Whatsapp icon Whatsapp

Colomba pascal

A colomba pascal é um pão doce bastante tradicional durante o período da Páscoa. Foi criado na Itália, na década de 1930, tendo receita similar à do panetone.
Colomba pascal com enfeite de pomba em cima e ovos e ramos ao lado.
A colomba pascal é um alimento tradicional no período da Páscoa.

A colomba pascal é um pão doce muito tradicional durante o período da Páscoa. Ela tem a massa muito semelhante à do panetone, embora as duas comidas sejam diferentes, e é feita, geralmente, na forma de uma pomba. Muitos dizem, por isso, que a colomba é uma comida que simboliza a paz.

A colomba pascal foi inventada na Itália, durante a década de 1930, por um confeiteiro de Milão, cujo intuito era aproveitar a Páscoa e realizar venda de um produto similar ao panetone. Muitas lendas, no entanto, apontam que a invenção da colomba aconteceu durante a Idade Média.

Leia mais: Qual a história do coelho da Páscoa?

Resumo sobre colomba pascal

  • A colomba pascal é um pão doce tradicional da Páscoa.

  • É feita, em geral, em forma de pomba, por isso, muitos consideram o alimento como um símbolo da paz.

  • Tem a receita muito parecida com a do panetone, mas com algumas diferenças na quantidade dos itens usados.

  • Foi inventada na Itália, na década de 1930, por um confeiteiro de Milão.

  • Algumas lendas falam que a colomba surgiu na Península Itálica, durante a Idade Média.

Significado da colomba pascal

A colomba pascal é um pão doce que tem uma grande semelhança com o panetone. Esse alimento é bastante popular no período da Páscoa, sendo produzido, geralmente, em forma de pomba. A colomba pascal é marcada por ter glacê de açúcar em sua superfície e raspas de laranja em sua receita.

A receita da colomba pascal contém farinha, ovo, açúcar, fermento e água. Pode ter cascas de laranja, amêndoas e é bastante comum que chocolate seja adicionado no interior da massa como recheio. Muitos dizem que a forma de pomba da colomba pascal faz desse alimento um símbolo da paz durante a Páscoa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a colomba pascal deve ser servida?

Não existe uma regra para o consumo da colomba pascal, mas é tradicional que ela seja usada como sobremesa depois do almoço de Páscoa. No entanto, nada impede de consumi-la sempre que desejarmos durante o período pascal.

Origem e história da colomba pascal

Existem muitas lendas acerca do surgimento da colomba pascal. Esse alimento tem origem italiana, sendo conhecido na Itália como colomba di Pasqua. A colomba pascal foi criada por um confeiteiro muito tradicional de Milão, no norte da Itália, em algum momento da década de 1930. Sua criação se deu por motivos comerciais.

O confeiteiro Angelo Motta lucrava bastante com a venda de duas iguarias de Natal: o panetone e o pandoro. Acontece que esse confeiteiro buscava uma receita que permitisse que ele usasse os mesmos ingredientes para produzir um novo alimento que fosse vendido durante a Páscoa.

Daí surgiu a colomba pascal, e ela foi um sucesso de vendas. Alguns pesquisadores falam que Angelo Motta, na verdade, pegou receitas já existentes da colomba e aprimorou a iguaria. De toda forma, o consumo desse alimento se consolidou como uma grande tradição de Páscoa na Itália, e no Brasil seu consumo tem se tornado cada vez maior.

Desde que a colomba pascal foi criada, algumas lendas afirmam que essa comida surgiu na Idade Média. A primeira lenda fala que a colomba foi criada por um monge irlandês que estava em viagem por Pavia, na Península Itálica, em 610.

Outra versão assevera que os lombardos invadiram a região de Pavia em 572 e que, então, um padeiro decidiu presentear o rei lombardo Alboíno para acalmar sua fúria e fazê-lo poupar a cidade.

Leia mais: Ovo da Páscoa — feito de chocolate, essa delícia remonta a diferentes povos e culturas da Antiguidade

Diferença entre colomba pascal e panetone

As semelhanças entre colomba pascal e panetone são grandes, e muitos confundem achando que os dois pães doces são a mesma coisa. Contudo, panetone e colomba não são alimentos iguais. Os ingredientes presentes na colomba são os mesmos ingredientes da massa do panetone, mas a quantidade de cada um difere entre as duas massas.

Em geral, a massa da colomba pascal tem mais manteiga, açúcar e água, diferentemente da massa de panetone. Os ingredientes para incrementar o sabor da colomba pascal também são diferentes em relação ao panetone. Se quiser saber mais sobre a história do panetone, leia nosso texto.

Fontes

BENEZ, Rafaela. O que é colomba pascal, um dos maiores símbolos da Páscoa. Disponível em: https://www.metropoles.com/gastronomia/o-que-e-colomba-pascal-um-dos-maiores-simbolos-da-pascoa

REDAÇÃO. Colomba: the story of Italy's Easter cake. Disponível em: https://www.wantedinrome.com/news/colomba-the-story-of-italys-easter-cake.html#:~:text=Colomba%20pasquale%20is%20a%20popular%20Easter%20tradition%20in%20Italy.&text=Its%20origins%20date%20back%20to,the%20Christmas%20season%20in%20Italy

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Data da Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a datação do dia em que se comemora a Páscoa. Entenda os critérios utilizados por cada religião.
História da Páscoa
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre os diferentes significados da Páscoa, seja em sua tradição judaica e relacionada à história dos hebreus, seja em sua tradição cristã, relacionada diretamente com a vida de Cristo, além de conhecer algumas influências de outros povos na Páscoa.
Ovo de Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a história do ovo de Páscoa. Conheça sua origem, seu significado e qual sua relação com a Páscoa cristã.
Páscoa
Clique para saber detalhes a respeito da Páscoa, uma das celebrações mais importantes do cristianismo. Entenda quando começou e qual sua importância.
Páscoa Cristã
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre o significado da Páscoa para os cristãos. Entenda como essa comemoração está relacionada com a crucificação e ressurreição de Cristo e veja como ela é comemorada aqui no Brasil durante a Semana Santa.
Símbolos da Páscoa
Acesse para conhecer mais sobre os símbolos da Páscoa. Confira detalhes sobre os ovos de Páscoa, a colomba pascal, o Círio Pascal, o pão e o vinho, entre outros.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.