Texto dissertativo
O texto dissertativo é um gênero textual responsável por expor uma informação ou apresentar uma tese ou opinião a um interlocutor. Quando o emissor quer apenas apresentar informações, sem a intenção de convencimento, chamamos o texto de dissertativo-expositivo. Porém, quando o objetivo é persuadir o leitor sobre um determinado tema, chamamos o texto de dissertativo-argumentativo.
Veja também: Texto injuntivo — o tipo de texto responsável por instruir o leitor a respeito de algo
Videoaula sobre dissertação
Características do texto dissertativo
O texto dissertativo apresenta como característica os seguintes elementos:
-
presença de um tema, isto é, o que será abordado no texto;
-
uso de informações a fim de expor ao leitor as principais ideias acerca do tema;
-
predominância da norma culta e do uso de linguagem clara e concisa;
-
construção do texto tendo como base a função referencial da linguagem.
Estrutura do texto dissertativo
Do ponto de vista estrutural, o texto dissertativo organiza-se em introdução, desenvolvimento e conclusão. Veremos a seguir o que deve constar em cada uma das partes.
-
Introdução: o autor deve apresentar o tema e, caso se trate de um texto dissertativo-argumentativo, a tese a ser defendida. O leitor precisar estar bem situado em relação à discussão.
-
Desenvolvimento: o autor deve apresentar as ideias de maneira clara. No texto dissertativo-argumentativo, deve-se colocar nessa parte os argumentos e as informações que validam a opinião que se está defendendo.
-
Conclusão: o autor deve fazer uma amarração da discussão feita e, caso necessário, apresentar as devidas soluções.
Tipos de texto dissertativo
A depender de sua finalidade e objetivo, o texto dissertativo pode ser classificado em dois tipos: dissertativo-expositivo e dissertativo-argumentativo. Veremos cada um deles seguir.
→ Texto dissertativo-expositivo
O texto dissertativo-expositivo traz a exposição de determinado assunto. Porém, diferentemente do texto dissertativo-argumentativo, o seu objetivo não é persuadir o leitor. Sendo assim, ele não costuma apresentar argumentos e informações que detalham e reforçam os elementos apresentados.
-
Exemplo:
Um grupo de professores da rede pública tem unido forças a fim de questionar as formas de ensino, consideradas tradicionais e ultrapassadas frente ao mundo contemporâneo. A iniciativa visa a construir conjuntamente alternativas para despertar novamente o interesse dos alunos na escola. Uma das possibilidades levantadas é aliar o uso das novas tecnologias do cotidiano (celulares, videogames etc) como ponto de partida para as aulas. |
No trecho acima, o autor expõe a opinião de um grupo de professores que se mobilizam para mudar os rumos da educação. No entanto, em momento algum ele apresenta uma tese em defesa ou não do que foi apresentado ao leitor ou argumentos ou informações que reforcem a existência do problema.
→ Texto dissertativo-argumentativo
O texto dissertativo-argumentativo apresenta, além do ponto de vista do autor acerca de um tema, os argumentos e as informações que os reforçam. O objetivo é convencer o leitor para que ele possa passar para o lado do autor.
-
Exemplo:
Quiroga é um escritor de literatura infantojuvenil que rompe os padrões clássicos da fábula. Isso é possível de se verificar por meio de dois elementos distintos em sua obra: em primeiro lugar, a falta das tradicionais concepções morais das fábulas ao final do texto e, em segundo, lugar, a presença de personagens completamente disfuncionais e politicamente incorretos. Na obra Cantos da selva, as personagens cometem seus erros e se dão bem no final, de forma distinta do tradicional A lebre e a tartaruga. |
Podemos dizer que no excerto acima, o autor tem a tese de que o escritor Quiroga produz uma obra um tanto quanto incomum para o gênero fábula. Como argumento, ele afirma que a ausência de “moral da história” e a presença de personagens politicamente incorretos ajudam a construir essa imagem do escritor. Para comprovar seus argumentos, ele cita a obra Contos da selva e fala sobre personagens que são inusitados se comparados à fábula de Esopo.
Leia também: Resenha — o texto que consiste em uma descrição de determinada obra
Como fazer um bom texto dissertativo
Para fazer um bom texto dissertativo, é importante atentar-se às seguintes questões:
-
conhecer bem a norma culta da língua;
-
pesquisar o tema a ser abordado;
-
estudar os possíveis argumentos e informações mais adequados para o seu texto;
-
elaborar um projeto textual com tema, tese, argumentos e informações a serem utilizadas;
-
conhecer a estrutura organizacional do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão).