Comprimento da circunferência

Quando somamos todos os lados de uma figura plana, obtemos o seu perímetro. No caso específico do círculo, o cálculo do seu perímetro é dado pelo comprimento da circunferência (contorno do círculo), pois um círculo é contornado por uma circunferência que é formada pela união das extremidades de uma linha aberta .

O cálculo do comprimento da circunferência (perímetro) foi obtido da seguinte forma: como todas as circunferências são semelhantes entre si, ou seja, todas pertencem ao mesmo centro, concluiu-se que a razão entre os comprimentos de qualquer circunferência pelo seu respectivo diâmetro será sempre uma mesma constante.

E essa constate foi provada pelo matemático grego Arquimedes de Siracura que seria aproximadamente 3,14, e como esse valor não era exato foi estipulado que poderia ser representado pela letra do alfabeto grego π, facilitando os cálculos. Assim, convencionou que π ≈ 3,14.

Com essas informações, podemos concluir uma maneira prática de encontrar o valor do perímetro de um círculo ou comprimento de uma circunferência.

Iremos estipular: c como sendo o comprimento, r sendo o raio da circunferência.

 c = constante
2r

 c = π
 2r

c = 2 π r

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Danielle de Miranda

Artigos Relacionados

Circunferências de papel
Determinando o centro de uma circunferência
Clique e fique por dentro de uma técnica rápida e fácil para determinar o centro de uma circunferência.
Unidade de medida usada para arcos de circunferências: radiano
Radiano
Clique e descubra o que é radiano, nome dado à medida do arco de uma circunferência de raio r quando esse arco também mede r. Medidas em radianos relacionam-se a ângulos centrais de uma circunferência, que, por sua vez, podem ser relacionados a um número real por meio de razões trigonométricas. Clique e confira!
Demonstração do primeiro método usado para encontrar uma aproximação de pi
Valor de pi
Clique para aprender como o valor de pi pode ser obtido por meio da circunferência ou pelo método usado por Arquimedes. Essa constante representada pela letra grega π (pi) é considerada uma das mais importantes da Matemática.
video icon
Português
Os porquês: exemplos de como usá-los corretamente
A fim de verdadeiramente compreender o emprego dos porquês conforme a norma-padrão da língua portuguesa, abordaremos, nesta videoaula, alguns exemplos práticos e eficientes. Não deixe de assistir!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?