Whatsapp icon Whatsapp

Thor

Thor foi um importante deus da religiosidade nórdica, sendo o mais popular do seu panteão. Era conhecido como deus do trovão, do céu, da tempestade e da agricultura.
Thor foi uma das divindades mais importantes presentes na religiosidade dos nórdicos durante a Era Viking.
Thor foi uma das divindades mais importantes presentes na religiosidade dos nórdicos durante a Era Viking.

Thor foi um deus presente na mitologia nórdica conhecido por ser filho de Odin e deus do trovão, do céu, da tempestade e da agricultura. Esse deus era o mais popular na religiosidade nórdica, sendo muito venerado pelos camponeses. Tinha como símbolo o seu martelo mjölnir, usado por ele em batalhas. Teria tido papel de protagonismo durante o Ragnarök.

Acesse também: Como os vikings enxergavam a guerra?

Resumo sobre Thor

  • Thor era o deus do trovão, do céu, da tempestade e da agricultura.

  • Era o deus mais popular da religiosidade nórdica.

  • Usava três acessórios importantes: um martelo, um cinto e luvas de ferro.

  • Era filho de Odin e conhecido como guardião de Midgard.

  • Teria lutado contra Jörmungandr no Ragnarök, matado a serpente, mas morrido vítima do veneno dela.

Thor na mitologia nórdica

Thor foi um importante deus presente na religiosidade dos nórdicos, povos que habitaram o norte da Europa e que, entre 793 e 1066, ficaram conhecidos como vikings. Thor era o deus mais popular entre os nórdicos e considerado o deus do trovão, do céu, da tempestade e da agricultura.

Os nórdicos consideravam-no o responsável pela proteção de Midgard, onde os seres humanos moravam, e de Asgard, onde os deuses moravam. Ainda, era conhecido por lutar frequentemente contra gigantes. Era filho de Odin, o principal deus do panteão nórdico, e de Jörd, considerada a personificação da Terra na cultura nórdica.

Thor foi derivado de Donar, adorado pelos germânicos e também era considerado um deus do trovão. Os historiadores também encontraram divindades parecidas com Thor em outras culturas antigas, como na religiosidade dos celtas e dos hindus.

Os mitos nórdicos contavam que Thor era portador de três acessórios muitos importantes, sendo eles o martelo Mjölnir, que ele usava em suas batalhas; o cinto Megingjörd, que tinha o poder de dobrar a força desse deus; as luvas de ferro Járnglófar, que lhe permitiam segurar o seu martelo. A força de Thor era uma de suas marcas, e muitos nórdicos que acreditavam que o som do trovão era emitido por esse deus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro símbolo muito importante de Thor eram os dois bodes que ele possuía e que puxavam a carroça que o levava por suas andanças. A associação de Thor aos bodes fez com que frequentemente os nórdicos sacrificassem esses animais como forma de prestar oferenda a esse deus. Seus bodes ficaram conhecidos pela habilidade de serem mortos em um dia e renascerem no outro.

Thor era casado com Sif e com ela teve Thrud. Ele ainda foi casado com a gigante Járnsaxa, com quem teve Magni, sendo ainda pai de Módi, mas a mãe desse deus é desconhecida. Thor teve muita influência na cultura do norte da Europa e influenciou até mesmo os dias da semana na língua inglesa.

Isso é percebido na designação de quinta-feira em inglês. Nesse idioma, esse dia da semana é chamado de thursday, que é uma derivação de Thor’s Day, traduzido como Dia de Thor. Isso também aconteceu em alemão, pois quinta-feira nesse idioma é donnerstag, uma referência a Donar, deus no qual Thor foi baseado.

  • Videoaula sobre os vikings

Thor na religiosidade nórdica

Thor foi uma das divindades mais importantes na religiosidade nórdica e um dos deuses mais populares durante a Era Viking (793-1066). Era o deus da agricultura, portanto, sua adoração era muito importante para os camponeses que estavam à procura de boas colheitas em suas plantações.

Além disso, ele recebia as preces daqueles que gostariam de proteção durante uma viagem, por exemplo. Pedir proteção a Thor em uma viagem de navio era bastante comum porque ele era o deus que controlava as marés. Esse deus também era acionado para o fechamento de acordos e para a realização de casamentos.

Mjölnir, o martelo de Thor, em superfície com outros objetos
Um dos grandes símbolos de Thor era o seu martelo, chamado Mjölnir.

Uma prática muito comum da religiosidade nórdica durante a Era Viking foi o uso de pingentes com a forma do Mjölnir, e essa prática se tornou usual a partir do século X. Os historiadores entenderam esse gesto como uma demonstração de resistência dos nórdicos, que adoravam os seus deuses tradicionais, uma vez que, nesse período, o norte da Europa passou por um acelerado processo de cristianização.

Acesse também: Invasões germânicas durante a decadência romana

Morte de Thor

Sem dúvidas, o mito nórdico mais relevante acerca de Thor é o que conta a sua morte. Isso teria acontecido no Ragnarök, um evento catastrófico que destruiria o Universo, dando origem a uma nova era, em que a Terra ressurgiria e seria repovoada pelos humanos sobreviventes. Nesse evento também teria ocorrido a morte de inúmeros deuses, entre eles Thor e seu pai, Odin.

Durante esse evento, uma grande batalha teria acontecido em uma planície chamada Vígrid e reunido os principais personagens da mitologia nórdica. As forças do caos seriam lideradas por Loki e pelo gigante de fogo, Surtur, enquanto que, do outro lado, estariam Odin, Heimdall, Thor, os Einherjar, entre outros.

Durante essa batalha, Thor teria lutado contra Jörmungandr, a serpente que circunda o mundo. Essa serpente gigante morava no oceano e era tão grande que conseguia alcançar a própria cauda. Durante o Ragnarök, ela sairia do mar para lutar contra Thor. O resultado dessa batalha é que o deus do trovão mataria a serpente com a força de seu martelo, porém cairia morto por conta do veneno dela.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Representação da luta travada entre o lobo gigante Fenrir e Odin durante o Ragnarök
Ragnarök e o fim do universo para os vikings
Conheça mais sobre o Ragnarök, conhecido por ser a teoria sobre o fim do mundo para os povos vikings.
Mjöllnir, o martelo de Thor, foi utilizado pelos vikings como pingente a partir do século X
Religião dos Vikings
Conheça como se estruturava a religião dos povos que habitaram a Escandinávia durante a Era Viking.
Acima, um modelo de embarcação usada pelos vikings
Vikings
Saiba mais sobre os povos Vikings e a relação que eles tiveram com o mundo da cristandade ocidental durante a Idade Média.
Vikings e o contato com os cristãos
Apesar da fama de bárbaros e violentos, os vikings contribuíram na formação de algumas sociedades cristãs durante a Idade Média.
video icon
Inglês
Pré-Enem | Dicas de leitura e interpretação para Espanhol e Inglês
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Técnicas de leitura para a prova de Espanhol do Enem | Gêneros textuais, leitura e interpretação de texto em Inglês" com nossos professores Eduardo Lobos e Richard!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!