Síntese e análise
O binômio síntese e análise é fundamental para a evolução da Química Orgânica. Para melhor entender essas funções, tomemos, por exemplo, a produção de Acetona: o removedor de esmalte para unhas.
Para que esta substância seja vendida em farmácias de forma segura, é preciso que passe previamente por diversos processos, entre eles, a síntese e a análise.
1° passo → Síntese: é preciso escolher um método para a obtenção do composto. As cetonas são obtidas através da oxidação de álcoois secundários (o oxigênio se ligará ao hidrogênio do carbono secundário, o que é muito instável), que formará então a cetona + água. Esse procedimento é o que se entende por síntese em laboratório, veja a equação do processo:
A síntese do álcool comum é a reação que permite produzir cetonas. O método escolhido se torna eficaz por ser simples, econômico, com bom rendimento e com alto grau de pureza.
Após a escolha do método, é preciso então partir para o segundo passo, a análise.
2° passo → Análise: De que maneira os átomos estão arrumados no interior da molécula considerada? A análise permite saber que a molécula de Cetona é formada por átomos de C (carbono), H (hidrogênio) e O (oxigênio), ligados na proporção (H3C — CH2 — CO — CH3).
A Acetona (Propanona ou Dimetilcetona) é a forma mais simples dessa classe de compostos. Possui fórmula molecular (H3C — CO — CH3) e estrutural:
Esse composto é empregado na extração de óleos e gorduras de sementes.
Dessa forma, podemos concluir que:
Síntese é o processo que permite produzir uma determinada substância partindo-se, em geral, de substâncias mais simples.
Análise é o processo que permite determinar a estrutura da molécula de uma dada substância.
Veja mais!
Análise química