Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Forças intermoleculares e estado físico da matéria

Forças intermoleculares e estado físico da matéria

Também conhecida como Força de Van der Waals, a força intermolecular recebeu esta denominação em homenagem ao físico que a propôs: Johanes Van der Waals (1837-1923).

As forças exercidas entre moléculas (forças intermoleculares) obedecem ao estado físico das substâncias.

Os compostos moleculares se encontram à temperatura ambiente nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Essa ocorrência é explicada pela diferença na interação entre as moléculas, ou seja, em cada estado físico elas se organizam de uma determinada forma. Mas em relação à mudança de estado físico, como as forças intermoleculares influem nesse processo?

A passagem de uma substância do estado sólido para o líquido (fusão), ou do líquido para o gasoso (vaporização), provoca uma desorganização de suas moléculas. As forças intermoleculares são rompidas durante este processo em razão do afastamento das moléculas.

Regra geral: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.).

Um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, ou seja, suas moléculas podem se afastar levando-o ao estado gasoso.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Equações Químicas
Equações Químicas, ácido clorídrico, Equação Química equilibrada, balanceamento de equações, produtos, reagentes, coeficiente estequiométrico, estado físico do átomo participante, Catalisadores, aquecimento, reação reversível.
Modelo atômico de Bohr.
O átomo de Bohr
Niels Bohr, átomo de Bohr, física atômica, átomo estável, modelo atômico sistema planetário, camadas da eletrosfera, níveis de energia, camadas eletrônicas, energia dos elétrons, modelo atômico de Rutherford, átomo em estado excitado.
Conhecendo a Tabela periódica brincando.
História da Tabela Periódica
Critérios usados para organizar os elementos, Dimitri Ivanovich Mendeleev, classificação periódica atual, números atômicos, classificação feita por Mendeleev, evolução da tabela periódica.
A Tabela Periódica dos elementos químicos
Tabela periódica
Clique e tenha acesso a vários textos que esclarecem tudo sobre as principais características dos elementos químicos reunidos na Tabela Periódica.
Uma substância é caracterizada por ter propriedades próprias bem definidas. Não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente i
Substâncias Simples e Compostas
Substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico e substâncias compostas são formadas por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes.
Linus Pauling e a representação do seu Diagrama para a distribuição dos elétrons
Distribuição Eletrônica no Diagrama de Pauling
A distribuição dos elétrons de um átomo neutro pode ser feita em um Diagrama de Pauling, em ordem crescente de energia.
A amônia é um exemplo de molécula polar
Polaridade das moléculas
Aprenda neste texto como é simples determinar a polaridade das moléculas por meio das nuvens eletrônicas ou da soma dos vetores momento dipolar.
A água é um exemplo de substância formada por moléculas polares
Moléculas polares
Clique e aprenda o que são moléculas polares e quais são os critérios utilizados para determinar se uma molécula é polar ou não.
As massas atômicas dos elementos que aparecem na Tabela Periódica levam em conta todos os isótopos naturais que os formam
Massa atômica de um elemento
Entenda qual é a diferença entre a massa atômica de um elemento e a massa atômica de um átomo, além de compreender como elas são determinadas.
O uso do extintor é seguro: em caso de incêndio até mesmo uma criança pode ativá-lo.
Perigo! Incêndio: Qual tipo de extintor eu devo usar?
Reação de combustão, classes de incêndio, tipos de extintores, triângulo do fogo, calor, oxigênio, combustível, agente extintor, curtos-circuitos, Extintor H2O, Extintor à base de Espuma, Extintor de Dióxido de carbono, Extintor Pó químico.
Modelo atômico da mecânica quântica
Conheça o modelo de átomo mais moderno e complexo.
Os átomos apresentam várias semelhanças com respeito à quantidade de suas partículas subatômicas principais
Isótopos, Isótonos, Isóbaros e Isoeletrônicos
Entenda o que são átomos de elementos isótopos, isótonos, isóbaros e isótonos.
A medida da temperatura é uma propriedade intensiva
Propriedades intensivas e extensivas
Conheça o que diferencia as propriedades intensivas e extensivas e como algumas delas podem ser usadas para identificar as substâncias.