Whatsapp icon Whatsapp

Evolução dos adoçantes artificiais

Quando se deu início ao consumo de adoçantes?
Quando se deu início ao consumo de adoçantes?

Os três substitutos mais comuns para o açúcar (sacarina, ciclamato e aspartame) foram descobertos, todos, por acaso.

Sacarina: foi descoberta em 1879 acidentalmente por um assistente de laboratório, chamado Fahlberg. Ele estava preparando uma substância, esta, caiu por acidente em sua mão e Fahlberg notou que a mesma possuía sabor muito adocicado. Mas somente em 1897, o adoçante foi lançado no mercado com o nome de sacarina, possuía poder de adoçar 200 vezes maior que a sacarose (açúcar comum).


Molécula de sacarina

Ciclamato de sódio: no ano de 1937, um estudante de graduação de química, Michael Sveda, trabalhando em um laboratório com compostos chamados de sulfamatos, descobriu que os mesmos tinham sabor doce acentuado. Surgiu assim, o cicloexilsulfamato de sódio, comercializado já no ano de 1940 com o nome de Ciclamato de sódio, cerca de 30 vezes mais doce que a sacarose.

Aspartame: descoberto por acaso por químicos de uma indústria farmacêutica enquanto sintetizavam um tetrapeptídeo. Seu comércio como adoçante se deu a partir de 1965, foi neste ano que os adoçantes se tornaram mais populares. O Aspartame é ainda usado nos dais atuais, é cerca de 180 vezes mais doce que o açúcar comum.


Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
Tipos de adoçantes

Publicado por Líria Alves de Souza
video icon
"Fuga de cérebros no Brasil e no mundo" escrito em ilustração de um cérebro carregando malas para representar a ideia de fuga de cérebros
Geografia
Fuga de cérebros no Brasil e no mundo
Assista à videoaula e entenda o que é o fenômeno da fuga de cérebros. Conheça as causas da fuga de cérebros e como esse movimento se estabelece no Brasil e no mundo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?