Competência 3 da redação do Enem
A competência 3 da redação do Enem está relacionada à capacidade de o(a) participante organizar informações e argumentos na defesa de um ponto de vista. Já as outras competências avaliam o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, a devida compreensão da proposta de redação e a proposta de intervenção.
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Resumo sobre a competência 3 da redação do Enem
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Na competência 3 da redação do Enem, é avaliada a capacidade de o(a) participante organizar informações e argumentos na defesa de um ponto de vista.
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É preciso explicitar o ponto de vista, seguido da apresentação e do desenvolvimento dos argumentos.
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Recebe nota zero na competência 3 a redação que apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
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Nas outras quatro competências, são avaliados o domínio da língua portuguesa, a compreensão da proposta de redação e a proposta de intervenção.
Videoaula sobre a competência 3 da redação do Enem
O que é avaliado na competência 3 da redação do Enem?
A competência 3 da redação do Enem se refere às seguintes habilidades do(a) participante:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Portanto, é necessário apresentar a ideia que será defendida e os argumentos utilizados para esse fim. Desse modo, é preciso haver um planejamento do texto, pois os(as) avaliadores(as) devem verificar se ele possui:
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explicitação do ponto de vista do(a) autor(a);
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apresentação e desenvolvimento dos argumentos;
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encadeamento de ideias, isto é, relação de sentido entre as partes;
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objetividade, organização e lógica;
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informações, fatos e opiniões;
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explicações ou exemplificações;
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relevância nas opiniões apresentadas.
Assim, a competência 3 é avaliada em um total de 200 pontos, de acordo com estas condições apontadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep):
Avaliação da competência 3 do Enem |
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Pontuação |
Condição |
200 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
80 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
40 |
Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
0 |
Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Algumas dicas para tirar a nota máxima na competência 3 da redação do Enem
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Faça um rápido planejamento antes de iniciar a escrita do texto, decida o que você defenderá e pense em dois argumentos que corroborem sua defesa.
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Como há um limite máximo de linhas, dois argumentos são suficientes; um apenas é insuficiente; já três é demasiado.
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O ponto de vista a ser defendido e a apresentação dos argumentos, acompanhada de breves comentários, devem compor o primeiro parágrafo da redação.
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Decida que argumento deve ser desenvolvido em primeiro lugar, pois o segundo argumento deve complementar o primeiro.
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Desenvolva um parágrafo para cada argumento.
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Obviamente, a ideia defendida e os argumentos devem estar relacionados ao tema da proposta de redação.
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Coloque informações, fatos e exemplos pertinentes que reforcem cada um de seus argumentos.
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Na argumentação, nunca se desvie do ponto de vista original, ou seja, não se esqueça de que os argumentos estão sendo usados para a defesa desse ponto de vista.
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Seja direto, evite repetições e informações desnecessárias.
Veja também: Dez dicas de redação simples e eficazes!
O que pode zerar a redação do Enem?
Evite que sua redação receba nota zero, o que ocorre se você:
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fugir completamente do tema;
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não escrever texto do tipo dissertativo-argumentativo;
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fizer texto com menos de 8 (oito) linhas manuscritas;
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produzir texto com menos de 11 (onze) linhas, no sistema Braille;
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utilizar impropérios;
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fizer desenhos, em qualquer parte da folha de redação;
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utilizar números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;
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colocar parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
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puser assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do(a) participante;
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produzir um texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
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entregar a folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho;
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escrever texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.
Quais são as 5 competências da redação do Enem?
Competências da redação do Enem |
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Competência |
Especificação |
1 |
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
2 |
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. |
3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
4 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
5 |
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. |
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[1] Gabriel_Ramos / Shutterstock