Características do modernismo
As características do modernismo no Brasil são nacionalismo, regionalismo e crítica sociopolítica. A primeira fase é antiacadêmica e nacionalista. A segunda fase apresenta crise existencial, crítica sociopolítica e regionalismo. Já a terceira fase é composta por poesia social, poesia concreta e prosa marcada pelo universalismo. Assim, a inovadora arte modernista faz oposição à tradição artística.
Leia também: O que foi o modernismo?
Resumo sobre modernismo no Brasil
- A primeira fase do Modernismo (1922-1930) é marcada por inovação, antiacademicismo e nacionalismo.
- A segunda fase do Modernismo (1930-1945) é caracterizada por conflito existencial, regionalismo e realismo social.
- A terceira fase do Modernismo (1945-1978) apresenta crítica social, experimentalismo e temática universal.
- A arte modernista possui caráter inovador e antiacadêmico, além de apresentar traços cubistas, futuristas, surrealistas e expressionistas.
Quais são as principais características do modernismo?
PRIMEIRA FASE (1922-1930) |
|
CARACTERÍSTICAS |
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS |
Caráter inovador e antiacadêmico, elementos nacionalistas, visão irônica e antirromântica, versos livres, regionalismo, valorização da linguagem coloquial e da cultura popular, releitura do passado histórico. |
Mário de Andrade (Macunaíma), Oswald de Andrade (Memórias sentimentais de João Miramar) e Manuel Bandeira (Libertinagem). |
SEGUNDA FASE (1930-1945) |
|
CARACTERÍSTICAS |
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS |
Harmonia entre tradição e inovação, conflito existencial e espiritual, regionalismo ou “cor local”, realismo social, visão determinista, linguagem simples, narrativa com enredo dinâmico, poesia com versos livres, regulares e brancos. |
Carlos Drummond de Andrade (A rosa do povo), Cecília Meireles (Romanceiro da Inconfidência), Erico Verissimo (O tempo e o vento), Graciliano Ramos (Vidas secas), Jorge Amado (Capitães da areia), José Lins do Rego (Menino de engenho). |
TERCEIRA FASE (1945-1978) |
|
CARACTERÍSTICAS |
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS |
Cuidado formal na poesia versificada, temática social, poesia verbivocovisual, caráter fragmentário, prosa com fluxo de consciência, metalinguagem, temática universal. |
Ferreira Gullar (Poema sujo), João Cabral de Melo Neto (Morte e vida severina), Haroldo de Campos (Galáxias), Clarice Lispector (A hora da estrela), João Guimarães Rosa (Grande sertão: veredas). |
Características da arte modernista
CARACTERÍSTICAS |
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS |
Perspectiva antiacadêmica, caráter inovador e experimental, valorização dos símbolos nacionais e regionais, traços cubistas, futuristas, surrealistas e expressionistas. |
Tarsila do Amaral (Abaporu), Heitor Villa-Lobos (Bachianas brasileiras), Anita Malfatti (O homem amarelo), Victor Brecheret (Cabeça de Cristo), Candido Portinari (Os retirantes). |
Leia também: Tudo sobre o modernismo no Brasil
Contexto histórico do modernismo
Na Europa de início do século XX, havia forte tensão política entre as grandes potências, as quais intensificaram o discurso nacionalista e belicista. Como consequência, teve início a Primeira Guerra Mundial em 1914. O conflito bélico chegou ao fim em 1918, deixando um rastro de morte, revanchismo e um terreno propício para ideologias nacionalistas e extremistas, como o fascismo e o nazismo.
Tais ideologias gestaram outro conflito de grande proporção, a Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939 e finalizada em 1945. Com a derrota da Alemanha, vieram a público os relatos dos horrores ocorridos nos campos de concentração nazistas. Após essa guerra, houve uma divisão política mundial, que marcou a oposição entre os países capitalistas e os países socialistas.
A Guerra Fria, que durou até 1991, foi a disputa de poder entre os Estados Unidos (capitalista) e a União Soviética (socialista). Além das questões sociais e políticas, houve também, nas primeiras décadas do século XX, grande evolução tecnológica e científica. Assim, tais mudanças inspiraram os artistas da época a fazer uma arte não tradicional e, portanto, inovadora.
Na Europa, surgiram os inovadores movimentos de vanguarda, tais como futurismo, cubismo, surrealismo, expressionismo e dadaísmo. Além disso, os artistas não se furtaram de falar sobre questões sociais, políticas e existenciais tão condizentes com a época conturbada em que viviam.
Inspirado na arte vanguardista, surgiu o modernismo, que, no Brasil, foi inaugurado por um evento artístico e histórico conhecido como Semana de Arte Moderna de 1922. Era o final da República Velha, período histórico brasileiro iniciado em 1889, com a Proclamação da República, e que perdurou até 1930, marcado pelo conservadorismo representado por dois estados brasileiros, Minas Gerais e São Paulo.
Nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, o Teatro Municipal de São Paulo foi palco para os artistas modernistas brasileiros, que chocaram o público conservador com sua arte antiacadêmica. Estavam presentes na Semana de 22 artistas como Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, entre outros.
Após a fase heroica do modernismo brasileiro, as obras literárias assumiram um caráter mais político, social e existencialista. Era uma reação à ascensão do nazifascismo europeu, que teve repercussões aqui no Brasil, com o governo ditatorial do presidente Getúlio Vargas.
Após a Segunda Guerra Mundial, o país embarcou em um clima desenvolvimentista com o governo de Juscelino Kubitschek entre 1956 e 1961, em consonância com uma arte menos política, mais experimental e mais universal. No entanto, como resultado da Guerra Fria, ocorreram golpes militares de direita na América do Sul, como o Golpe de 1964 no Brasil.
![Resumo sobre as principais características do modernismo no Brasil. [imagem_principal]](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2025/06/caracteristicas-modernismo-brasil.jpg)
Exercícios sobre características do modernismo
Questão 1 (UEFS)
Cidade
Foguetes pipocam o céu quando em quando
Há uma moça magra que entrou no cinema
Vestida pela última fita
Conversas no jardim onde crescem bancos
Sapos
Olha
A iluminação é de hulha branca
Mamães estão chamando
A orquestra rabecoa na mata
ANDRADE, Oswald de. Cidade. Caderno de poesia do aluno Oswald (poesia reunida). São Paulo: Círculo do Livro, s. d. p. 103.
A primeira geração modernista defendeu a atualização da linguagem literária, reflexo da sociedade em transformação. Em relação ao texto, a alternativa que está em desacordo com essa proposta é a
A) Rejeição à linguagem discursiva artesanal.
B) Emprego irônico de imagem estética estereotipada.
C) Uso de frases justapostas e de construções elípticas.
D) Utilização de uma linguagem artística que concilia o passado e o presente.
E) Criação de uma poética substantiva reduzida ao essencial do processo de signos.
Resolução:
Alternativa D.
O modernismo da primeira geração rompe, radicalmente, com a tradição literária. Portanto, não concilia passado e presente, pois rejeita o “passadismo”.
Questão 2
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) A terceira fase modernista apresenta culto à arte tradicional.
( ) A segunda fase modernista apresenta temática regionalista.
( ) A primeira fase modernista apresenta temática nacionalista.
A sequência correta é:
A) V, V, V.
B) F, F, F.
C) V, F, F.
D) F, V, V.
E) V, F, V.
Resolução:
Alternativa D.
Nenhuma das três fases da literatura modernista apresenta culto à arte tradicional. Afinal, é marcante no modernismo o caráter experimental e inovador.
Fontes
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2021.
AJZENBERG, Elza. A Semana de Arte Moderna de 1922. Revista Cultura e Extensão, São Paulo, v. 7, p. 25-29, 2012.
CAMPOS, Tiago Soares. Corrida armamentista. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/corrida-armamentista.htm.
NASCIMENTO, Evando. A Semana de Arte Moderna de 1922 e o Modernismo brasileiro: atualização cultural e “primitivismo” artístico. Gragoatá, Niterói, n. 39, p. 376-391, jul./ dez. 2015.
SILVA, Daniel Neves. Fascismo. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/fascismo.htm.
SILVA, Daniel Neves. Nazismo. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/nazismo-1.htm.