Whatsapp icon Whatsapp

Solução Água Régia

Metal ouro antes de ser extraído.
Metal ouro antes de ser extraído.
A água régia é uma mistura de ácido clorídrico (HCl) e ácido nítrico (HNO3) concentrado numa proporção de 3:1, é um líquido altamente corrosivo de coloração amarela.

A água régia foi muito empregada por alquimistas na Antigüidade e, ainda hoje, é utilizada em diversos procedimentos analíticos, devido sua capacidade de dissolver praticamente quase todos os metais. Além disso, é uma mistura de fácil obtenção, sendo empregada em processos industriais e laboratoriais, para solubilização de amostras ou na extração de metais de uma mistura, o que permite uma posterior análise química e determinação de seus teores.

A Solução Água Régia possui uma propriedade que a tornou muito conhecida: a de extrair ouro. No Brasil do século XIX, o uso do mercúrio era limitado em função da sua falta ou do seu alto custo, procurando-se então formas alternativas de purificar o ouro encontrado.

Processo de separação:

- Nenhum dos ácidos constituintes da água régia pode atacar o ouro isoladamente, cada ácido executa uma tarefa diferente;

- O ácido nítrico é um potente oxidante, que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro;

- O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos, que reagem com os íons de ouro, separando assim esse metal.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

A pólvora era usada como munição em canhões
Pólvora Clássica
Pólvora, elixir da imortalidade, enxofre, salitre, nitrato de potássio, Propelente, Explosiva, munições, fogos de artifício, pólvora negra, usada com propósitos militares na China, canhão, foguetes, bombas explosivas lançadas de catapultas.
Taças de vidro cristal.
Vidro
Material inorgânico, óxidos fundentes, silicato, estrutura atômica molecular não cristalina, Vidro natural, rocha vítrea, rochas vulcânicas, obsidiana, Vidro Sintético, sílica, vidro sódio-cálcico, vidro boro-silicato, cristal.
video icon
Física
Força normal
A normal é uma força de reação que uma superfície produz quando é comprimida por algum corpo ou objeto. Na videoaula de hoje, aprenderemos sobre a definição de força normal e sobre como a calcular.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."