Whatsapp icon Whatsapp

Óxidos duplos, mistos ou salinos

Os óxidos duplos, mistos ou salinos são formados obrigatoriamente pela associação de dois óxidos de um mesmo elemento químico.
A magnetita é um minério compostos pelo óxido duplo Fe3O4

A magnetita é um minério compostos pelo óxido duplo Fe3O4

Os óxidos, de uma forma geral, são classificados em óxidos ácidos, óxidos básicos, óxidos neutros, óxidos anfóteros e óxidos duplos. Neste texto, vamos dar ênfase exclusivamente nos óxidos duplos, que ainda podem ser chamados de óxidos mistos ou salinos.

A identificação de um óxido duplo acontece de forma muito simples e fácil, já que eles são os únicos óxidos que apresentam uma fórmula geral, na qual temos três átomos de um metal e quatro átomos de oxigênio:

M3O4

  • O: o oxigênio é o elemento mais eletronegativo da substância;

  • M: elemento metálico genérico.

Nos óxidos duplos, mistos ou salinos, o elemento genérico M é sempre um metal que apresenta a capacidade de formar dois ou mais cátions. Por exemplo:

  • Elemento Ferro (Fe): Pode formar os cátions (Fe2+) ou (Fe3+);

  • Elemento Chumbo (Pb): Pode formar os cátions (Pb2+) ou (Pb4+);

  • Elemento Manganês (Mn): Pode formar os cátions (Mn2+) ou (Mn3+).

Os óxidos duplos, mistos ou salinos recebem essas denominações pelo fato de serem óxidos que apresentam as seguintes caraterísticas:

  • Formados por dois óxidos diferentes do mesmo elemento;

  • Formam sais inorgânicos.

Dizemos que os óxidos duplos são formados por dois óxidos diferentes porque são necessários dois óxidos de um mesmo elemento químico para formá-los. Como vimos acima, alguns elementos químicos apresentam a capacidade de formar mais de um cátion, originando, assim, mais de um óxido diferente. Veja o exemplo do Ferro:

FeO e o Fe2O3

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O FeO apresenta o cátion Ferro 2+, e o Fe2O3 possui o cátion Ferro 3+. Como a carga do oxigênio nos óxidos é sempre 2-, no FeO, o Fe e o O têm o mesmo número para carga (+2 e -2), o que não influencia a escrita da fórmula molecular. Já no Fe2O3, o Fe e o O apresentam números de cargas diferentes , +3 e -2, respectivamente; por isso, essas cargas são invertidas (transformando-se em quantidade de átomos).

Assim, conhecendo os dois óxidos possíveis para o elemento Ferro, basta somar as duas fórmulas obtidas para a formação do óxido duplo de Ferro:

FeO + Fe2O3 = Fe3O4

Em relação à capacidade de formar sais inorgânicos, os óxidos duplos só formam sais quando reagem com ácidos ou bases. Sempre que esses óxidos reagem com ácido ou base, eles formam dois sais e a molécula de água como produtos. Os óxidos duplos formam dois sais porque apresentam dois cátions extremamente reativos. Veja um exemplo da equação de um óxido duplo reagindo com base:

Pb3O4 + H2SO4 → PbSO4 + Pb(SO4)2 + 4 H2O

Por fim, para dar nome aos óxidos duplos, mistos ou salinos, devemos seguir esta regra:

Tetraóxido + de + nome do elemento + tri + nome do elemento ligado ao Oxigênio

  • Fe3O4 = Tetraóxido de triferro

  • Pb3O4 = Tetraóxido de trichumbo

  • Mn3O4 = Tetraóxido de trimanganês

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Aplicação dos óxidos
Óxidos, peróxido de hidrogênio, água oxigenada, clarificadores, alvejantes, óxido de cálcio, anti-séptico, Dióxido de carbono, Óxido de Cálcio, Óxido Nitroso, Dióxido de Enxofre, Monóxido de Carbono.
Classificação dos óxidos
Classificação dos óxidos, compostos binários, oxigênio, Óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, óxidos anfóteros, óxidos mistos, peróxidos, carga elétrica, caráter iônico, caráter covalente, ametais.
Nomenclatura dos óxidos
Clique e conheça as regras de nomenclatura utilizadas para realizar a nomenclatura de óxidos (iônicos e moleculares).
Óxidos
Aprenda mais sobre os óxidos, suas classificações, nomenclatura, aplicações e curiosidades. Confira também exercícios comentados sobre o tema.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.