Whatsapp icon Whatsapp

Energia Cinética e a química

A energia cinética pode estar relacionada com a química, como no movimento das partículas dos gases, por exemplo.
Bola em movimento: energia cinética.
Bola em movimento: energia cinética.

O estudo da energia Cinética é importante na Química. Para demonstrar na prática esta relação, imagine uma bola de futebol sendo chutada pelo jogador. A bola é movida por uma energia, a cinética, mas como este conceito se aplica à química? Algumas partículas se movem cineticamente, como por exemplo, as dos gases. Uma reação química só ocorre a partir do momento em que houver uma interação (colisão) entre tais partículas e transferência de energia.

A energia Cinética, neste caso, pode ser transferida de uma partícula para outra. Como na química existe uma diversidade de reações entre as mais variadas substâncias, não é difícil entender porque a Cinética se faz presente em quase todas. Além do mais, a energia Cinética pode ser convertida em outras energias.

Sabe aquela energia elétrica que usamos em nossas residências para acender lâmpadas, no funcionamento de aparelhos eletrodomésticos e para tomar aquele banho quente e agradável? Esta energia nada mais é do que uma variável da energia Cinética.

Nas hidrelétricas, a energia é gerada através do movimento cinético das águas, ou seja, a energia Cinética, produto do movimento da queda d'água, é convertida em energia elétrica.

Veja mais!
Impulso e quantidade de movimento
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Polaridade de Ligações Covalentes
A polaridade das ligações covalentes pode ser dos dois tipos: apolar e polar, depende apenas da eletronegatividade dos átomos envolvidos.
Ramos da química
Quais os possíveis campos para esta ciência?
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.