2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. O fogo possui estado físico?

O fogo possui estado físico?

Para um material se classificar como sólido, líquido ou gasoso, ele precisa primeiramente ter matéria, esse não é o caso do fogo, considerando que se trata de uma forma de energia. A dúvida surgiu com a proposta de que o fogo teria dois estados físicos: gasoso e plasma.

Para quem não conhece, o plasma se caracteriza pela presença de íons superaquecidos que constituem o chamado gás ionizado, uma forma diferente do estado gasoso. Cientistas o batizaram de quarto estado físico da matéria. Na composição das estrelas, do cosmo, podemos encontrar matéria nesse estado.

Não é preciso ir ao espaço para ver de perto, podemos encontrar substâncias no estado físico de plasma em nossa própria casa, um exemplo é o material presente no interior das lâmpadas incândescentes (lâmpadas de Tungstênio).

Retomando as propriedades físicas do fogo, como sabemos, trata-se de uma energia liberada pela reação de oxidação entre um combustível e um comburente, dando origem às reações de combustão. Se você reparar nas chamas produzidas durante o processo, vai notar a presença da coloração azul e vermelha.

Essa foi a questão que deu espaço para a suposição de que no fogo poderíamos encontrar matéria em dois estados físicos: a chama vermelha estaria no estado gasoso e a azul no estado de plasma. Mas como já vimos, o fogo é energia e não se encaixa nessa classificação.

A diferença na coloração implica na intensidade da chama, as chamas azuis são mais quentes, podemos conferir esta propriedade no fogão da nossa cozinha: a chama produzida tem coloração azul.

Por que a chama do fogão é azul?

Fogo é uma forma de energia.
A N-parafina é retirada do óleo de babaçu.
Produção de N-parafina
O que é n-parafina, óleo de babaçu na produção de n-parafina, subprodutos do petróleo, como obter n-parafina, fluido de perfuração, enxofre e aromáticos, óleo diesel, perfuração de poços de petróleo.
Seus olhos podem ser sua senha.
Biometria: tecnologia precisa
Tecnologia que identifica uma pessoa através de traços biológicos.
Uso de gás lacrimogênio por policiais para dispersar manifestação popular
Uso de haletos orgânicos em armas químicas
Os haletos orgânicos podem ser usados para tirar vidas como armas químicas. Veja dois exemplos do uso desses compostos com essa finalidade, o fosgênio e o gás lacrimogênio.
A potência dos explosivos foi evoluindo com o avanço da Química Orgânica
Constituição Química e História dos Explosivos
Conheça a história da evolução dos explosivos, desde a descoberta da pólvora até os explosivos mais modernos, e veja as suas constituições químicas.
Caminhão retirando neve das estradas*
Por que se joga sal nas estradas em lugares frios?
Descubra qual é a propriedade coligativa que explica por que se joga sal nas estradas e nas ruas em lugares onde neva.
Os esteroides anabolizantes são procurados principalmente em academias
Composição e efeitos dos esteroides anabolizantes
Veja a estrutura dos esteroides anabolizantes, em que casos eles são receitados pelos médicos e como o uso indiscriminado desses hormônios pode ser mortal.
Estádio Nacional.
Tecnologia contra o mau tempo em Pequim
Jogos Olímpicos de Pequim, poluição atmosférica em Pequim, chuvas artificiais, rendimento dos atletas, chuva nas olimpíadas de Pequim, tecnologia chinesa, iodeto de prata, catalisador usado para acelerar a reação, cartucho de nitrogênio.
Uma das invenções científicas do século XVIII:  A máquina a vapor, criada por Thomas Newcomen em 1712
Principais descobertas científicas do século XVIII
Clique para descobrir quais foram as principais descobertas do século XVIII!
Qual a química dos oceanos?
Oceanografia química
Você sabe o que é a oceanografia química? Não? Clique aqui e descubra!
O que formam as bolhas?
Água, sabão e bolhas
Curiosidades envolvendo esses três elementos.
Palitos contêm fósforo?
Fósforo no palito ou na caixinha?
Componentes das caixas de fósforo.
O vapor de água em uma chaleira pode ser condensado apenas com a diminuição da temperatura. Já os gases que são produzidos em processos industriais se
Diferença entre Gás e Vapor
O vapor é a matéria no estado gasoso quando é capaz de existir em equilíbrio com o estado líquido ou sólido, e o gás é o estado fluido da matéria.
Os xampus que não ardem nos olhos são especialmente importantes no banho de crianças
Xampus que não ardem nos olhos
Descubra aqui quais elementos químicos estão presentes na composição dos xampus infantis que não ardem nos olhos.
Moléculas de alguns esteroides importantes. Observe que todos possuem o mesmo núcleo básico
Estrutura Química dos Esteroides
Conheça a estrutura química, as fontes de obtenção e as funções essenciais dos esteroides, tais como o colesterol, e os hormônios sexuais testosterona e estradiol.