Whatsapp icon Whatsapp

Agressividade

A agressividade ocorre desde a infância.
A agressividade ocorre desde a infância.

A agressividade é um tipo de comportamento normal que se manifesta nos primeiros anos de vida. Na infância, a agressividade é uma forma encontrada pelas crianças para chamar a atenção para si. É uma espécie de reação que adquire quando está à frente de algum acontecimento que faz com que se sintam frágeis e inseguras. Na fase adulta, a agressividade se manifesta ainda como reação a fatos que aparentemente induzem o indivíduo à disputa e ainda a sentimentos.

A criança quando agressiva tenta despertar nos pais ou responsáveis os sentimentos internos que esses não conseguem perceber. Muitas vezes as crianças são rotuladas e castigadas pelo comportamento, porém é importante conhecer primeiramente as suas causas, para que se aplique algum tipo de manifestação relacionada à agressividade. O adulto, por sua vez, quando agressivo reage precipitadamente a qualquer tipo de acontecimento, o que possivelmente causa traumas inesquecíveis. Também age como forma de depositar sentimentos negativos como raiva, inferioridade, frustração e outros.

Por ser um comportamento normal que se inicia na infância e que pode permanecer ou não durante o amadurecimento do ser humano, existem terapias que auxiliam o agressor a controlar sua reação impulsiva diante dos acontecimentos que lhes parecem desafiadores. Tal reação deve ser estudada por um profissional e controlada por quem a possui, pois pessoas agressivas normalmente não conseguem conviver com outras pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

A desatenção, juntamente com outros sintomas, podem indicar TDAH e merece atenção.
10 sinais de TDAH em adultos e em crianças
Conheça alguns sinais de TDAH e conheça melhor esse transtorno que afeta muitas crianças e pode causar prejuízos graves no desenvolvimento escolar.
Acrofobia é a sensação de pânico em lugares altos.
Acrofobia
Acrofobia, o que é acrofobia, medos, fobias, medo de lugares altos, medo de altura, psicologia, medos irracionais, diferença entre acrofobia e aerofobia.
Agorafobia
Agorafobia, o que é agorafobia, manifestações da agorafobia, medo de lugar aberto, psicologia, fobias, medo de ter medo, tratamento e diagnóstico da agorafobia.
O amigo imaginário é caracterizado de acordo com a necessidade da criança.
Amigo Imaginário
Amigo imaginário, o que é um amigo imaginário, motivos que levam à criação de um amigo imaginário, o relacionamento entre o real e o imaginário, a reação dos pais diante da relação da criança e seu amigo imaginário.
Amizade: sentimento de lealdade que não depende de faixa etária ou poder aquisitivo.
Amizade
Amizade, sentimento de lealdade, confiança e amor, definição de amizade, como a amizade é expressa, como nasce uma amizade, como se desenvolve a amizade, as características da amizade.
Exemplificação do funcionamento dos elementos na mente.
Aparelho Psíquico
Aparelho psíquico, Segunda Teoria do aparelho psíquico, id, ego, superego, o instinto do id, o equilíbrio proposto pelo ego, as condenações feitas pelo superego, a junção dos três elementos que trabalham na mente.
Compulsão por compras
Consumismo
Consumismo, o que é consumismo, período que marca uma nova era consumista, características que determinam o consumismo numa pessoa, o papel do marketing no consumismo, o consumismo do ponto de vista da psicanálise, o que não se enquadra no consumismo.
Contar histórias: ato simples que pode contribuir na formação do ser humano.
Contos Infantis
Os contos infantis vivenciados durante a infância, contar histórias para uma criança é uma forma de demonstrar afeto, contar histórias pode estimular o desenvolvimento psicológico, cultural e emocional, aspectos trabalhados nos contos infantis.
Os indivíduos com deficiência mental apresentam dificuldade no equilíbrio.
Deficiência Mental
Deficiência mental, o que é deficiência mental, características da deficiência mental, o tratamento para a deficiência mental, os níveis existentes na deficiência mental, como diagnosticar a deficiência mental.
As crianças podem ser mais feridas pela negação da morte.
Luto
Luto, a criança diante da morte, o processo de luto, forma como a criança reage diante da morte, o quê é importante para o processo de elaboração do luto.
Psicoterapia Breve
Psicoterapia Breve, a prática da psicoterapia breve, o "tripé" da psicoterapia breve, especificidade da psicoterapia breve, Experiência Emocional Corretiva, seleção de pacientes para a psicoterapia breve.
video icon
Filosofia
Filosofia Contemporânea no Enem: como esse tema é cobrado?
Tá difícil estudar Filosofia para o Enem? Não se preocupe que eu vou te dar um direcionamento. Prepare o seu material e assista a esta aula sobre um dos temas mais recorrentes: filosofia contemporânea. Perde tempo não. Vem pro Brasil Escola!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.