2. Química
  3. Físico-Química
  4. Equilíbrio Químico
  5. Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico

Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico

O princípio de Le Chatelier diz que alguma alteração no equilíbrio químico faz com que o equilíbrio seja deslocado no sentido de minimizar os efeitos causados pela perturbação.

Assim, se aumentarmos a pressão em sistemas gasosos, o equilíbrio irá se deslocar no sentido da reação capaz de diminuir essa pressão e vice-versa.

Para sabermos qual será então o sentido do deslocamento, precisamos analisar primeiro o número de mols de cada substância envolvida e relacionar com o volume. Por exemplo, consideremos a seguinte reação em equilíbrio químico:

1 PCl3(g) + 1 Cl2(g) ↔ 1 PCl5(g)
   1 mol + 1 mol            1 mol
        2 mol                     1 mol

• 1 mol = 1 volume (1 V)
  • 2 mol = 2 volumes (2 V)

Se aumentarmos a pressão sobre esse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido direto, favorecendo a formação de PCl5(g), porque nesse sentido há uma diminuição do número de mol de gás, um menor volume e, em consequência, a pressão irá diminuir.

Deslocamento do equilíbrio químico para a direita, em razão do aumento da pressão

O contrário também é verdadeiro, a diminuição da pressão fará com que o equilíbrio se desloque para a esquerda, no sentido da reação inversa, porque nesse sentido há um aumento do número de mol e do volume, aumentando também a pressão.

Deslocamento do equilíbrio químico para a esquerda, em razão da diminuição da pressão

O esquema abaixo mostra bem como isso ocorre:

Deslocamento do equilíbrio em razão da alteração da pressão em sistema gasoso

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

• A variação da pressão não afeta as substâncias sólidas, porque elas são incompressíveis. Assim, um aumento da pressão em um equilíbrio que contém sólido irá deslocar o equilíbrio no sentido desses sólidos e não da substância gasosa.
  • Se os volumes (números de mol) dos gases nos reagentes e nos produtos forem iguais, a variação da pressão não deslocará o equilíbrio.
  • A adição de um gás inerte não afeta o equilíbrio químico de uma reação, apesar dele aumentar a pressão total do sistema. Isso ocorre porque ele não participa da reação e as concentrações e as pressões parciais dos gases participantes da reação não são alteradas.
Manômetro mendindo pressão de sistema gasoso
A velocidade das reações é um fator importante a ser estudado
Velocidade das reações químicas
Faça uma introdução ao estudo da Cinética Química por meio deste artigo sobre a velocidade das reações químicas.
Adicionar sal à água favorece a propriedade coligativa denominada de tonoscopia
Tonoscopia
Conheça as características da tonoscopia e aprenda como a pressão máxima de vapor de um solvente pode diminuir após a adição de um soluto não volátil.
Em laboratório, é muito importante conhecer a concentração em mol/L das soluções químicas
Concentração em mol/L
A concentração em mol/L é a relação existente entre o número de mol do soluto em um litro da solução.
Para que a reação de combustão entre o gás propano e o oxigênio do ar se inicie, é necessário fornecer a energia de ativação
Condições para a ocorrência de reações químicas
Entenda quais são os fatores que influenciam a ocorrência de reações químicas e como isso interfere na velocidade de cada uma.
A liberação do dióxido de carbono é mais intensa ao se adicionar bala de menta ao refrigerante zero açúcar[1]
Refrigerante e bala de menta
Explicação sobre o que leva à formação do jato de espuma que é observado quando se adiciona bala de menta em refrigerante.
O quociente de equilíbrio pode ser calculado para vários experimentos a fim de determinar se a reação já atingiu o equilíbrio
Quociente de equilíbrio (Qc)
Entenda o que é o quociente de equilíbrio (Qc), como ele é calculado, qual a sua relação com a constante de equilíbrio e qual a sua aplicação.
Equações representando equilíbrios iônicos
Deslocamento em equilíbrios iônicos
Clique e conheça como ocorre o deslocamento em equilíbrios iônicos após a adição de íons comum ou reativos.
Classificação das soluções
Classificação das soluções, Estado de agregação, Natureza das partículas dispersas, Solução Sólida, Solução Líquida, Solução Gasosa, Solução diluída, Solução concentrada, Solução saturada, Solução supersaturada, Solução molecular, Solução iônica, Solução aquosa de cloreto de sódio.
Cinética química se relaciona com a cocção de alimentos.
Cinética Química
Cinética Química, Reações Químicas, a função dos catalisadores, velocidade das reações, influência da pressão, influência da temperatura, superfície de contato, concentração dos reagentes.
Crioscopia
Você já ouviu falar de crioscopia? Não? Clique aqui e entenda!
O soro fisiológico deve ser isotónico em relação ao sangue, ou seja, ambos devem possuir a mesma pressão osmótica
Pressão Osmótica
Para impedir que a osmose ocorra é só aplicar uma pressão externa, denominada pressão osmótica, sobre a solução mais concentrada.