2. Química
  3. Físico-Química
  4. Oxirredução
  5. Agente Redutor e Agente Oxidante

Agente Redutor e Agente Oxidante

Uma reação de oxidorredução é aquela em que há transferência de elétrons; com isso uma espécie química ganha elétrons e simultaneamente outra espécie química perde elétrons.

Essas reações são chamadas dessa forma porque o ganho de elétrons corresponde a uma redução, enquanto que a perda de elétrons constitui uma oxidação.

Veja o exemplo abaixo:

Fe2O3(s) + 3 CO(g) →  Fe2 (s) + 3 CO2(g)

Essa reação de oxidorredução corresponde ao processo feito em fornos siderúrgicos, nos quais o minério hematita (Fe2O3(s)) reage com o monóxido de carbono (CO), obtendo-se assim o ferro metálico. A partir das variações dos números de oxidação (Nox) das espécies reagentes e dos produtos é possível verificar quem sofre redução e quem sofre oxidação:

+3    -2         +2 -2              0             +4 -2
Fe2O3(s) + 3 CO(g) →  Fe2 (s) + 3 CO2(g)

Veja que o Nox do ferro diminuiu de +3 para zero. Isso significa que ele recebeu elétrons (que possuem carga negativa, por isso o valor diminui), ou seja, ele sofre uma redução. Mas, para que o ferro da hematita ganhe elétrons e reduza é necessário que outra espécie química forneça esses elétrons para ela. No caso, a substância que faz isso é o monóxido de carbono (CO).

Sabemos disso, porque o Nox do carbono aumentou de +2 para +4, isso quer dizer que ele perdeu elétrons. Portanto, visto que o CO causou a redução da hematita, então ele é considerado o agente redutor.

Podemos seguir a mesma linha de raciocínio no caso da oxidação do CO: sua oxidação foi causada por alguma espécie, que no caso foi a hematita. Desse modo, a hematita é o agente oxidante.

Resumidamente, temos:

Características do agente redutor e do agente oxidante

No forno siderúrgico, o ferro metálico é obtido a partir da redução da hematita (agente oxidante) pelo monóxido de carbono (agente redutor)
A fotossíntese é um exemplo de reação de oxidorredução muito importante
Oxidorredução
Entenda a definição de reação de oxidorredução e outros conceitos relacionados, tais como Nox, oxidação, redução, agente oxidante e agente redutor
Formação de chuva ácida: ácido sulfúrico diluído.
Química da chuva ácida
Venha conhecer os elementos químicos envolvidos na formação da chuva ácida.
A queima do palito de fósforo corresponde a uma reação exotérmica com liberação de calor
Processos endotérmicos e exotérmicos
No estudo de Termoquímica é muito importante que você saiba do que se tratam os processos endotérmicos e exotérmicos. Tire suas dúvidas e confira exemplos aqui neste texto.
A maresia e o contato direto com a água do mar aceleram o processo de corrosão e tornam o navio enferrujado
Corrosão dos metais
Veja como ocorre a corrosão dos metais, tais como da prata, do cobre e principalmente do ferro, formando a ferrugem.
Parafusos revestidos de zinco para proteger da corrosão – processo denominado  galvanização
Proteção dos metais contra corrosão
Conheça algumas técnicas utilizadas para a proteção dos metais contra corrosão, visto que este é um problema que causa um grande prejuízo econômico.
Reação química com efervescência parecida com a da decomposição da água oxigenada
Reações de oxirredução envolvendo água oxigenada
Aprenda a balancear reações de oxirredução que envolvem a água oxigenada (H2O2).
Cuba eletrolítica realizando a eletrólise aquosa do NaCl
Descarga de cátions e ânions
Clique e aprenda a determinar o cátion ou o ânion que sofrerá descarga durante uma eletrólise em meio aquoso.
A equação de Nernst é utilizada no potenciômetro (representado na imagem), equipamento que mede o pH ou o Kps de uma solução
Equação de Nernst
Clique e aprenda a determinar a voltagem de uma pilha em um determinado momento do seu funcionamento por meio da Equação de Nernst!
A eletrólise da água é um exemplo prático de reação de auto-oxidorredução
Reações de auto-oxidorredução
Clique e aprenda o que é, como identificar e o passo a passo para realizar o balanceamento de uma reação de auto-oxidorredução.
Calores de reação
Calores de reação, variação de entalpia, Reação de neutralização, Reação de combustão, Calor de vaporização, dissolução, Calor de combustão, Calor de condensação, calor de formação.
Laboratório de Lavoisier.
Lei de Lavoisier
Antoine Laurent Lavoisier, Lei de Conservação das Massas, Lei de Lavoisier, química moderna, reações químicas em sistema fechado, massa total dos produtos, soma das massas dos reagentes, Laboratório de Lavoisier.
Gay-Lussac estudou a variação da temperatura em relação ao volume de um gás com a pressão constante e criou a lei que leva seu nome
Transformação isobárica ou Lei de Gay-Lussac
Transformação isobárica ou Lei de Gay-Lussac: a pressão de determinado gás é mantida constante e a temperatura e o volume desse gás variam.
O princípio de funcionamento do catalisador ou conversor catalítico se baseia na catálise heterogênea
Catálise Heterogênea
Aprenda o conceito de catálise heterogênea e veja também exemplos de sua utilização em nosso cotidiano, incluindo as reações que ocorrem nos catalisadores automotivos.