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Competência 3 da redação do Enem

Competência 3 da redação do Enem se refere ao ato de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Cadernos de prova do Enem próximos a uma pessoa escrevendo uma redação, avaliada no exame com base em cinco competências.
A competência 3 da redação do Enem é uma das cinco competências utilizadas para avaliar a redação do exame, realizada no primeiro dia de prova. [1]

A competência 3 da redação do Enem está relacionada à capacidade de o(a) participante organizar informações e argumentos na defesa de um ponto de vista. Já as outras competências avaliam o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, a devida compreensão da proposta de redação e a proposta de intervenção.

Leia também: Como começar uma redação?

Resumo sobre a competência 3 da redação do Enem

  • Na competência 3 da redação do Enem, é avaliada a capacidade de o(a) participante organizar informações e argumentos na defesa de um ponto de vista.

  • É preciso explicitar o ponto de vista, seguido da apresentação e do desenvolvimento dos argumentos.

  • Recebe nota zero na competência 3 a redação que apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.

  • Nas outras quatro competências, são avaliados o domínio da língua portuguesa, a compreensão da proposta de redação e a proposta de intervenção.

Videoaula sobre a competência 3 da redação do Enem

O que é avaliado na competência 3 da redação do Enem?

A competência 3 da redação do Enem se refere às seguintes habilidades do(a) participante:

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Portanto, é necessário apresentar a ideia que será defendida e os argumentos utilizados para esse fim. Desse modo, é preciso haver um planejamento do texto, pois os(as) avaliadores(as) devem verificar se ele possui:

  • explicitação do ponto de vista do(a) autor(a);

  • apresentação e desenvolvimento dos argumentos;

  • encadeamento de ideias, isto é, relação de sentido entre as partes;

  • objetividade, organização e lógica;

  • informações, fatos e opiniões;

  • explicações ou exemplificações;

  • relevância nas opiniões apresentadas.

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Assim, a competência 3 é avaliada em um total de 200 pontos, de acordo com estas condições apontadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep):

Avaliação da competência 3 do Enem

Pontuação

Condição

200

Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

160

Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

120

Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.

80

Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.

40

Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.

0

Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.

Algumas dicas para tirar a nota máxima na competência 3 da redação do Enem

  • Faça um rápido planejamento antes de iniciar a escrita do texto, decida o que você defenderá e pense em dois argumentos que corroborem sua defesa.

  • Como há um limite máximo de linhas, dois argumentos são suficientes; um apenas é insuficiente; já três é demasiado.

  • O ponto de vista a ser defendido e a apresentação dos argumentos, acompanhada de breves comentários, devem compor o primeiro parágrafo da redação.

  • Decida que argumento deve ser desenvolvido em primeiro lugar, pois o segundo argumento deve complementar o primeiro.

  • Desenvolva um parágrafo para cada argumento.

  • Obviamente, a ideia defendida e os argumentos devem estar relacionados ao tema da proposta de redação.

  • Coloque informações, fatos e exemplos pertinentes que reforcem cada um de seus argumentos.

  • Na argumentação, nunca se desvie do ponto de vista original, ou seja, não se esqueça de que os argumentos estão sendo usados para a defesa desse ponto de vista.

  • Seja direto, evite repetições e informações desnecessárias.

Veja também: Dez dicas de redação simples e eficazes!

O que pode zerar a redação do Enem?

Evite que sua redação receba nota zero, o que ocorre se você:

  • fugir completamente do tema;

  • não escrever texto do tipo dissertativo-argumentativo;

  • fizer texto com menos de 8 (oito) linhas manuscritas;

  • produzir texto com menos de 11 (onze) linhas, no sistema Braille;

  • utilizar impropérios;

  • fizer desenhos, em qualquer parte da folha de redação;

  • utilizar números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

  • colocar parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

  • puser assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do(a) participante;

  • produzir um texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

  • entregar a folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho;

  • escrever texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Quais são as 5 competências da redação do Enem?

Competências da redação do Enem

Competência

Especificação

1

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Crédito de imagem

[1] Gabriel_Ramos / Shutterstock

Publicado por Warley Souza
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