2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Características dos Compostos Orgânicos

Características dos Compostos Orgânicos

Solubilidade

Os compostos orgânicos apolares são praticamente insolúveis em água e tendem a se dissolver em outros compostos orgânicos, sejam eles polares ou apolares. Há algumas exceções de compostos orgânicos que são polares e podem dissolver na água: ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, etc. O ácido acético é componente do vinagre.

Combustibilidade

A maior parte da energia consumida atualmente é proveniente da combustão (queima) de compostos orgânicos. Exemplos: gás utilizado em fogões, álcool dos automóveis. Sendo assim, pode-se dizer que os compostos que são bons combustíveis são de origem orgânica.

Polaridade

As ligações mais freqüentes envolvendo compostos orgânicos acontecem entre átomos de carbono ou entre átomos de carbono e hidrogênio. Todas as ligações dos compostos orgânicos formados somente por carbono e hidrogênio são apolares, pois os átomos unidos demonstram uma pequena desigualdade de eletronegatividade. Quando na molécula de um composto orgânico, houver outro elemento químico além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certa polaridade.

Temperatura de fusão e de ebulição

Os fatores que influenciam a temperatura de ebulição e fusão de uma substância são o tamanho e a geometria da molécula. Quanto maior o tamanho de um composto, maior sua massa molecular e conseqüentemente, maior será seu ponto de ebulição. A geometria de uma molécula interfere em sua força intermolecular, quanto mais forte a ligação, mais elevado se tornará o ponto de ebulição.
Geralmente as temperaturas de fusão e de ebulição dos compostos orgânicos são menores que dos compostos inorgânicos, pois os compostos orgânicos apresentam interações intermoleculares mais fracas.
As substâncias naturais orgânicas estão presentes dentro de nós e em praticamente tudo ao nosso redor
Substâncias Naturais Orgânicas
Saiba o que são as substâncias naturais orgânicas, onde elas são encontradas e como são utilizadas.
Na ilustração temos uma série isóloga, formada somente por hidrocarbonetos (etano, eteno e etino)
Séries Orgânicas
Saiba identificar as séries orgânicas heteróloga, homóloga e isóloga.
O gás mostarda, uma arma química, é composto pelo tioéter sulfeto de dicloroetila
Tioéteres
Conheça as características, a forma de obtenção, as regras de nomenclatura e as aplicações dos compostos orgânicos denominados de tioéteres.
Polaridade dos Compostos Orgânicos
Polaridade dos compostos orgânicos, eletronegatividade, molécula de um composto orgânico, molécula apolar, molécula polar, carbono, hidrogênio, ligações apolares, ligações polares.
Capacidade de Formar Cadeias
Capacidade de Formar Cadeias, O que é Capacidade de Formar Cadeias, Como desenvolve a Capacidade de Formar Cadeias, Capacidade de Formar Cadeias carbônicas, Capacidade de Formar Cadeias de compostos orgânicos.
Na imagem vemos “cavalos de pau” extraindo petróleo e uma refinaria ao fundo de onde se obtêm os seus derivados, que são frações de hidrocarbonetos
Hidrocarbonetos
Conheça o grupo funcional dos hidrocarbonetos e suas especificidades.
Grupos orgânicos substituintes
Como identificar as ramificações em uma cadeia de hidrocarbonetos.
Descobertas da Química orgânica
Curiosos estudos que colaboraram com esta ciência.
O carbono quiral possui todos os ligantes diferentes e seu isômero é exatamente a sua imagem especular
O que é um carbono assimétrico ou quiral?
Entenda o que é um carbono quiral ou assimétrico e o que é um enantiômero.