Reações de simples troca entre ametais
As reações de simples troca entre ametais são aquelas que ocorrem entre uma substância simples, formada por um ametal, e uma substância composta, formada por um metal e um ametal, como na equação geral abaixo:
A + BC → BA + C
Analisando a equação acima, observa-se que o ametal C troca de posição com o ametal A. Assim, A passa a formar uma nova substância composta com B, e C passa a formar uma substância simples.
Para que o ametal (A) da substância simples troque de posição com o ametal (C) da substância composta, é fundamental que a eletronegatividade dele seja maior. Assim, se a eletronegatividade de A não for maior que a de C, a reação química não acontecerá.
Dessa forma, para saber se uma reação de simples troca entre ametais acontecerá ou não, basta analisar a posição dos ametais envolvidos na ordem decrescente aplicada para a eletronegatividade:
F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P
Com base nessa ordem de eletronegatividade, o elemento Flúor é o mais eletronegativo, e o Fósforo é o menos eletronegativo. Assim, se o Flúor formar a substância simples da reação, ele será capaz de deslocar ou trocar de posição com qualquer outro ametal presente na substância composta. Por outro lado, se o fósforo formar a substância simples, ele não será capaz de deslocar ou trocar de posição com nenhum ametal presente na substância composta, pois ele é um elemento pouco eletronegativo.
Assim, conhecendo a diferença de eletronegatividade dos ametais envolvidos na reação, podemos determinar se haverá ou não a troca entre eles.
Exemplo 1: Reação entre gás cloro (Cl2) e iodeto de sódio (NaI)
Cl2 + NaI → ?
Nos reagentes fornecidos pelo exemplo, o ametal presente na substância simples (Cl2) é o Cloro (Cl), e o ametal presente na substância composta (NaI) é o Iodo (I).
De acordo com a ordem decrescente de eletronegatividade, o Cloro é mais eletronegativo que o Iodo, por isso, ele consegue deslocar esse último, transformando-o em uma substância simples, o iodo sólido (I2). Já o cloro interage com o sódio, formando o sal cloreto de sódio (NaCl).
A equação balanceada que representa a reação é:
1 Cl2 + 2 NaI → 2 NaCl + 1 I2
Exemplo 2: Reação entre bromo líquido (Br2) e fluoreto de cálcio [CaF2]
Br2 + CaF2 → ?
O ametal presente na substância simples (Br2) é o bromo (Br), e o ametal presente na substância composta é o flúor (F). De acordo com a ordem decrescente de eletronegatividade, o bromo é menos eletronegativo que o flúor. Por essa razão, a reação de simples troca entre esses compostos não acontecerá, pois o bromo é incapaz de deslocar o flúor. Como não teremos a troca entre os ametais, consequentemente não teremos a formação de novas substâncias.
Como a reação entre os compostos não ocorre, a equação química do processo fica incompleta:
Br2 + CaF2 → não ocorre