Whatsapp icon Whatsapp

Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa é um território insular, localizado na porção meridional do Oceano Pacífico, que pertence ao Chile. Essa ilha possui grande importância histórica e turística.
Moais na Ilha de Páscoa
Os moais são os símbolos da Ilha de Páscoa.

 A Ilha de Páscoa é uma formação insular, pertencente ao Chile, localizada no Oceano Pacífico. Geograficamente, é uma ilha muito isolada, de relevo montanhoso, vegetação esparsa e clima subtropical. O povoamento da ilha foi iniciado por populações polinésias e, posteriormente, por navegadores europeus.

Atualmente, há cerca de 8 mil habitantes na ilha, entre nativos rapanui e chilenos. A cultura da Ilha de Páscoa é marcada pela ocorrência de grandes festivais folclóricos e místicos. A ilha é objeto de curiosidade por causa da presença de estátuas gigantes, os moais, confeccionados pelas populações antigas locais. Os principais pontos turísticos da Ilha de Páscoa contam com a presença dos moais.

Leia também: Quais são os países do globo?

Resumo sobre a Ilha de Páscoa

  • A Ilha de Páscoa é um território insular do Chile que está localizado na porção sul do Oceano Pacífico.

  • A ilha foi inicialmente habitada por populações polinésias e, depois, explorada por navegadores europeus.

  • Em termos geográficos, a Ilha de Páscoa conta com relevo montanhoso, vegetação esparsa e clima subtropical.

  • A população da Ilha de Páscoa, de cerca de 8 mil habitantes, é composta por nativos rapanui e chilenos.

  • Os rapanui, população nativa da Ilha de Páscoa, possui idioma e religião próprios, além de hábitos culturais bastante específicos.

  • Os moais, estátuas gigantes confeccionadas com rochas, são o principal símbolo da Ilha de Páscoa.

  • Os principais pontos turísticos da Ilha de Páscoa são Ahu Tahai, Ahu Tongariki e Ahu Nau Nau, além da Praia de Anekena e da Cratera de Rano Kau.

Qual a localização da Ilha de Páscoa?

A Ilha de Páscoa está localizada na porção sul do Oceano Pacífico, em um ponto geográfico considerado isolado, entre a costa oeste da América do Sul e os conjuntos insulares da Oceania. Ela é parte integrante do território do Chile.

Mapa da Ilha de Páscoa.
Mapa da Ilha de Páscoa.

História da Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa é um território insular que possivelmente foi originado de erupções vulcânicas e está localizada em um ponto isolado do oceano Pacífico. As principais hipóteses históricas apontam que a ocupação humana desse território foi iniciada por meio de tribos polinésias, provenientes da Oceania, que sobreviveram às condições inóspitas da região por meio de atividades de subsistência, como caça e pesca.

Ao longo do período das Grandes Navegações, empreendidas especialmente por europeus, como holandeses, franceses e espanhóis, a ilha foi ocupada. O navegador holandês Jacob Roggeveen foi o primeiro europeu a ocupar a ilha em 1722, mais precisamente em um Domingo de Páscoa, razão pelo qual a ilha é nomeada atualmente. Por sua vez, a referida ilha foi incorporada ao território do Chile em 1888.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia da Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa está geograficamente localizada na porção sul do Oceano Pacífico. Esse território, composto por formações insulares oriundas de erupções vulcânicas, é formado por um relevo bastante modificado pela ação do vulcanismo, com diversas crateras e morros, além da predominância de rochas e minerais ígneos.

Em termos climáticos, a Ilha de Páscoa está em uma zona de clima subtropical, com verões secos e invernos chuvosos. A temperatura local é amena ao longo de todo o ano e as chuvas ocorrem de modo concentrado.

Já a vegetação é composta por espécies de plantas baixas e ralas, com características próximas às das estepes. O isolamento geográfico da referida ilha resultou em condições e características de fauna e flora bastante específicas.

Demografia da Ilha de Páscoa

A população da Ilha de Páscoa é formada por quase 8 mil habitantes. A maior parte é composta pelos povos tradicionais rapanui e pelos chilenos. Atualmente, grande parte dos locais atua em atividades como a pesca, a agricultura e o turismo. O deslocamento de locais para o Chile é recorrente, especialmente motivado por questões de educação e saúde.

Cultura da Ilha de Páscoa

A cultura da Ilha de Páscoa tem forte influência dos povos da Oceania, com destaque para os polinésios, considerados pioneiros na ocupação local. Por sua vez, também há traços da cultura europeia e, mais recentemente, chilena. A população tradicional local, rapanui, possui idioma e religião próprios.

Por sua vez, é comum entre essas populações a realização de festivais tradicionais, com músicas e danças folclóricas, que valorizam os aspectos naturais locais. Nos festivais, é comum o uso de roupas tradicionais, confeccionadas com elementos da natureza, e ainda desenhos corporais feitos com matérias-primas locais. O principal festival cultural da Ilha de Páscoa é o Tapati Rapa Nui.

Habitantes da Ilha de Páscoa fazendo dança tradicional.
Os festivais de dança são comuns entre a população nativa da Ilha de Páscoa.[1]

Os mistérios da Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa é conhecida mundialmente pelos seus mistérios em termos históricos e culturais, especialmente pelos moais, estátuas gigantes confeccionadas com rochas basálticas e vulcânicas diversas, em períodos bastante antigos.

A construção, transporte e manutenção dos moais é um grande mistério, especialmente pelas condições inóspitas da Ilha de Páscoa, além do seu grande isolamento geográfico. Os estudos históricos apontam que essas estátuas gigantes foram construídas pelas populações pioneiras na ocupação local como forma de cultuar divindades e servir como proteção espiritual.

Leia também: Fortalezas incas e o mistério de suas construções

Turismo na Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa é um dos principais destinos turísticos do Chile. O Parque Nacional Rapa Nui, por exemplo, é um dos patrimônios mundiais da Unesco. O turismo local, mesmo com o considerável isolamento geográfico, vem crescendo de forma consistente nos últimos anos.

São atrativos turísticos locais as estátuas gigantes, chamadas moais, as praias de areia branca e os recifes de corais, além das riquezas culturais e gastronômicas, como os festivais e danças folclóricas e os bares e restaurantes de culinária local. Os principais pontos turísticos da Ilha de Páscoa estão relacionados à presença dos moais. São eles: Ahu Tahai, Ahu Tongariki e Ahu Nau Nau, além da Praia de Anekena e a Cratera de Rano Kau.

Créditos da imagem

[1] Christian Wilkinson / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
Chile
Conheça os principais aspectos da história, da geografia e da economia do Chile. Saiba mais sobre os recursos minerais produzidos em território chileno.
Cordilheira dos Andes
Saiba quais são as principais características físicas da Cordilheira dos Andes. Veja detalhes sobre o relevo, o clima e a vegetação dessa grande formação montanhosa.
Oceania
Seção destinada aos diversos temas e aspectos referentes à Oceania, o menor continente do planeta.
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.