Propriedades do quiabo

O quiabo é um fruto muito conhecido na culinária típica e apresenta grande quantidade de vitaminas e cálcio.
O quiabo é um fruto rico em vitaminas A, C, B1 e cálcio
O quiabo é um fruto rico em vitaminas A, C, B1 e cálcio

O quiabeiro (Abelmoschus esculentus) é uma planta da família Malvaceae, que provavelmente foi introduzida no Brasil pelos escravos. Ele é um arbusto que pode atingir cerca de três metros de altura, medida que varia de acordo com a variedade, e sobrevive melhor em temperaturas que variam entre 22 e 25°C, não apresentando boa produtividade em temperaturas muito baixas ou muito altas.

A planta é muito conhecida pelo seu fruto, o quiabo, que é usado na culinária por várias pessoas para a realização, principalmente, de pratos típicos regionais. Entretanto, apesar de ser amplamente utilizado, ele nem sempre é apreciado, principalmente em razão da produção de uma “baba” característica que lhe dá um aspecto nada agradável.

O fruto é cilíndrico, com aproximadamente dez centímetros de comprimento, e apresenta coloração verde intensa. Em seu interior são encontradas várias sementes de colocação esbranquiçada e de formato arredondado. O produtor deve ficar atento à colheita, uma vez que, se não coletado no momento certo, ele torna-se duro e fibroso. Normalmente a colheita é iniciada com 60 a 80 dias após o momento do plantio.

O quiabo é uma grande fonte de vitaminas, principalmente a A, C e B1. Também se destaca por possuir cálcio, que possui papel importante no fortalecimento dos nossos ossos. Existem relatos na literatura de pacientes que se alimentaram desse fruto e tiveram melhoras em problemas como colesterol, refluxo, úlcera e asma. Nesse último caso, o benefício está associado ao elevado teor de vitamina C. Popularmente, o quiabo também é usado no tratamento de depressão e ansiedade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em razão da quantidade de fibras presente no fruto, ele também é indicado no combate à aterosclerose, pois diminui os riscos de derrame e ataques cardíacos. As fibras também ajudam no funcionamento do intestino e previnem o câncer nesse órgão.

É importante ressaltar que não existem relatos na literatura que indiquem efeitos colaterais relacionados com o uso da planta. Sendo assim, ela pode ser incluída normalmente na alimentação.

IMPORTANTE!!! Recentemente várias notícias circularam na internet a respeito do uso do quiabo para curar a diabetes. Entretanto, é extremamente importante destacar que não existe nenhuma evidência científica de que a cura para a doença possa ser conseguida através desse fruto. É fundamental que os diabéticos continuem utilizando normalmente seus remédios e sigam as orientações dadas pelo médico. Clique aqui e veja o posicionamento da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre o tema.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Babosa: uma planta multifuncional
Babosa
Saiba as propriedades e vantagens do uso da babosa
O boldo-do-chile é uma planta medicinal
O uso do boldo
Entenda quais propriedades medicinais o boldo possui e por que seu uso pode ser perigoso.
A babosa é uma planta tradicionalmente utilizada como medicinal, entretanto apresenta alto poder abortivo
Riscos do uso de plantas medicinais
Descubra os riscos de se utilizar plantas medicinais clicando aqui!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?