Whatsapp icon Whatsapp

Você é viciado em café?

Café: bebida rica em cafeína.
Café: bebida rica em cafeína.

Ao olhar essa xícara de café quentinha você se sentiu tentado a saboreá-la?
A resposta positiva é um indício de que você pode estar entrando para o clube dos “Cafeinados”: os viciados em café.

A cafeína é considerada uma droga poderosa e socialmente aceita (é a mais consumida no mundo). Todavia, o fato de não ser prejudicial aos outros não significa que seja benéfica a quem a ingere.

Efeitos da ingestão de Cafeína

A cafeína é um composto químico classificado como alcaloide, pertencente ao grupo das xantinas, conhecido cientificamente por trimetilxantina de fórmula C8H10N4O2:


Essa substância é um dos componentes do café. Devido ao estímulo do sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta, aumento da concentração, atenção e memória.

Os efeitos da cafeína no organismo variam de pessoa para pessoa. Fatores que influenciam: idade, peso e a capacidade do fígado de digerir essa substância.

Em média, uma xícara de café já é suficiente para deixar um adulto alerta de 3 a 6 horas. Já uma quantidade superior a 500 miligramas de cafeína (o equivalente a 3 xícaras de café expresso forte) podem levar a um processo de intoxicação.

Quais são os sintomas de um viciado em café?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A frequente necessidade de ingerir a bebida é um dos sinais do vício. Se pretender deixá-lo, é bom saber que irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia são sintomas da abstinência da cafeína.

Por outro lado, se consumida moderadamente, essa droga pode auxiliar na prevenção de inúmeras doenças, como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, entre muitas outras.

Há quem diga: não bebo café, portanto,  não sou “cafeinado”. Será mesmo?


Não, se essa afirmação for baseada na ideia errônea de que a cafeína está presente apenas no café. Esse alcaloide compõe várias bebidas e alimentos, como chá verde, refrigerantes de cola, pó de guaraná, chocolate, guaraná, cacau, chá-mate, entre outras.

 

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Benefícios do chocolate
Você conhece todos os benefícios do chocolate e quais são os chocolates realmente benéficos à saúde? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o tema.
Cafeína
A cafeína proporciona bem-estar e aumenta a sensação de alerta. Clique aqui e conheça mais sobre essa importante substância.
Cafeína
A cafeína proporciona bem-estar e aumenta a sensação de alerta. Clique aqui e conheça mais sobre essa importante substância.
Cafeína
A cafeína proporciona bem-estar e aumenta a sensação de alerta. Clique aqui e conheça mais sobre essa importante substância.
Ciclo do Café
Clique aqui, saiba como ocorreu o Ciclo do Café no Brasil e entenda qual foi a importância da produção cafeeira na economia nacional desse período.
Destilação fracionada: método usado para obter cafeína
Clique aqui e entenda como é realizado o método de destilação fracionada!
O inventor da Vodca
Quem inventou a bebida Vodca, Dmitri Ivanovich Mendeleev, mistura de água e álcool, propriedades moleculares, professor da Universidade de São Petersburgo, composição ideal para a vodca, Museu da Vodca em Moscou, Tabela Periódica dos Elementos.
Presença de ácido oxálico nos alimentos
O ácido oxálico é uma substância química presente em vários alimentos que pode até matar – embora raramente isso ocorra. Saiba mais sobre isso lendo esse texto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.