Whatsapp icon Whatsapp

Matriz Triangular

Uma matriz triangular é um tipo de matriz quadrada em que todos os elementos acima ou abaixo da diagonal principal são nulos.
Matriz triangular é um caso especial de matriz quadrada e pode ser classificada em triangular superior ou triangular inferior
Matriz triangular é um caso especial de matriz quadrada e pode ser classificada em triangular superior ou triangular inferior

Uma matriz quadrada é aquela que apresenta quantidades iguais de linhas e colunas. Representamos uma matriz quadrada que possui n lados e n colunas como Anxn. Cada elemento de uma matriz é identificado de acordo com a linha e a coluna em que se encontra. Por exemplo, o elemento A12 está localizado na 1ª linha e na 2ª coluna da matriz. Podemos representar um elemento genérico da matriz como Aij, em que i representa a linha e j identifica a coluna em que o elemento se encontra. Vejamos a representação de uma matriz quadrada A4x4:

Matriz quadrada de ordem 4 ou matriz quadrada 4 x 4
Matriz quadrada de ordem 4 ou matriz quadrada 4 x 4

Nessa matriz quadrada, os elementos destacados na cor azul compõem a diagonal principal e são todos da forma Aij, em que i = j. Vale lembrar que a existência da diagonal principal é exclusiva às matrizes quadradas.

Se os elementos que se encontram acima da diagonal principal forem iguais a zero, isto é, se for nulo todo elemento do tipo Aij, em que i < j, haverá uma matriz triangular inferior. A seguir temos um exemplo de matriz triangular inferior de ordem 4:

Na matriz triangular inferior, todos os elementos acima da diagonal principal são iguais a zero
Na matriz triangular inferior, todos os elementos acima da diagonal principal são iguais a zero

Mas se os elementos situados abaixo da diagonal principal forem nulos, ou seja, se for zero todo elemento Aij, em que i > j, teremos uma matriz triangular superior. Veja a seguir o exemplo de uma matriz triangular superior do tipo 4 x 4:

Na matriz triangular superior, todos os elementos abaixo da diagonal principal são iguais a zero
Na matriz triangular superior, todos os elementos abaixo da diagonal principal são iguais a zero

Se a matriz for simultaneamente triangular superior e triangular inferior, teremos descrita uma matriz diagonal. Portanto, uma matriz diagonal é aquela em que todo elemento Aij, em que i j, é igual a zero. Essa matriz é dita triangular superior e inferior, assim como temos no exemplo a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na matriz diagonal, todos os elementos fora da diagonal principal são iguais a zero
Na matriz diagonal, todos os elementos fora da diagonal principal são iguais a zero

O determinante de uma matriz triangular, seja ela superior ou inferior, será sempre o produto dos elementos da diagonal principal. Vejamos dois exemplos em que utilizaremos a Regra de Sarrus para calcular o determinante. Na Regra de Sarrus, repetimos, no fim da matriz, as duas primeiras colunas. Nas imagens a seguir, as linhas rosa representam os elementos que serão multiplicados, e o resultado manterá o sinal, já as linhas violeta indicam os números que serão multiplicados, mas o resultado receberá o sinal oposto.

1) 

Cálculo do determinante de uma matriz triangular inferior
Cálculo do determinante de uma matriz triangular inferior

D = 1.5.4 + 0.0.9 + 0.2.7 – 9.5.0 – 7.0.1 – 4.2.0 = 1.5.4 = 20

Portanto, o determinante dessa matriz é dado apenas pela multiplicação de 1.5.4. Poderíamos encontrar esse determinante sem aplicar a Regra de Sarrus, apenas multiplicando os elementos da diagonal principal.

2) 

Cálculo do determinante de uma matriz triangular superior
Cálculo do determinante de uma matriz triangular superior

D = 2.3.1 + 8.7.0 + 1.0.00.3.1 – 0.7.2 – 1.0.8 = 2.3.1 = 6

Como no exemplo anterior, o determinante de uma matriz triangular é dado apenas pelo produto dos elementos da diagonal principal, nesse caso, pela multiplicação de 2.3.1.

Publicado por Amanda Gonçalves Ribeiro
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Classificação de um sistema linear
Conceitos utilizados para classificar um sistema linear.
Determinante de uma matriz quadrada de ordem n
Calculando o determinante de uma matriz utilizando Sarrus.
Existem casos especiais de matrizes que são classificados de acordo com a característica da matriz.
Matriz
Você sabe o que é matriz? Clique aqui, aprenda a realizar soma, subtração e multiplicação de matrizes e veja também os casos particulares existentes.
Matriz Oposta e Matriz Transposta
Identificando matriz oposta e matriz transposta.
Matriz inversa
Entenda o que é uma matriz inversa e como encontrá-la. Aprenda a verificar também se uma matriz admite inversa ou não e conheça a matriz identidade de ordem 2 e 3.
Representação de uma matriz quadrada.
Matriz quadrada
Clique aqui, entenda o que é matriz quadrada, identifique suas diagonais principal e secundária e aprenda como calcular seu determinante.
Matriz A
Matriz simétrica
Entenda o que é uma matriz simétrica bem como a matriz antissimétrica. Confira ainda exemplos e exercícios resolvidos.
O menor complementar é um número associado à matriz.
Menor complementar
Entenda o que é o menor complementar ou menor principal de um elemento da matriz. Aprenda a calcular o menor complementar e o cofator de um elemento da matriz.
A regra de Sarrus é um método para calcular determinantes.
Regra de Sarrus
Conheça a regra de Sarrus. Aprenda a calcular o determinante de uma matriz de ordem 2 e de ordem 3 por essa regra. Entenda como ela funciona.
Exemplos de dois sistemas do tipo linear homogêneo.
Sistema linear homogêneo
Conheça o sistema linear homogêneo e aprenda a encontrar seu conjunto de soluções. Descubra também como ele pode ser classificado.
Sistemas e Equações Lineares
Definições e exemplos de equações lineares e sistemas lineares.
Teorema de Jacobi
Estudo do determinante de matrizes através do teorema de Jacobi. Compreendendo o teorema de Jacobi para o cálculo do determinante.
video icon
Filosofia
Ludwig von mises
Membro da escola austríaca de economia, Mises foi um dos pilares do liberalismo no século XX. Não foi um filósofo de formação, nem se dedicou muito à filosofia, mas deixou bases para uma filosofia econômica e é alvo de críticas negativas e positivas nas discussões teóricas atuais.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas