárias dessem uma brecha, os alemães aproveitavam-se dela com movimentação rápida, de forma a penetrar e separar o exército inimigo.

O sucesso dessa tática permitiu que os alemães conquistassem rapidamente a Polônia, Noruega, Holanda, Bélgica, Iugoslávia etc. O maior triunfo dos alemães nessa fase do conflito ocorreu na vitória contra os franceses, surpreendendo o mundo pela sua rapidez. Os exércitos franceses, obsoletos, não foram capazes de resistir aos exércitos alemães, principalmente pela ineficiência dos comandantes franceses em entender a estratégia de ataque dos alemães.

Com o sucesso na Europa Ocidental, a Alemanha concentrou suas atenções contra o Reino Unido e promoveu ataques aéreos pesados contra Londres e outras cidades inglesas. Os ataques, no entanto, não foram suficientes para derrotar os ingleses. O passo seguinte de Hitler foi planejar a invasão da União Soviética, em uma das maiores ações do conflito e definidora dos rumos que a guerra tomaria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A invasão da União Soviética aconteceu em junho de 1941, com o objetivo inicial de ser conquistada pela Alemanha em cerca de oito semanas. Rapidamente, os alemães avançaram sobre o território soviético, porém uma junção de fatores barraram a continuidade desse avanço: as dimensões territoriais da União Soviética, a quantidade gigantesca de soldados e recursos disponíveis aos soviéticos e a mudança climática no final de 1941, com a transição da primavera para o inverno.

Ao final da 1941, a cúpula de poder dos nazistas – incluindo o próprio Hitler – já sabiam que a Alemanha não possuía recursos para viabilizar a vitória contra a União Soviética. Hitler, porém, rejeitou a resolução do conflito de maneira diplomática. O ano de 1942 trouxe uma grande batalha no fronte soviético e uma derrota que custou caro aos nazistas em Stalingrado.

Segunda fase: a virada e vitória Aliada (1942-1945)


General alemão Erwin Rommel, no deserto do Norte da África, em imagem de fevereiro de 1942

A virada no cenário da guerra começou com a Batalha de Stalingrado, que aconteceu entre 1942 e 1943. A cidade soviética, localizada nas margens do Rio Volga, presenciou o maior combate da Segunda Guerra Mundial. Em relatos sobre esse episódio, contam-se os embates pela conquista de cada casa, rua e quarteirão.

Os soviéticos, em uma mobilização gigantesca, conseguiram frear o ímpeto do ataque alemão e, após quase perder e a um custo altíssimo, saíram vitoriosos. Os historiadores estimam que os soviéticos tenham perdido quase 1,2 milhão de vidas em Stalingrado, enquanto os alemães tiveram quase 800 mil mortos, o que totalizava quase 2 milhões de mortos, somente nessa cidade.

A partir disso, a Alemanha entrou em declínio econômica e militarmente e, pouco a pouco, foi sendo derrotada pelos Aliados. Em 1943, uma ofensiva Aliada expulsou os alemães do Norte da África e organizou a invasão da Sicília e da Itália. Essa pressão forçou os alemães a remanejarem tropas, e isso enfraqueceu mais ainda suas posições na União Soviética, onde sofreram outra grande derrota em Kursk.

Em 1944, os soviéticos iniciaram uma grande ofensiva contra os alemães na Polônia e em outras posições no Leste Europeu, o que empurrou os exércitos nazistas de volta para a Alemanha. O cerco aos alemães intensificou-e com os desembarques dos Aliados na Normandia. Em 1945, os alemães foram derrotados na Hungria e nas Ardenas.

A ofensiva dos Aliados na Alemanha trouxe enorme destruição ao país, o qual sofreu com pesados bombardeios. A queda do Nazismo foi ratificada após 2,5 milhões de soviéticos terem atacado e conquistado a cidade de Berlim, em abril de 1945. Então, Hitler suicidou-se em 30 de abril de 1945 e, no dia 2 de maio, os alemães renderam-se. A Segunda Guerra Mundial na Europa havia terminado. Para conhecer o decorrer da luta na Ásia e no Pacífico clique aqui.

Publicado por Daniel Neves Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Os líderes da Inglaterra, EUA e União Soviética decidiram os rumos que o mundo iria tomar após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Acordos de “paz” no pós-guerra
Saiba que após a Segunda Guerra Mundial os países aliados realizaram vários acordos e diplomacias para dominar os territórios europeus no período pós-guerra.
Adolf Hitler
Acesse e descubra detalhes da vida de Adolf Hitler, o líder do partido nazista. Entenda como foi a vida do homem responsável pela morte de milhões.
À esquerda, general E. Rommel, comandante da Afrika Korps
Afrika Korps
Descubra o que foi a Afrika Korps e que importância ela teve, no contexto da Segunda Guerra Mundial, no continente africano.
Bandeira da Alemanha
Alemanha
Clique e veja detalhes sobre a economia, demografia, cultura e geografia da Alemanha. Entenda como está organizado o país e em que aspectos os alemães se destacam.
Três encouraçados americanos sob ataque japonês em Pearl Harbor: USS West Virginia, USS Tennessee e USS Arizona
Ataque a Pearl Harbor
Saiba como ocorreu o ataque a Pearl Harbor, ofensiva japonesa que iniciou o conflito com os Estados Unidos em 7 de dezembro de 1941.
Memorial em Prokhorovka em lembrança ao confronto de blindados durante a Batalha de Kursk *
Batalha de Kursk
Sabe o que foi a batalha de Kursk? Clique aqui e entenda como se iniciou a batalha que teve o maior confronto de blindados da história da humanidade.
Na imagem, a destruição da cidade de Stalingrado durante a batalha travada entre 1942 e 1943
Batalha de Stalingrado
Clique no link e tenha acesso a detalhes sobre a Batalha de Stalingrado, uma das maiores batalhas de toda a Segunda Guerra.
Monumento construído no Rio de Janeiro em homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra *
Brasil na Segunda Guerra Mundial
Entenda a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial com o envio de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira.
Monumento em homenagem aos defensores de Leningrado *
Cerco a Leningrado
Saiba mais sobre o cerco a Leningrado, bloqueio alemão que causou cerca de 1,5 milhão de mortes por fome, frio e doenças.
Nessa foto de 1938, Neville Chamberlain apresenta o resultado das negociações da Conferência de Munique
Conferência de Munique
Clique neste link do Mundo Educação e tenha acesso ao texto sobre a Conferência de Munique. Entenda, por meio da leitura do texto, que a crise envolvendo os Sudetos da Checoslováquia foi consequência da política expansionista da Alemanha Nazista e que o acordo obtido nessa conferência foi resultado da política de apaziguamento.
Dia D
Entenda como foi Dia D, que marcou o desembarque de tropas Aliadas na Normandia, região ao norte da França, na Segunda Guerra.
Soldado correndo em meio a ruínas durante um tiroteio entre tropas bosníacas e sérvio-bósnios em 1993 *
Guerra da Bósnia e a fragmentação da Iugoslávia
Entenda a Guerra da Bósnia, conflito que aconteceu durante a fragmentação da Iugoslávia na década de 1990.
Holocausto
Acesse o site e veja o que foi o Holocausto e como os judeus foram perseguidos e mortos pelos nazistas. Conheça a Solução Final de Hitler contra os judeus.
Hitler discursando em Danzig, cidade conquistada pelos alemães durante a Invasão da Polônia *
Invasão da Polônia e início da Segunda Guerra Mundial
Clique e entenda o evento que causou o início da Segunda Guerra Mundial: a invasão da Polônia em 1939.
O general Douglas MacArthur liderou a ocupação americana no Japão
Japão após a Segunda Guerra Mundial
Entenda como o Japão conseguiu garantir Hirohito como Imperador após a rendição na Segunda Guerra Mundial.
A máquina Enigma foi o modelo de máquina criptográfica usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra
Máquinas criptográficas da Segunda Guerra Mundial
Fique sabendo como funcionavam as máquinas criptográficas da Segunda Guerra Mundial.
Soldados alemães, em Nuremberg, durante um grande encontro do Partido Nazista realizado em 1936.*
O nazismo era de esquerda ou de direita?
Clique no link e tenha acesso a este texto que trata a respeito de uma grande polêmica existente atualmente a respeito do nazismo: esse partido era de esquerda ou de direita? Leia este texto e entenda qual é a posição vigente entre historiadores e cientistas políticos.
Soldados alemães invadindo a URSS durante a Operação Barbarossa
Operação Barbarossa
Saiba como ocorreu a Operação Barbarossa, uma das maiores campanhas militares da Segunda Guerra Mundial.
Acima, bandeira com símbolo do Pacto de Varsóvia, criado em 1955
Pacto de Varsóvia
Fique sabendo em que consistiu o Pacto de Varsóvia e que importância ele teve no contexto da Guerra Fria.
Três partisans da época da Segunda Guerra Mundial
Partisans na Segunda Guerra Mundial
Entenda a atuação dos partisans na Segunda Guerra Mundial e que impacto eles tiveram sobre os exércitos convencionais.
O chefe da propaganda oficial do nazismo, Joseph Goebbels (à esquerda), junto da cineasta Leni Riefenstahl *
Propaganda nazista
Saiba como operava a máquina de propaganda nazista e quais eram os instrumentos dos quais ela se valia.
Um dos principais fatores que auxiliaram a resistência soviética à investida alemã foi o rigoroso inverno*
Resistência Soviética
Saiba como aconteceu a Resistência Soviética à invasão nazista que se deflagrou no ano de 1941.
A resistência europeia ao nazismo salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Resistência europeia ao nazismo
Saiba mais sobre a resistência europeia ao nazi-fascismo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945): movimento em que os resistentes marcaram a luta pela vida e pela paz.
Avião americano preparando-se para o ataque ao navio japonês Mikuma durante a Batalha de Midway, em 6 de junho de 1942
Segunda Guerra Mundial na Ásia e no Pacífico
Entenda como teve início o conflito entre os Estados Unidos e o Japão na chamada Guerra do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.
Tropas japonesas são recebidas por japoneses que moravam em Pequim durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa.
Segunda Guerra sino-japonesa
Entenda como foi o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa e saiba como o Japão atuou durante os oito anos desse conflito.
Selo croata de 1943 com o retrato do líder Ustasha Ante Pavelic *
Ustase e o Estado fantoche da Croácia (1941-1945)
Clique aqui e aprenda a respeito da criação do Estado Independente da Croácia e saiba em que ideais baseava-se o partido de extrema-direita Ustase.
video icon
História
Quem foi Lampião?
Assista à nossa videoaula para conhecer um pouco da história de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Confira também no nosso canal outras informações sobre o Cangaço e Maria Bonita.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.