Whatsapp icon Whatsapp

Aplicação dos óxidos

Peróxido de hidrogênio: utilizado na projeção de foguetes.
Peróxido de hidrogênio: utilizado na projeção de foguetes.

Os óxidos são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).

Principais Óxidos

Dióxido de carbono (CO2): O gás carbônico é encontrado nos refrigerantes e na água mineral gaseificados. Ele reage com a água fazendo com que o meio fique ácido, daí o porquê dos refrigerantes serem ácidos.

Peróxido de hidrogênio (H2O2): É um líquido incolor que pode explodir violentamente se for aquecido e, justamente por isso, é utilizado na projeção de foguetes.
Este composto também é conhecido como “água oxigenada”, aquela usada para clarear pêlos e cabelos. A solução aquosa concentrada a 3 % de peróxido de hidrogênio é vendida em farmácias para uso anti-séptico e alvejante. Soluções com concentração superior a 30 % são utilizadas na indústria como alvejante de madeira e fibras têxteis e na propulsão de foguetes.

Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.

Óxido Nitroso (N2O): Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico.

Dióxido de Enxofre (SO2): É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida.

Monóxido de Carbono (CO): Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Classificação e nomenclatura dos sais
Conheça a classificação dos sais em neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen, além de compreender como é realizada a nomenclatura em cada caso.
Conceito de ácido, base e sal pela teoria de Arrhenius
Segundo o conceito de Arrhenius, em solução aquosa os ácidos produzem como cátion somente o hidrogênio, as bases produzem como ânion somente a hidroxila e os sais geram íons diferentes destes.
Principais sais inorgânicos
Veja as principais características, fontes de obtenção e as aplicações dos sais inorgânicos mais importantes do nosso cotidiano.
Reação de Síntese ou de Adição
A reação de síntese ou de adição se dá quando dois ou mais reagentes se combinam para originar um único produto.
Reações de dupla troca
Saiba os fatores necessários para que elas ocorram.
Sal por toda parte
Conheça vários sais e onde são aplicados.
Ácido Fluorídrico (HF)
Conheça algumas propriedades e aplicações do ácido fluorídrico (HF).
Óxidos anfóteros
Conheça a classificação dos óxidos em óxidos anfóteros, veja exemplos e como eles se comportam.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!