Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Sociologia
  3. Identidade cultural

Identidade cultural

A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.

É difícil definir uma identidade cultural específica, pois ela é maleável e depende do momento e das peculiaridades culturais de uma determinada sociedade.

Atualmente, o maior desafio para se manter a identidade cultural dos grupos sociais é a globalização, que determina padrões culturais baseados na cultura estadunidense, que tem se tornado hegemônica no mundo.

As vestimentas, os hábitos e costumes são elementos da identidade cultural.
As vestimentas, os hábitos e costumes são elementos da identidade cultural.

Veja também: Festa junina - uma festa da cultura popular brasileira

O que é identidade cultural?

A palavra identidade está associada, historicamente, ao que algo é. Na Filosofia, a essência é a definição do que algo é, ou seja, a identidade é a definição da essência. A identidade cultural não está distante da definição de identidade, pois ela é a identificação essencial da cultura de um povo. O que um povo produz linguística, religiosa, artística, científica e moralmente compõe o seu conjunto de produção cultural. Esse conjunto tende a seguir certos padrões dentro de sociedades, o que cria um aspecto identitário para as culturas de determinadas sociedades.

A identidade cultural é, justamente, esse padrão que identifica uma produção cultural a certo grupo social. Por exemplo, podemos associar certos tipos de roupas e um ritmo musical específico à cultura hip hop, que surgiu nos centros urbanos a partir da década de 1980. Também identificamos algumas pinturas corporais como dos índios habitantes das aldeias indígenas brasileiras, assim como e identificamos as flautas feitas de bambu tocadas em certos ritmos com os nativos do território boliviano. A identidade cultural funciona, portanto, criando laços que ligam certos elementos a povos específicos.

A preservação da identidade cultural é necessária em meio à homogeneidade cultural do mundo globalizado.
A preservação da identidade cultural é necessária em meio à homogeneidade cultural do mundo globalizado.

A importância da identidade cultural no século XXI

O século XXI vivencia o ápice da globalização. O fenômeno da globalização começou com força na década de 1960, período da Guerra Fria (quando Estados Unidos e União Soviética disputavam a hegemonia do poder político no mundo). Com o fim da União Soviética, no final da década de 1980, o capitalismo estadunidense passou a dominar as relações comerciais e políticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com isso, houve uma invasão da cultura norte-americana em países da América do Sul, países africanos e países orientais. Essa invasão da cultura norte-americana como modo cultural hegemônico ocasionou uma mudança de perspectiva, que colocou o hábito cultural imposto no lugar do hábito cultural tradicional.

Podemos perceber, por exemplo, que o gosto musical dos brasileiros mudou ao longo dos tempos. Se até a década de 1960 os brasileiros consumiam mais uma música brasileira de origem regional, a partir dessa década, passou-se a ouvir mais músicas estrangeiras. Com o fenômeno da importação de filmes e programas televisivos dos Estados Unidos e, a partir dos anos 2000, com o advento da popularização da internet, a música consumida pela população brasileira sofreu uma influência norte-americana muito maior.

Leia também: Cultura de massa – subproduto cultural que visa ao lucro

Exemplos de identidade cultural

É difícil delinear exemplos claros de identidade cultural, visto que a cultura é um termo muito amplo e maleável. No entanto, alguns aspectos culturais podem ser separados e postos como exemplos de elementos identitários de determinadas culturas. Listamos a seguir alguns exemplos de identidade cultural que são associados a algumas culturas:

  • Religiosidade: as diversas religiões são elementos identitários de certos grupos culturais. Cristãos (católicos, protestantes ou espíritas), judeus, muçulmanos, candomblecistas, budistas, hinduístas ou qualquer outra denominação religiosa compreendem grupos identitários que se relacionam a determinadas culturas.

  • Artes plásticas: os artefatos produzidos por artistas plásticos e artesãos também são fortes elementos de identidade cultural de um povo. Os adereços corporais, a pintura e a escultura podem representar de maneira efetiva uma cultura.

  • Música: é um elemento de identidade cultural muito eficaz. De acordo com o ritmo ou com os instrumentos utilizados, é possível estabelecer de onde a música se originou, havendo uma noção de identidade cultural implícita nessa relação. A música sertaneja composta por viola caipira, por exemplo, remete ao sertão do Brasil, enquanto os ritmos rápidos com tambores e chocalhos remetem aos ritmos africanos ou de origem africana.

  • Culinária: forte elemento de identidade cultural. É comum associarmos as massas à culinária italiana, o bacalhau à culinária portuguesa, o sushi à culinária japonesa, a paella à culinária espanhola, a feijoada à culinária brasileira e a cerveja à culinária alemã. Os hábitos culinários dizem muito a respeito da cultura em questão.

Leia também: Indústria cultural – produção cultural em larga escala aos moldes capitalistas

Identidade cultural brasileira

A culinária representa um aspecto importante da identidade cultural de um povo. O acarajé é um elemento da cultura baiana.
A culinária representa um aspecto importante da identidade cultural de um povo. O acarajé é um elemento da cultura baiana.
  • Samba: ritmo original do Brasil, possui uma forte raiz nos ritmos entoados por povos de origem africana, sendo uma variante sonora originalmente brasileira que surgiu nas favelas do Rio de Janeiro.

  • Feijoada: prato típico brasileiro, reúne o feijão preto, cortes de carne bovina seca, como o charque, e carnes suínas embutidas e defumadas, como o paio e o bacon. A feijoada é um prato tipicamente brasileiro que representa a nossa identidade cultural fora do país.

  • Caipirinha: um drink originalmente brasileiro que representa, de maneira geral, a nossa cultura no exterior. Composta por cachaça, gelo, açúcar e limão, a bebida teve origem no Rio de Janeiro.

  • Religiões de matriz africana: apesar de uma maioria cristã no Brasil (tanto católica quanto protestante), uma marca cultural de nosso país está nas crenças religiosas de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, que nasceram aqui a partir da miscigenação entre as religiões africanas e o cristianismo.

  • Cultura sertaneja: o sertão do Brasil, em especial o sertão nordestino, é rico em elementos culturais, sejam culinários, religiosos, linguísticos, literários, musicais, sejam das artes plásticas. Essa cultura sertaneja compõe a nossa identidade cultural.

Publicado por: Francisco Porfírio
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A Sociologia busca entender a complexidade do mundo social
O que é Sociologia?
Você sabe qual é o papel da Sociologia? Aprenda clicando aqui!
Os protestos de Hong Kong, em 2014, reuniram uma multidão nas ruas pedindo pela democracia *
Agregados sociais
Os agregados sociais são fenômenos sociológicos de extrema importância em nossa realidade atual. Clique aqui e saiba o que são!
Os integrantes de uma comunidade se aproximam uns dos outros ao se diferenciarem do restante da sociedade
Comunidade e Sociedade
Em nossa sociedade, as comunidades estão a nossa volta e podemos fazer parte de muitas, mesmo sem perceber. Entenda como e por quê aqui!
A identidade brasileira, ou brasilidade, foi o resultado de um processo histórico iniciado com a Independência, em 1822
Construção da identidade brasileira
Saiba como foi o processo de construção da identidade brasileira.
É preciso apagar o racismo de nossa sociedade e manter viva a história de luta de negros e indígenas para que essa barbárie não se repita no futuro.
Racismo
Clique aqui e entenda a definição sociológica de racismo e como o preconceito de raça se originou e ainda permanece em nossa sociedade.
Até mesmo a nossa forma de vestir está ligada à nossa cultura
Cultura
O conceito de cultura é amplo e complexo. Entenda mais sobre o assunto aqui!
A dificuldade de elaborar um conceito de identidade brasileira reside na diversidade cultural, histórica e social do povo brasileiro
Identidade brasileira
Clique aqui e conheça mais a respeito da Identidade Brasileira, conceito que deve levar em conta a multiplicidade histórico-cultural do país.
Uma rua, por exemplo, pode ser uma expressão do lugar no espaço geográfico
O conceito de lugar para a Geografia
Confira o conceito de lugar para a Geografia e entenda a importância desse termo para diversos estudos referentes à sociedade e aos grupos humanos.
Cultura erudita
Conheça um pouco mais sobre cultura erudita, sua origem, suas características, seus exemplos e suas diferenças em relação à cultura popular e à cultura de massas.
Franz Boas
Acesse este link para conhecer Franz Boas, um estudioso de antropologia que revolucionou as bases dessa ciência ao desmascarar o racismo das teorias de sua época.
Etnocentrismo
Acesse este link para entender o que é etnocentrismo com base em uma visão proposta pela antropologia e pela sociologia, entendendo-o como um fenômeno social.
Sociedade
Saiba um pouco mais sobre o conceito de sociedade. Conheça seus tipos, exemplos, sua relação com a cultura e sua diferença em relação ao conceito de comunidade.
Crianças vítimas do genocídio armênio
Genocídio e etnocídio
Você conhece a diferença entre genocídio e etnocídio? Embora sejam conceitos diferentes, eles estão relacionados. Saiba mais!
Grupo de jovens protestando contra a discriminação sexual.
Sociologia da Juventude
Sociologia da Juventude, movimentos sociais, sociologia, movimento hippie, geração yuppie, globalização, movimento punk, globalização, cultura jovem, contra-cultura, padrões de comportamento.
Contracultura
Você sabe o que é a contracultura? Acesse este link para entender o que foi, por que surgiu e quais os elementos que compõem esse movimento cultural.
O que é Globalização?
Globalização é o processo de mundialização do espaço geográfico.
Globalização: interligação econômica, política, social e cultural
Globalização
O processo de internacionalização do mundo.
Indústria cultural
Aprenda a definição do termo indústria cultural, de acordo com a Escola de Frankfurt. Saiba o que é cultura de massa e como os estudos dessa área ocorrem atualmente.