Termoquímica

A Termoquímica é a área de estudo da Química que engloba os processos que transferem ou absorvem calor.
A Termoquímica estuda reações como a acima, em que há absorção de calor (endotérmicas)

A Termoquímica estuda todos os processos físicos e químicos em que há trocas de calor entre o sistema e o ambiente.

Muitas reações importantes para a nossa vida são estudadas na Termoquímica. Por exemplo, os combustíveis usados para mover a nossa sociedade passam por reações de combustão, liberando energia na forma de calor, que é aproveitada para gerar movimento, eletricidade e aquecimento. Processos em que há liberação de calor são chamados de exotérmicos.

Por outro lado, assim como a reação da figura, quando um gelo derrete ou quando a água líquida passa para o estado de vapor, há uma absorção de calor. Esses casos são processo endotérmicos.

O calor envolvido nessas reações é chamado de variação da entalpia e é simbolizado por ΔH. Veja mais exemplos e entenda melhor sobre esse assunto lendo os textos abaixo.

Artigos de Termoquímica

A metalurgia é um ramo de aplicação do cálculo da energia livre de Gibbs
Cálculo da energia livre de Gibbs
Clique para aprender a desenvolver o cálculo da energia livre de Gibbs!
A variação da entalpia segue dos reagentes para os produtos
Cálculo da variação da entalpia
Clique e aprenda por meio de alguns exemplos a realizar o cálculo da variação da entalpia de uma reação química qualquer!
No estado sólido, as moléculas apresentam menor entropia
Cálculo da variação da entropia
Clique e aprenda como deve ser realizado o cálculo da variação da entropia de um sistema químico.
O ∆H de reações não elementares é calculado com a lei de Hess
Cálculos com a lei de Hess
Clique e aprenda a determinar o valor da variação da entalpia de uma reação utilizando os cálculos com a lei de Hess.
Calores de reação
Calores de reação, variação de entalpia, Reação de neutralização, Reação de combustão, Calor de vaporização, dissolução, Calor de combustão, Calor de condensação, calor de formação.
A energia absorvida no rompimento de 1 mol de ligações é a energia de ligação
Energia de Ligação
Energia de ligação é a energia absorvida na quebra de 1 mol de ligações, no estado gasoso, a 25°C e 1 atm.
O cientista americano Gibbs e sua fórmula da Energia Livre para o cálculo da espontaneidade de uma reação.
Energia Livre de Gibbs
Energia Livre é a energia da qual o processo dispõe para realizar trabalho útil, e pode ser usada para indicar a espontaneidade da reação.
Entalpia
Compreenda o que é entalpia, quais são os diferentes processos que envolvem o cálculo de variação de entalpia, e o que ele determina em uma reação química.
Na combustão da madeira é liberada uma quantidade de energia que pode ser calculada pela entalpia de combustão
Entalpia de Combustão
A energia liberada na combustão total de 1 mol de substância é denominada entalpia de combustão ou calor de combustão.
O enxofre rômbico é uma substância simples que participa da reação de formação do ácido sulfúrico e ajuda a descobrir o valor da sua entalpia
Entalpia de Formação
Aprenda a determinar a entalpia de formação das substâncias compostas a partir de seus elementos constituintes.
As reações de neutralização liberam uma quantidade de energia que pode ser expressa pela entalpia de neutralização
Entalpia de Neutralização
A energia liberada numa reação de neutralização em que 1 mol de íons H+ reage com 1 mol de íons OH-, formando 1 mol de água, é conhecida como entalpia de neutralização.
Quando misturamos o sal na água há a quebra de seus retículos (com absorção de energia) e interação com a água (com liberação de energia)
Entalpia de Solução
Descubra porque determinadas soluções esfriam enquanto outras esquentam por meio do estudo da entalpia de solução.
Quanto maior for a degradação dos recursos ambientais da Terra, maior será a entropia do planeta
Entropia
A grandeza entropia (S) está relacionada ao grau de organização de um sistema.
Nunca mais fique com dúvida quando o seu professor passar aquelas equações termoquímicas no quadro!
Equações Termoquímicas
Aprenda tudo que você precisa saber para interpretar as equações termoquímicas e escrevê-las corretamente.
Usinas hidrelétricas: produção de energia através da água.
Formas de energia
Conheça a definição de energia e veja suas diferentes formas de obtenção.
Seguindo qualquer caminho o destino é um só: princípio da Lei de Hess.
Lei de Hess
Qual a relação desta lei com a variação de entalpia em reações químicas?
A queima do palito de fósforo corresponde a uma reação exotérmica com liberação de calor
Processos endotérmicos e exotérmicos
No estudo de Termoquímica é muito importante que você saiba do que se tratam os processos endotérmicos e exotérmicos. Tire suas dúvidas e confira exemplos aqui neste texto.
As reações e fenômenos físicos que geram perda ou ganho de calor são estudados na Termoquímica
Termoquímica
Confira uma introdução ao estudo da Termoquímica que oferece uma base para que você prossiga aumentando seus conhecimentos nessa área.
Combustão da madeira: Termoquímica.
Termoquímica e suas reações
Termoquímica, calor liberado, reação exotérmica, reação de combustão, reação endotérmica, reação química, troca de energia, reagentes, absorção de luz, calor, eletricidade, componentes, produtos, emissão de luz.
Os diferentes modos de troca de calor originam vários tipos de entalpia
Tipos de Entalpia
Entre os tipos principais de entalpia, estão: de mudança de estado físico, de neutralização, de formação, de combustão e de solução.
Germain Henri Hess (1802-1850)
Variação da entalpia e Lei de Hess
Aprenda a determinar a variação da entalpia de uma equação termoquímica por meio da soma algébrica de equações termoquímicas e da Lei de Hess.
Água em seus três estados físicos (vapor, líquida e gelo)
Variação da Entalpia nas Mudanças de Estado Físico
Descubra qual é o valor da variação da entalpia nas mudanças de estado físico da água, incluindo as entalpias de fusão, vaporização, solidificação e condensação.
Bacterioses: Doenças causadas por bactérias
Bacterioses são doenças muito comuns, por sempre estarem presentes nas populações humanas, mas nem todas as bactérias são maléficas, elas são seres microscópicos unicelulares e que estão presentes na água e nos alimentos, e várias bactérias vivem dentro do nosso corpo, precisamos muito delas. Contudo, como essas bactérias ruins acabam encontrando nosso organismo e nos causando mal?