Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Análise orgânica

Análise orgânica

Os compostos orgânicos não se encontram de forma pura na natureza, sendo assim, é preciso procedê-los a um tratamento prévio de purificação para só então utilizá-los isoladamente. Os processos mecânicos e físicos de separação como destilação, cristalização, análise cromatográfica, são definidos como análise orgânica imediata. O método permite separar os componentes da mistura sem alterar a natureza dos mesmos.

Após separar os componentes é preciso determinar quais são os elementos presentes e a quantidade respectiva, para isso utiliza-se a análise orgânica elementar que se subdivide em:

Análise elementar qualitativa: permite identificar os elementos químicos presentes no composto orgânico.

Análise elementar quantitativa: dosagem dos elementos que foram identificados.

Em alguns casos o composto orgânico que foi isolado passa por um fracionamento e o produto resulta em compostos inorgânicos ou minerais, dessa forma fica fácil dosar os componentes. Esse procedimento é conhecido como “Mineralização da substância orgânica”.

Através da mineralização é possível obter sulfetos e sulfatos através do Enxofre, haletos de prata (AgBr, AgCl, AgI) a partir de halogênios (Cl, Br, I), H2O a partir de hidrogênio, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
Análise volumétrica

 

Como é feita a análise orgânica?
Como é feita a análise orgânica?
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
A diabetes melitus é regulada com a aplicação de insulina.
Glicose e diabetes
Carboidrato, glicose, hipoglicemia, dextrosol, soro glicosado, melitus, insipidus, hiperglicemia, deficiência de insulina, pâncreas, metabolismo da glicose, produção do hormônio insulina, diabético, alterações neurológicas e circulatórias, hormônio antidiurético, disfunção na glândula hipófise.
Mel de abelhas contém frutose e glicose.
Glicídios
Moléculas orgânicas, principais tipos de glicídios, açúcares, samarídeos, carboidratos, hidratos de carbono, sacarose, amido, glicose, frutose, celulose, Oligossacarídeos, polissacarídeos.
O excesso de radicais livres no organismo pode causar o envelhecimento precoce
Radicais livres
Entenda o que são os radicais livres, como eles são formados, sua nomenclatura, função no organismo e por que eles são tão indesejáveis.
Quais compostos químicos fazem parte desta estrutura?
Composição química de ácidos nucleicos
Conheça a base química da hereditariedade.