Carbono 14

Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico designado por "Z", mas que contém diferentes números de massas atômicas, designadas por "A".

No caso do Carbono temos os isótopos Carbono 14 (14C) e Carbono 12 (12C). Observe abaixo que, o número atômico Z (localizado à direita) é o mesmo = 6. Mas o número de massa A se difere entre 12 e 14:



A partir de um isótopo do carbono é possível decifrar a idade de fósseis antigos, sabe qual? Carbono 14. Este isótopo está presente em tecidos vivos e constitui um elemento radioativo instável, que decai a um ritmo lento a partir da morte de um organismo orgânico.

Já o Carbono 12 é aquele encontrado na composição do diamante, da grafite, do aço (substâncias inorgânicas) ou em glicose, ou etanol por exemplo (substâncias orgânicas).

Nosso objetivo principal neste contexto é destacar a importância histórica do 14C. A quantidade de carbono 14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo, ela se divide pela metade a cada 5.730 anos (meia vida do carbono). Sendo assim, é possível datar fósseis baseando-se na medida dos valores do isótopo radioativo.

A técnica do carbono 14 para o estudo de cadáveres antigos é aplicável a sedimentos orgânicos, ossos, conchas marinhas, etc. Mas existe uma exigência para que a datação seja precisa: as amostras precisam ter no máximo 70 mil anos de idade, pois a quantidade de 14C diminui com o passar do tempo. Após este período, a determinação da idade do fóssil através desta técnica já não é tão eficiente, e os arqueólogos então se utilizam de outras mais apropriadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Radioisótopos - Conheça os isótopos que emitem radiação.

Carbono 14 desvenda a idade de fósseis.
Carbono 14 desvenda a idade de fósseis.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Existe sangue ácido e básico?
Solução tampão no corpo humano
Aprenda sobre o efeito tampão em seu corpo.
Estalactites e estalagmites formadas ao longo do tempo em caverna
Formação e constituição de estalactites e estalagmites
Conheça como se formam as estalactites e estalagmites nas cavernas calcárias e de que são constituídas.
A luz solar é composta de três radiações: infravermelha, luz visível e ultravioleta
Luz solar e a radiação ultravioleta
Conheça as três radiações que compõem a luz solar (infravermelho, luz visível e ultravioleta) e saiba quais são os perigos da exposição a elas.
Bombas de gás lacrimogêneo para acalmar manifestantes.
Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo
Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo, Spray de pimenta, protestos violentos, Primeira Guerra Mundial, classe dos Haletos, grupo dos Halogênios, lágrimas incessantes, o-Clorobenzilideno malononitrilo, agente incapacitante, sensação de queimadura.
Por que o vidro se quebra?
Estado físico do vidro
Desvenda os mistérios acerca da estrutura dos compostos vítreos.
Por meio do deslocamento de um equilíbrio químico, as lentes fotossensíveis escurecem com a radiação solar
Equilíbrio químico em lentes fotossensíveis
Entenda como funcionam as lentes fotossensíveis que escurecem ou clareiam, conforme a luminosidade local.
A potência dos explosivos foi evoluindo com o avanço da Química Orgânica
Constituição Química e História dos Explosivos
Conheça a história da evolução dos explosivos, desde a descoberta da pólvora até os explosivos mais modernos, e veja as suas constituições químicas.
Os rios Negro e Solimões afluem juntos por 10 km sem se misturarem. Isso é visualizado graças à diferença entre as cores de suas águas
Por que o Rio Negro possui cor escura?
Descubra por que as águas do Rio Negro são de cor escura.