Whatsapp icon Whatsapp

Reciclagem de embalagens

Faça sua parte: jogue o lixo no lixo.
Faça sua parte: jogue o lixo no lixo.
A reciclagem de embalagens está diretamente ligada a fatores sociais, econômicos e ambientais, é uma atividade industrial que permite processar uma matéria-prima transformando-a em outra para, posteriormente, ser usada como novo produto.

Os lixos urbanos contêm diferentes materiais, cada um precisa receber tratamento adequado quanto às suas propriedades. Um exemplo é a reciclagem das garrafas PET. A reciclagem deste tipo de material proporciona grandes lucros para a Indústria Têxtil, através da fabricação de fios e fibras de poliéster. Para se ter uma idéia, com apenas duas garrafas é possível fazer uma camiseta. E o aproveitamento vai mais além, a garrafa PET é usada na fabricação de outros materiais como vassouras, cordas e até mesmo outras embalagens.

Portanto, para que ocorra a reciclagem é importante que o lixo seja descartado conforme seu tipo de componente, é para isso que existe a coleta seletiva do lixo, onde cada cor representa um tipo de material.

Veja os mecanismos de reciclagem de alguns tipos de embalagens:
Embalagens de metal: elas passam por uma prensagem e adquirem a forma de sucata metálica e em seguida são encaminhadas para as siderúrgicas. Podem ser utilizadas para fabricar tarugos de aço que são empregados em construções civis.

Embalagens plásticas rígidas: são convertidas em grânulos pela trituração, e reaproveitados na forma de placas de sinalização, tubulações de esgoto, fios de eletricidade, etc.

Embalagens de vidro: precisam receber uma lavagem adequada, e em seguida passar por um processo de trituração. Nas unidades recicladoras são separadas por cor (âmbar, verde e branco) e depois são aquecidas e fundidas a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo podem ser utilizadas novamente.

A consciência de cada cidadão é a principal aliada contra a poluição ambiental, afinal, o lixo não pode se acumular no ambiente ao ponto de não ter espaço suficiente para comportá-lo, como acontece em países que não tem planejamento para os dejetos da sociedade. O lixo descartado de forma imprópria pode levar centenas de anos para se decompor.

Confira o tempo gasto para estes materiais serem absorvidos pela natureza:

Jornais: .......................................................2 a 6 semanas

Embalagem de papel:..................................1 a 4 meses

Pontas de cigarro:........................................2 anos

Chicletes:.....................................................5 anos

Nylon:..........................................................30 a 40 anos

Latas de alumínio:........................................100 a 500 anos

Pilhas:...........................................................100 a 500 anos

Sacos e copos de plástico: ...........................200 a 450 anos

Garrafas e frascos de vidro:..........................tempo indeterminado.

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Descarte correto de pilhas e baterias usadas
Perigos oferecidos pelo lixo tóxico.
Podemos tomar água da chuva?
Podemos tomar a água da chuva? Descubra essa resposta e aprenda quais são os materiais ou substâncias que caem do céu com a água. Entenda como a presença de veículos e indústrias nas cidades interfere na composição da água da chuva e conheça quais são as substâncias e as reações químicas que ocorrem nesse fenômeno.
Óxidos e Efeito Estufa
Entenda como o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera intensifica o efeito estufa e resulta no aquecimento global, um grande problema ambiental de nossa era.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!