Whatsapp icon Whatsapp

História do panetone

A história do panetone é ligada à Itália, e iniciou-se em algum momento da Idade Média. Seu surgimento possivelmente se deu em Milão ou em outro local do norte da Itália.
Panetone com fatia cortada, alimento cuja história é ligada à Itália.
O panetone é um alimento consumido durante o período natalino.

A história do panetone é ligada à Itália, e se iniciou em algum momento da Idade Média. Seu surgimento, que provavelmente se deu em Milão ou em outro local do norte da Itália, está relacionado com o hábito de consumir pães no período de Natal. O primeiro registro que menciona um panetone é da segunda metade do século XV.

Panetone é um pão adocicado que contém frutas cristalizadas e uvas-passas em sua massa, sendo tradicionalmente consumido durante o período natalino e sendo, por isso, um dos principais símbolos do Natal.

Leia também: Qual é a história do Natal?

Resumo sobre a história do panetone

  • A história do panetone é ligada à Itália, tendo surgido em algum momento da Idade Média.

  • Seu surgimento provavelmente se deu em Milão ou em outro local do norte da Itália.

  • O panetone é um pão adocicado com frutas cristalizadas e uvas-passas em sua massa.

  • Seu consumo é tradicionalmente relacionado com o período natalino.

  • Existem outras variações de panetone no mercado, como o chocotone, recheado com chocolate.

  • Acredita-se que o consumo do panetone foi introduzido no Brasil por imigrantes italianos.

O que é o panetone?

O panetone é um alimento de origem italiana que é muito consumido no período natalino. É um pão adocicado e recheado com frutas cristalizadas e uvas-passas, possuindo uma forma abobadada. Além da sua forma tradicional, existem variações como o chocotone, produzido com o recheio de chocolate no lugar das frutas na massa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como surgiu o panetone?

Os historiadores não sabem especificamente quando o panetone surgiu, mas acredita-se fortemente que sua receita foi inventada na Itália durante a Idade Média. Aponta-se que a receita pode ter surgido em Milão ou em outro local do norte da Itália, dada a popularidade desse alimento nessa região do país europeu.

Acredita-se que o panetone pode ter surgido como parte do costume na Itália de produzir e consumir panetones durante o período natalino. De toda forma, o primeiro registro de que se tem conhecimento sobre o panetone é um manuscrito de 1470, encontrado em uma biblioteca em Milão.

O documento em questão menciona o consumo de pães açucarados, uma associação com o panetone, caracterizado por sua massa adocicada. Uma teoria menos provável sugere a existência de algo parecido com um panetone no período romano, uma vez que existem documentos que falam do consumo de pães adocicados com mel nessa época.

Como não se sabe exatamente quando e como foi inventado o panetone, uma série de lendas surgiram procurando traçar a origem desse alimento. Entre elas, a mais conhecida é a de que o panetone surgiu em uma celebração de Natal na corte de Ludovico Sforza, duque de Milão, em 1495.

Na ocasião, realizava-se um banquete de véspera de Natal, e o encerramento do banquete se daria com biscoitos que estavam sendo assados. Acontece que o ajudante de cozinheiro responsável por acompanhar a fornada de biscoitos se distraiu, permitindo que os biscoitos se queimassem. Para compensar os biscoitos queimados, o ajudante produziu uma massa contendo os ingredientes do panetone.

A massa fermentada foi assada e distribuída entre os convidados, agradando bastante aos paladares, inclusive ao do anfitrião, Ludovico Sforza. O sucesso da comida fez o duque nomear o alimento de pani de Toni ou pão de Toni, supostamente o nome do ajudante de cozinheiro. Essa lenda, no entanto, não é verídica, segundo os historiadores.

Significado do panetone

Não há nenhum significado especial no consumo de panetone durante o Natal, mas sabe-se que essa é uma tradição que se consolidou por meio do hábito italiano em fabricar e consumir pães, incluindo pães adocicados, durante o período natalino.

A respeito da etimologia, acredita-se que o termo panetone tenha se originado de duas expressões no italiano: panetto e panone, que, respectivamente, significam “pão pequeno” e “pão grande”.

Receita de panetone

Ingredientes

Para produzir um panetone caseiro, serão necessários os itens abaixo:

  • 1 kg de farinha de trigo;

  • sal;

  • açúcar;

  • 4 ovos;

  • 50 g de fermento biológico seco;

  • 300 g de frutas cristalizadas;

  • 250 g de uva-passa;

  • 2 colheres de manteiga;

  • 200 ml de água;

  • 20 ml de essência de panetone;

  • 250 ml de leite.

Modo de preparo

  1. Junte o fermento, a essência, o leite, o açúcar e os ovos no liquidificador e bata.

  2. Misture a mistura que foi batida com a farinha de trigo e amasse até que a massa ganhe consistência e não grude nas mãos.

  3. Adicione as frutas cristalizadas e as uvas-passas na massa e misture.

  4. Unte a forma com manteiga ou margarina e coloque a massa.

  5. Asse até que a massa dobre de tamanho.

  6. Passe gema batida na massa e coloque para assar novamente até dourar.

Veja também: Biscoito de Natal — outro alimento tradicional do período natalino

Curiosidades sobre o panetone

  • Os três países que mais consomem panetone, proporcionalmente, no mundo são Itália, Peru e Brasil.

  • No Brasil se consome cerca de 440 gramas per capita de panetone por ano.

  • As frutas cristalizadas foram acrescentadas no panetone somente na década de 1850.

  • O consumo de panetone no Brasil foi introduzido por imigrantes italianos.

Fontes

BBC BRASIL. Qual é a origem do panetone e como ele se tornou a iguaria de Natal mais consumida no Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50913022.

GISSLEN, Wayne. Panificação e confeitaria profissionais. Barueri, SP: Manole, 2011.

GONÇALVES, Roberta. Origem do panetone é recheada de histórias inusitadas. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/produtos-ingredientes/qual-e-a-origem-do-panetone/.

RECEITAS. Panetone. Disponível em: https://receitas.globo.com/datas-comemorativas/natal/receita-de-panetone-5058ffe64d09383716000042.ghtml.

TUDO CASEIRO. Panetone caseiro. Disponível em: https://www.tudogostoso.com.br/receita/81011-panetone-caseiro.html.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

25 de dezembro – Dia de Natal
Fique sabendo por que o dia de Natal é celebrado em 25 de dezembro e entenda como a tradição cristã assimilou elementos das culturas pagãs ao longo de sua história.
Biscoito de Natal
Biscoitos que podem ser usados para presentear uma pessoa querida. Veja a receita!
História da Páscoa
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre os diferentes significados da Páscoa, seja em sua tradição judaica e relacionada à história dos hebreus, seja em sua tradição cristã, relacionada diretamente com a vida de Cristo, além de conhecer algumas influências de outros povos na Páscoa.
História do Natal
Clique para conhecer a história do Natal. Entenda do que se trata essa importante festa cristã e conheça as origens históricas dessa comemoração e suas associações com festividades do paganismo. Veja também como o 25 de dezembro consagrou-se como a data do nascimento de Cristo.
História do Papai Noel
Clique no texto para saber mais detalhes sobre a história do Papai Noel. Veja a origem cristã e pagã dessa emblemática figura natalina.
Missa do Galo
Acesse este texto e saiba do que se trata a Missa do Galo. Veja o que é, quais as teorias que explicam seu nome e quem criou essa tradição.
Natal
Saiba mais detalhes sobre o Natal: entenda por que foi escolhido o dia 25 de dezembro e conheça a história de alguns símbolos natalinos.
O que é guirlanda?
Você sabe o que é uma guirlanda? Clique aqui e conheça sua origem. Saiba seu significado e sua importância. Leia curiosidades a seu respeito.
Origem da Árvore de Natal
Acesse este texto e amplie seus conhecimentos a respeito de um dos símbolos mais tradicionais do período natalino: a árvore de Natal. Conheça um pouco sobre a origem e a evolução desse símbolo ao longo da história. Entenda também o que a árvore representava para diferentes povos da antiguidade.
Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?
Saiba por que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro. Entenda o que os historiadores sabem sobre o nascimento de Jesus.
Presépio
Você sabe quem criou o Presépio? Clique aqui e conheça a história do Presépio de Natal. Saiba qual o seu significado e quais figuras fazem parte de um Presépio.
Reis magos
Clique e saiba mais sobre os reis magos. Saiba o que a Bíblia diz sobre eles e o que os historiadores conseguiram descobrir sobre as origens e os nomes dos reis magos.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.