Whatsapp icon Whatsapp

Refrigerante e bala de menta

A bala de menta possui uma superfície bastante porosa que forma sítios de bolhas de gás do refrigerante, favorecendo a sua liberação e deslocando o equilíbrio químico.
A liberação do dióxido de carbono é mais intensa ao se adicionar bala de menta ao refrigerante zero açúcar[1]
A liberação do dióxido de carbono é mais intensa ao se adicionar bala de menta ao refrigerante zero açúcar[1]

Existem muitos vídeos e sites na internet que mostram o efeito surpreendente que pode ser observado quando se adicionam balas de menta em refrigerantes, principalmente aqueles de sabor cola e zero açúcar, formando-se instantaneamente uma espécie de jato explosivo, parecido com gêiser, que é constituído de um spray de gás carbônico e líquido (refrigerante).

O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico (CO2), é o gás utilizado em refrigerantes e em águas gaseificadas a fim de realçar o paladar e a aparência da bebida. Esse gás é solubilizado no líquido por meio da carbonatação, que é a reação química que ocorre entre o dióxido de carbono e a água. Essa reação está exposta a seguir:

CO2(g) + 2H2O(?) CO2(aq) + 2H2O(?) HCO3(aq) + H3O+(aq)

Observe que é estabelecido um equilíbrio químico, sendo que essa reação ocorre em uma pressão bastante elevada e em uma temperatura muito baixa (entre 3 e 12 ºC), pois a solubilidade desse gás aumenta com a diminuição da temperatura e com o aumento da pressão. É por isso que, quando compramos o refrigerante bem gelado e enquanto a garrafa permanece fechada, o gás fica dissolvido no líquido. Porém, quando abrimos a garrafa, podemos notar a formação de bolhas de gases saindo em virtude da diminuição da pressão. Além disso, se o refrigerante estiver quente, a efervescência observada será ainda maior. Essa ocorrência está de acordo com o princípio de Le Chatelier, que diz que a elevação da temperatura favorece o sentido da reação endotérmica (absorção de calor), que para os gases ocorre quando eles deixam a solução.

Mas outros fatores podem acelerar a saída do gás carbônico do refrigerante, como a adição de algum sólido com superfície porosa, como açúcar cristal, sal grosso, areia ou mesmo uma bala. Apesar de parecer lisa a olho nu, quando se observa uma bala de menta em um microscópio eletrônico de varredura, nota-se que ela possui a superfície rugosa e bem irregular, o que propicia a formação de sítios de nucleação das bolhas do gás que está dissolvido no líquido e isso provoca a liberação de um spray de dióxido de carbono.

Dependendo da quantidade de refrigerante e balas utilizadas, quanto menor o espaço para o gás passar, maior será a pressão dentro da garrafa e, consequentemente, o “jato” de gás e líquido atingirá alturas maiores.

Essa liberação de CO2 provoca uma perturbação no equilíbrio químico mencionado. Ainda segundo o princípio de Le Chatelier, uma perturbação no equilíbrio provoca o seu deslocamento no sentido de minimizar os efeitos dessa pertubação. Portanto, nesse caso, visto que o gás foi liberado, o equilíbrio se deslocará no sentido de formação de mais reagentes (para o lado esquerdo) para produzir mais gás carbônico e suprir o que foi perdido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme dito, outros materiais, como areia e açúcar, poderiam ser usados para causar essa efervescência, porém, outro fator que propicia uma liberação gasosa mais intensa quando se usa a bala de menta é um de seus constituintes, a goma arábica. Esse composto possui a propriedade de reduzir a tensão superficial do líquido e facilita a liberação do gás.

No ano de 2008, 1.500 estudantes da Bélgica reuniram-se na praça Ladeuzeplein, na cidade de Leuven, e bateram o recorde mundial de "explosão de refrigerante". Eles fizeram isso com refrigerantes zero açúcar. Mas por que com esse tipo de refrigerante a espuma formada atinge alturas maiores e é mais intensa?

Isso ocorre porque a principal diferença entre os refrigerantes comuns e os que são “zero” é que esses últimos contêm edulcorantes, substâncias (como a sacarina, o ciclamato de sódio, o aspartame e o acessulfame de potássio) que conferem sabor doce às bebidas em lugar da sacarose. Esses edulcorantes reduzem o trabalho necessário para a formação de bolhas, o que facilita o escape do CO2.

Veja abaixo que, realmente, a liberação de gás possui um efeito mais intenso na última garrafa (da direita), que é exatamente a que possui um refrigerante sabor cola e zero açúcar.

Bala de menta em água gaseificada, refrigerante sabor cola, refrigerante de limão e refrigerante de cola zero açúcar (da esquerda para a direita)
Bala de menta em água gaseificada, refrigerante sabor cola, refrigerante de limão e refrigerante de cola zero açúcar (da esquerda para a direita)[2]

* Créditos editoriais das imagens:

[1] Autor: Michael Murphy / Fonte: Wikimedia Commons;

[2] Autor: K. Shimada / Fonte: Wikimedia Commons

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Deslocamento de Equilíbrio
Relação entre reação reversível e equilíbrio de um sistema.
Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico
Entenda porque ocorre um deslocamento do equilíbrio químico quando alteramos as concentrações dos reagentes ou dos produtos em uma reação reversível.
Influência da Temperatura no Deslocamento do Equilíbrio Químico
Veja como o aumento ou a diminuição da temperatura de uma reação reversível pode levar ao deslocamento do equilíbrio químico.
O Princípio de Le Chatelier
O Princípio de Le Chatelier diz que quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar procurando diminuir os efeitos da força.
Ácido Fosfórico
Conheça mais sobre o ácido fosfórico, o ácido que deu origem ao mito de que os refrigerantes à base de cola desentopem pias.
Óxidos em bebidas gaseificadas
Como identificar a presença de um composto químico em uma solução?
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.