Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Sexualidade
  3. Método de Ovulação Billings (MOB)

Método de Ovulação Billings (MOB)

O método de ovulação Billings é considerado um método contraceptivo natural, uma vez que consiste na observação do ciclo menstrual, sem o uso de remédios ou outros meios que impedem a gravidez. Bastante incentivado pela igreja, principalmente a católica, tem aproximadamente 97% de eficácia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Uma de suas vantagens consiste no fato de que não é um método excludente, já que qualquer mulher pode utilizá-lo: tanto aquelas com ciclo regular quanto irregular, grávidas, lactentes, com baixa fertilidade ou em situações de estresse; independentemente das condições socioculturais. Além disso, auxilia em situações nas quais não se deseja engravidar ou quando é esta a intenção; e permite com que a mulher perceba melhor o seu corpo. Alguns testemunhos afirmam, também, que a cumplicidade e respeito entre o casal aumentam quando se adota este método.

Ao contrário do homem, que é fértil em qualquer momento de sua vida, a mulher é fértil somente uma vez ao mês, quando o óvulo sai do ovário e está disponível para uma possível fecundação. Assim, ao observar seu ciclo, anotando diariamente as sensações na vulva e consistência do muco cervical, a mulher é capaz de saber quando pode ou não ter relações sexuais, de acordo com seu objetivo (engravidar ou não). Para isso, ao acordar, e antes de urinar ou tomar banho, ela deve passar um papel higiênico na abertura da vagina e observar as características do muco.

O início do ciclo coincide com o início da menstruação e, ao seu término, a mulher pode ou não entrar em seu período fértil. Quando este ocorre, seguindo o método, esta tem uma sensação de umidade, e geralmente há a presença de um muco elástico e transparente. É neste período que ela deve evitar relações, caso utilize o método com a finalidade de não engravidar.

Na quarta noite após o ápice - o dia de maior fluxo vaginal – o casal já pode retomar suas atividades sexuais, até a menstruação. Após este evento, as relações devem ocorrer em dias alternados e, como foi dito, encerradas no período fértil.

Observação: assim como muitos outros métodos contraceptivos, o método de ovulação de Billings não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

O método de Billings também é chamado de método do muco cervical.
O método de Billings também é chamado de método do muco cervical.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
Os adolescentes estão tendo relações sexuais cada vez mais cedo
Primeira Relação
Clique e confira quais as principais características e recomendações para a primeira relação sexual.
O vaginismo pode criar barreiras na vida a dois
Vaginismo
Distúrbio de causas psicológicas que tendem a comprometer a vida sexual da mulher.
A camisinha protege contra diversas doenças sexualmente transmissíveis e contra a gravidez
Camisinha masculina
Aprenda mais sobre a camisinha masculina, como usá-la e os motivos que levam ao seu rompimento.
O beijo é um segredo que se diz na boca e não no ouvido
Beijo na Boca
Beijo na Boca, tipos de Beijo, francês, Beijo esquimó, Beijo de amigo, selinho, Beijo experimental, Beijo lagartixa, Beijo giratório, Beijo oriental, Beijo Drácula, Beijo molhado.
Ciclo menstrual
Você sabe o que é ciclo menstrual? Clique aqui, entenda o que é o ciclo menstrual e conheça melhor as fases que o compõem: folicular, lútea e menstrual.
Medo impede que muitas vítimas de abuso sexual denunciem seus agressores
Abuso sexual
Saiba quais os tipos de violência fazem parte do abuso sexual e como denunciar essas práticas que ferem a dignidade das vítimas.
A pílula anticoncepcional previne a gravidez, porém não evita DST
Pílula anticoncepcional
Compreenda como funciona a pílula anticoncepcional, seus efeitos colaterais e seus tipos.