2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Capacidade de Formar Cadeias

Capacidade de Formar Cadeias

Os átomos de carbono possuem a capacidade de se agrupar formando estruturas com nome de cadeias carbônicas. Essa capacidade é a principal responsável pela existência de milhões de compostos orgânicos.

Uma cadeia de carbono pode possuir, além de átomos de carbono, átomos de outros elementos, de maneira que eles se encontram no meio dos de carbono. Os diferentes elementos do carbono que fazem parte com maior freqüência da cadeia carbônica são: O, N, S, P, nesse contexto remete aos átomos com nome de heteroátomos.

Existe outra forma de demonstrar a cadeia de um composto orgânico. Nessa forma de demonstração, não é explícito nem os carbonos nem os hidrogênios conectados aos carbonos. As uniões entre os carbonos são orientados por traços (---), encontrando os carbonos nos pontos de inflexão e nas extremidades dos traços.

Há outra forma de tornar a representação mais clara é indicando, através dos índices, o número de átomos de hidrogênio e carbono inseridos na estrutura.

Publicado por: Eduardo de Freitas
Características dos Compostos Orgânicos
Interações intermoleculares, massa molecular, temperaturas de fusão, temperatura de ebulição, compostos orgânicos, geometria de uma molécula, compostos inorgânicos, compostos orgânicos apolares, ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, Combustão, álcool dos automóveis, polaridade, eletronegatividade.
Recipientes de plástico feitos de poliestireno
Poliestireno
Descubra a constituição, as aplicações, os problemas ambientais e os produtos feitos do poliestireno, cuja forma mais conhecida é o isopor.
O benzeno é um dos principais exemplos de substância com cadeia carbônica fechada
Classificação das cadeias carbônicas fechadas
Conheça a classificação das cadeias carbônicas fechadas, que pode levar em conta a presença de um núcleo benzênico, ligações pi ou heteroátomos.
As substâncias naturais orgânicas estão presentes dentro de nós e em praticamente tudo ao nosso redor
Substâncias Naturais Orgânicas
Saiba o que são as substâncias naturais orgânicas, onde elas são encontradas e como são utilizadas.
Estudante identificando grupo funcional da função orgânica das cetonas
Funções Orgânicas
Nesta seção você encontrará textos que explicam praticamente tudo sobre as principais funções orgânicas.
Polaridade dos compostos orgânicos
Como a ligação presente influi no caráter polar da estrutura.
As reações com haletos orgânicos possuem preço elevado, por isso, são usadas apenas em casos específicos, como na produção de medicamentos
Reações de Substituição em Haletos Orgânicos
Veja exemplos de reação de substituição em haletos orgânicos e qual é a ordem de reatividade desses compostos.
O carbono quiral possui todos os ligantes diferentes e seu isômero é exatamente a sua imagem especular
O que é um carbono assimétrico ou quiral?
Entenda o que é um carbono quiral ou assimétrico e o que é um enantiômero.
Em destaque, fibra sintética de poliacrilonitrila e a molécula de seu monômero (acrilonitrila)
Poliacrilonitrila ou orlon
Conheça a constituição química da poliacrilonitrila (PAN), um polímero usado como fibra sintética para a produção de tapetes e malhas de inverno.