Whatsapp icon Whatsapp

Fotoquímica

A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por esse motivo é que é chamada de “Reação de claro”.

A clorofila presente nos vegetais absorve a radiação luminosa proveniente do sol e transforma essa forma de energia em energia química, esse processo permite o crescimento das plantas, seu florescimento e a produção de frutos, mas não é um benefício só para os vegetais, é também para o homem. Ao ingerir o alimento proveniente das plantas, parte das substâncias entra na constituição celular e outra parte fornece a energia necessária às atividades como o crescimento, a reprodução, etc.

Conheça os dois processos básicos da fotoquímica: a fotólise da água e a fotofosforilação.

Fotólise da Água: ocorre a transferência dos átomos de hidrogênio para os transportadores de hidrogênio e a liberação do oxigênio para a atmosfera. A substância receptora de hidrogênio é o NADP (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo+ácido fosfórico).

Fotofosforilação: é a adição de fosfato em presença da luz, a substância que participa desta etapa é o ADP, formando ATP. É nesse processo que as plantas produzem e armazenam energia para a etapa química da fotossíntese.

A fase fotoquímica da fotossíntese tem como função converter a energia luminosa em energia química: quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio através da reação:

6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

Simplificando:

gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Cheirando bem com desodorantes
Qual a composição dos inibidores do mau cheiro? Saiba aqui.
Dureza do diamante no tratamento odontológico
Como ele é utilizado pelos dentistas.
Equilíbrio Químico na Ingestão de Remédios
Entenda por que é tão perigoso tomar remédios sem prescrição médica, conhecendo o equilíbrio químico que eles estabelecem em nosso estômago.
Minoxidil
Como surgiu este medicamento para a calvície reversível?
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!