Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Páscoa
  3. Colomba Pascal

Colomba Pascal

A colomba pascal é um alimento muito presente na Páscoa. Conta a lenda que o rei Lombardo Alboino raivoso com os problemas da guerra, se acalmou e desistiu de sua vingança após ter ganhado de um padeiro de Pavia um doce em formato de pomba, apregoando a paz.

O pão doce é compartilhado no café da manhã de Páscoa em alguns países europeus, um costume comum na Itália. A colomba pascal conquistou o gosto dos brasileiros, é o tradicional doce que encerra a refeição de páscoa.

De sabor suave e preparo delicado, a colomba diferencia-se do Panetone por conter mais manteiga e ovos e pelo uso mais acentuado de cascas de laranja cristalizadas, que substituem as uvas passas do pão natalino. Pode receber cobertura de glacê, amêndoas, chocolate.

A colomba é apresentada em diferentes tipos de embalagens e diversas opções de sabores, com frutas cristalizadas ou chocolate. É uma boa sugestão para presentear amigos e familiares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A colomba pascal conquistou o gosto dos brasileiros.
A colomba pascal conquistou o gosto dos brasileiros.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Os ovos de Páscoa são um dos principais símbolos da Páscoa moderna.
Ovo de Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a história do ovo de Páscoa. Conheça sua origem, seu significado e qual sua relação com a Páscoa cristã.
O coelho da Páscoa é aquele que, na tradição, traz os ovos de chocolate, é um dos grandes símbolos da Páscoa moderna.
Coelho da Páscoa
Clique aqui para saber mais sobre a história do coelho da Páscoa, um dos símbolos da Páscoa moderna. Conheça as diferentes teorias que explicam sua origem.
O consumo excessivo de ovos de Páscoa pode causar danos à saúde.
Comer muitos ovos de Páscoa faz mal?
Clique aqui e entenda por que comer muitos ovos de Páscoa faz mal mesmo o chocolate apresentando substâncias benéficas para o corpo humano.
A Páscoa cristã relembra a crucificação e celebra a ressurreição de Cristo
Páscoa Cristã
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre o significado da Páscoa para os cristãos. Entenda como essa comemoração está relacionada com a crucificação e ressurreição de Cristo e veja como ela é comemorada aqui no Brasil durante a Semana Santa.
O critério utilizado para determinar a data da Páscoa para os cristãos foi definido durante o Concílio de Niceia, que aconteceu em 325.*
Data da Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a datação do dia em que se comemora a Páscoa. Entenda os critérios utilizados por cada religião.
A Páscoa para os cristãos relembra a morte e crucificação de Cristo e celebra a sua ressurreição após três dias
História da Páscoa
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre os diferentes significados da Páscoa, seja em sua tradição judaica e relacionada à história dos hebreus, seja em sua tradição cristã, relacionada diretamente com a vida de Cristo, além de conhecer algumas influências de outros povos na Páscoa.