Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Reciclagem de embalagens

Reciclagem de embalagens

A reciclagem de embalagens está diretamente ligada a fatores sociais, econômicos e ambientais, é uma atividade industrial que permite processar uma matéria-prima transformando-a em outra para, posteriormente, ser usada como novo produto.

Os lixos urbanos contêm diferentes materiais, cada um precisa receber tratamento adequado quanto às suas propriedades. Um exemplo é a reciclagem das garrafas PET. A reciclagem deste tipo de material proporciona grandes lucros para a Indústria Têxtil, através da fabricação de fios e fibras de poliéster. Para se ter uma idéia, com apenas duas garrafas é possível fazer uma camiseta. E o aproveitamento vai mais além, a garrafa PET é usada na fabricação de outros materiais como vassouras, cordas e até mesmo outras embalagens.

Portanto, para que ocorra a reciclagem é importante que o lixo seja descartado conforme seu tipo de componente, é para isso que existe a coleta seletiva do lixo, onde cada cor representa um tipo de material.

Veja os mecanismos de reciclagem de alguns tipos de embalagens:
Embalagens de metal: elas passam por uma prensagem e adquirem a forma de sucata metálica e em seguida são encaminhadas para as siderúrgicas. Podem ser utilizadas para fabricar tarugos de aço que são empregados em construções civis.

Embalagens plásticas rígidas: são convertidas em grânulos pela trituração, e reaproveitados na forma de placas de sinalização, tubulações de esgoto, fios de eletricidade, etc.

Embalagens de vidro: precisam receber uma lavagem adequada, e em seguida passar por um processo de trituração. Nas unidades recicladoras são separadas por cor (âmbar, verde e branco) e depois são aquecidas e fundidas a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo podem ser utilizadas novamente.

A consciência de cada cidadão é a principal aliada contra a poluição ambiental, afinal, o lixo não pode se acumular no ambiente ao ponto de não ter espaço suficiente para comportá-lo, como acontece em países que não tem planejamento para os dejetos da sociedade. O lixo descartado de forma imprópria pode levar centenas de anos para se decompor.

Confira o tempo gasto para estes materiais serem absorvidos pela natureza:

Jornais: .......................................................2 a 6 semanas

Embalagem de papel:..................................1 a 4 meses

Pontas de cigarro:........................................2 anos

Chicletes:.....................................................5 anos

Nylon:..........................................................30 a 40 anos

Latas de alumínio:........................................100 a 500 anos

Pilhas:...........................................................100 a 500 anos

Sacos e copos de plástico: ...........................200 a 450 anos

Garrafas e frascos de vidro:..........................tempo indeterminado.

Faça sua parte: jogue o lixo no lixo.
Faça sua parte: jogue o lixo no lixo.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
A reciclagem é uma importante medida ambiental
Reciclagem
Entenda o que é reciclagem, a importância desse procedimento, suas vantagens e também as suas limitações e problemas.
A produção de plásticos biodegradáveis, que possam ser facilmente degradados no meio ambiente, tem sido alvo de várias pesquisas
Plásticos biodegradáveis
Conheça alguns plásticos biodegradáveis que vem sendo produzidos e quais os avanços nessa área tão importante para o futuro do planeta.
Exemplos de embalagens cartonadas longa vida usadas no cotidiano
Constituição das embalagens cartonadas longa vida
Conheça a constituição das embalagens cartonadas longa vida usadas para proteger muitos produtos que consumimos, como o leite e sucos.
A embalagem cartonada pode ser reciclada
Reciclagem de embalagens cartonadas longa vida
Conheça os métodos usados para reciclagem de embalagens cartonadas, visto que elas são formadas por três materiais e podem agravar o problema do lixo.
Quantas caixas de leite sua família joga fora por ano? Já parou para pensar nisso?
Embalagens cartonadas em casas de madeira
Ideia interessante para evitar chuva e frio em casas de madeira e ainda diminuir o volume do lixo por meio da reutilização de embalagens cartonadas.
Para onde vai todo o lixo gerado pela população?
Diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário
Conheça a diferença entre o lixão, aterro controlado e o aterro sanitário, bem como suas vantagens e desvantagens.
Descarte correto de pilhas e baterias usadas
Perigos oferecidos pelo lixo tóxico.
Toda chuva possui materiais poluentes
Podemos tomar água da chuva?
Podemos tomar a água da chuva? Descubra essa resposta e aprenda quais são os materiais ou substâncias que caem do céu com a água. Entenda como a presença de veículos e indústrias nas cidades interfere na composição da água da chuva e conheça quais são as substâncias e as reações químicas que ocorrem nesse fenômeno.
O principal óxido responsável pelo aumento do efeito estufa é o gás carbônico
Óxidos e Efeito Estufa
Entenda como o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera intensifica o efeito estufa e resulta no aquecimento global, um grande problema ambiental de nossa era.