Whatsapp icon Whatsapp

Isomeria Dinâmica ou Tautomeria

Exemplo de tautomeria: equilíbrio aldoenólico em uma solução de aldeído acético
Exemplo de tautomeria: equilíbrio aldoenólico em uma solução de aldeído acético

Definição de tautomeria ou isomeria dinâmica

A palavra tautomeria vem de tautos, que significa “dois de si mesmo” e meros, “partes”. Assim, esse tipo de isomeria só ocorre em soluções, isto é, somente na fase líquida e em compostos cuja molécula possui um elemento muito eletronegativo, como o oxigênio e o nitrogênio.

O que ocorre é que uma dupla ligação carbono-oxigênio ou carbono-nitrogênio pode ser deslocada para o átomo de carbono vizinho e as substâncias envolvidas estabelecem um equilíbrio dinâmico.

Os dois casos principais de isomeria dinâmica ou tautomeria são os explanados abaixo:

1.       Tautomeria aldoenólica: nesse caso, coexistem em equilíbrio dinâmico um aldeído e um enol (composto instável que possui o grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono insaturado).

Por exemplo, em uma solução de aldeído acético ocorre que uma pequena parte se transforma em etenol, que, por sua vez, regenera o aldeído e é estabelecido um equilíbrio. Conforme mostra essa reação abaixo, isso acontece porque o átomo de hidrogênio do carbono vizinho migra para o oxigênio da carbonila, produzindo uma substância que pertence à outra função, que no caso é um enol.

Equilíbrio dinâmico aldoenólico

Depois que o eteno é formado, a alta eletronegatividade do oxigênio atrai fortemente os elétrons da dupla ligação que o carbono realiza, que é uma ligação fraca e fácil de deslocar. Por isso, o etanal é regenerado e as duas substâncias passam a existir em equilíbrio dinâmico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porém, o equilíbrio está deslocado para a direita, ou seja, para a formação do aldeído, que estará presente no meio em maior quantidade que o enol. Isso ocorre porque o caráter ácido do hidrogênio do carbono 2 do aldeído é menor que o caráter ácido do hidrogênio do grupo hidroxila do enol. Portanto, o aldeído libera o átomo de hidrogênio com menor intensidade que o enol, e a reação ocorre mais intensamente para a esquerda.

2.       Tautomeria cetoenólico: essa tautomeria se dá entre cetonas e enóis em meio aquoso.

O princípio de funcionamento é o mesmo que o explicado no item anterior; veja um exemplo:

Equilíbrio dinâmico cetoenólico

A tautomeria é muito importante nas formações cetoenólicas da guanina, que é uma das quatro bases nitrogenadas que compõem o DNA. A guanina sempre se emparelha com a citosina, na formação da dupla-hélice do DNA.

Representação de parte da dupla-hélice do DNA formada pela guanina com a citosina

Veja a seguir o equilíbrio dinâmico que é estabelecido entre suas formas cetônica e enólica:

Equilíbrio cetoenólico da guanina

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Estereoisomeria ou Isomeria Espacial
Estereoisômeros são compostos que se diferem apenas pela configuração das moléculas, isto é, pelo arranjo espacial dos átomos.
Isomeria de Cadeia
Leia aqui sobre a isomeria de cadeia, na qual os isômeros têm a mesma fórmula molecular e função, mas são diferenciados pelo tipo da cadeia.
Isomeria de Posição
Veja como ocorre a isomeria plana ou constitucional de posição da insaturação, do grupo funcional, do heteroátomo e do radical substituinte.
Isomeria óptica
Clique e saiba mais sobre o fenômeno da isomeria óptica. Conheça os tipos, confira exemplos e resolva exercícios sobre o tema.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal " em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal
Nessa aula veremos o que são retas paralelas cortadas por uma transversal. Além disso, veremos as porpriedades e nomencaltura dos ângulos formados nessas duas retas cortadas por uma transversal: alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.