Whatsapp icon Whatsapp

Globalização

A globalização é um fenômeno de cunho econômico, político e social que marca a integração dos diferentes países por meio de tecnologias de transporte e comunicação.
Representação do conceito de globalização, em que um homem segura uma projeção virtual do mundo.
Globalização é o termo que designa o fenômeno de integração mundial.

A globalização é um fenômeno de integração das diversas regiões do globo por meio especialmente do desenvolvimento dos transportes e das comunicações. Ela ocorreu em quatro grandes fases, caracterizadas pela modernização das atividades produtivas, por meio das chamadas revoluções industriais.

Esse processo não ocorreu de forma homogênea no globo, logo apresenta pontos positivos e negativos, e os movimentos antiglobalização expressam a sua insatisfação com a acentuação das desigualdades mundiais. No Brasil, a globalização intensificou-se a partir da segunda metade do século XX, com a maior inserção do país no mercado econômico global.

Leia também: As redes de comunicação no mundo globalizado

Resumo sobre globalização

  • A globalização é um fenômeno resultante do processo de integração dos aspectos econômicos, políticos e sociais em nível mundial.

  • O desenvolvimento dos transportes e das comunicações foi fundamental para possibilitar a ocorrência da globalização.

  • As Grandes Navegações, ocorridas entre os séculos XV e XVII, marcaram o início do processo de globalização.

  • As grandes revoluções industriais são utilizadas para demarcar as inovações tecnológicas proporcionadas nas quatro fases da globalização.

  • A globalização econômica mundial resultou na ascensão das transnacionais e na criação dos blocos econômicos.

  • A globalização cultural marca a influência da integração das cadeias produtivas globais nos hábitos culturais da população.

  • A globalização apresenta pontos positivos e negativos mediante a forma desigual pela qual esse fenômeno ocorreu.

  • Os movimentos antiglobalização são resultantes da insatisfação de grupos específicos com os efeitos da globalização.

  • O Brasil é um país integrado às cadeias globais de produção, sendo um importante exportador de bens primários.

Videoaula sobre globalização

O que é globalização?

A globalização é um fenômeno caracterizado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações em escala mundial. Esse desenvolvimento possibilitou o aumento dos diversos fluxos no planeta, resultando assim em um processo de integração mundial, tendo como base o sistema capitalista de produção. Portanto, a globalização remete ao aprofundamento das relações econômicas, políticas e sociais entre os países do globo.

Como surgiu a globalização?

O início da globalização foi marcado pelo período das Grandes Navegações, entre os séculos XV e XVII, em que houve a exploração de rotas marítimas e comerciais pelas principais potências mundiais da época. As Grandes Navegações significaram o início do estabelecimento de relações produtivas em larga escala no mundo, por meio da comercialização de diversos produtos, além de trocas diversas entre os diferentes países.

Tal processo desenvolveu-se ao longo do tempo, especialmente por causa da hegemonia do sistema capitalista de produção. O Colonialismo e o Imperialismo são marcos históricos que contribuíram para a introdução das relações de produção capitalista no globo. Por sua vez, a ocorrência das sucessivas revoluções industriais, com o desenvolvimento de tecnologias diversas, culminou na integração produtiva do planeta em larga escala, consolidando o processo de globalização.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fases da globalização

A globalização é um processo que se deu ao longo da história por meio de quatro fases bastante específicas. São elas:

  • Primeira fase: corresponde ao período das Grandes Navegações. Ela marcou o início das relações comerciais mundiais em larga escala, com a comercialização de diversos bens pelas potências dominantes da época. O acúmulo de capital gerado nesse período foi um dos precursores da Primeira Revolução Industrial.

  • Segunda fase: essa fase da globalização teve início na Segunda Revolução Industrial, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, especialmente em áreas de transportes, comunicações e fontes de energia. As tecnologias advindas desse período propiciaram a maior dinamização do comércio. Nesse momento houve o crescimento da industrialização e da urbanização mundial.

  • Terceira fase: iniciada após a segunda metade do século XX, essa fase ocorreu com o advento da Terceira Revolução Industrial. Esse período da globalização foi marcado pelo desenvolvimento de altas tecnologias, em campos como a informática e a robótica, que contribuíram de maneira decisiva para a industrialização mundial. Nessa fase houve a ascensão das chamadas empresas transnacionais e do meio técnico-científico informacional.

  • Quarta fase: a atual fase da globalização, marcada pela Quarta Revolução Industrial, corresponde ao período atual da humanidade. Ela é caracterizada pelo desenvolvimento tecnológico e científico em diversos campos da sociedade. Essa fase é marcada pela hegemonia do sistema capitalista de produção em quase todo o globo e pela forte integração cultural entre os países.

Globalização econômica

A globalização econômica é uma expressão que caracteriza a integração das cadeias produtivas globais, desde a fabricação até a comercialização, que é uma característica importante do processo de globalização. São exemplos desse processo a ascensão das chamadas empresas transnacionais, que possuem unidades em diversos países, e dos blocos econômicos, uniões entre países com objetivos comuns. Por meio da globalização econômica, há o aumento das disputas comerciais, além da acentuação dos diversos fluxos e do papel dos organismos financeiros internacionais.

Globalização cultural

Pessoas sorrindo enquanto seguram um livro em frente a uma parede com uma ilustração representando a globalização do planeta.
A globalização difundiu hábitos culturais entre a população mundial.

A globalização cultural é um termo que se refere ao grau de integração social entre as diversas culturas do mundo. Esse processo foi facilitado pelas tecnologias desenvolvidas na globalização, com a modernização dos sistemas de transportes e de comunicações. A difusão de valores culturais de diversas sociedades globais culminou no aumento do interesse pelas práticas sociais mundiais. Logo, há uma maior disseminação de hábitos culturais, como línguas, esportes, vestimentas, alimentação etc., que ocorre em larga escala, especialmente por meio de veículos de comunicação instantânea como a internet.

Veja também: Indústria cultural — uma forma de fazer arte em escala industrial

Brasil e a globalização

O Brasil integra o processo de globalização desde o período das Grandes Navegações, quando atuou como um importante fornecedor de matérias-primas para o mercado mundial, com a exploração empreendida pela colonização portuguesa. Porém, a globalização intensificou-se no Brasil somente a partir da segunda metade do século XX, quando o país passou a integrar de forma mais atuante a cadeia produtiva global, com o crescimento da industrialização nacional. A globalização no Brasil nos dias atuais corresponde ao elevado grau de integração do país aos principais centros mundiais, especialmente por meio da exportação de gêneros primários. Por sua vez, no âmbito local, a globalização culminou no aumento da integração da hierarquia urbana brasileira, no desenvolvimento do mercado interno e no maior acesso aos produtos manufaturados. Porém, a globalização também resultou no aumento da desigualdade socioespacial brasileira.

Vantagens e desvantagens da globalização

A globalização é um processo que envolve variáveis econômicas, políticas e sociais. Logo, produz no espaço geográfico diversas consequências, pontos positivos e negativos, dentro da atual lógica de integração mundial.

Sendo assim, considerando as diversas facetas da globalização, pode-se afirmar que são vantagens desse processo:

  • a acentuada integração dos mercados globais, facilitando as trocas comerciais entre os países;

  • o desenvolvimento de diversas tecnologias, especialmente nas áreas dos transportes e das comunicações;

  • a elevada difusão de conhecimento, tecnologias e serviços que permitiram a melhoria da qualidade de vida da população;

  • a divulgação de hábitos culturais de diversas sociedades, por meio da difusão tecnológica, especialmente a partir do advento da internet;

  • o aumento da produção de riqueza em nível mundial, com o desenvolvimento econômico dos mercados globais.

Contudo, a globalização não é um processo homogêneo, tampouco apresenta somente pontos positivos. A integração global resultou em profundas disparidades econômicas, políticas e sociais, uma vez que não aconteceu de forma igualitária no globo.

São desvantagens do processo de globalização:

  • a elevada pressão sobre os recursos naturais, amplamente utilizados para a produção de bens manufaturados;

  • o aumento do impacto nos ambientes naturais do globo, como a poluição da água, do ar e do solo, além dos desmatamentos e das queimadas;

  • a precarização das legislações trabalhistas e ambientais, com o intuito de diminuir os custos de produção industrial;

  • a acentuação da desigualdade social, especialmente em países emergentes e menos desenvolvidos.

Movimentos antiglobalização

Os movimentos antiglobalização são entendidos, de certa forma, como uma resposta aos aspectos negativos da globalização, sobretudo ao impacto provocado pela integração das cadeias produtivas globais à sociedade e ao espaço. Esses movimentos são bastante heterogêneos e reúnem ativistas que buscam atenuar os efeitos da globalização, especialmente sobre zonas ambientalmente vulneráveis e populações formadas por minorias diversas.

São exemplos de movimentos antiglobalização a atuação de organizações não governamentais, grupos de ambientalistas diversos, sindicatos industriais públicos e privados, além de grupos organizados de indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A existência de movimentos antiglobalização e sua atuação remetem ao caráter perverso da globalização, que, apesar do aumento da geração de riqueza em nível mundial, provocou profundas desigualdades sociais.

→ Videoaula sobre movimentos antiglobalização

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Vista da cidade de Londres, um dos principais centros das estruturas da globalização
Cidades e Globalização
Entenda a relação entre cidades e globalização, compreendendo como o meio urbano transforma-se a partir do processo de internacionalização da economia.
O globalismo aborda as perspectivas totalizantes em face aos aspectos regionais
Conceito de globalismo
Entenda o que é globalismo, as principais características dessa teoria, suas variações e as principais críticas direcionadas.
Continentes terrestres
Continentes
Aspectos geográficos dos continentes.
A globalização passou por consecutivas fases até a sua total consolidação
Fases da Globalização
Entenda e conheça as quatro fases da globalização e compreenda como esse processo consolidou-se no espaço geográfico ao longo da história!
A globalização estrutura-se por fluxos que promovem a integração da sociedade em nível global
Fluxos da sociedade global
Conheça os fluxos da sociedade global e entenda como as redes de informações, capitais e pessoas ajudam a construir o processo de globalização.
Os conglomerados internacionais encontram-se cada vez mais presentes no mercado globalizado
Formação dos conglomerados internacionais
Saiba o que são os conglomerados internacionais e descubra como se formaram as maiores empresas da economia mundial.
Um dos principais desafios da globalização é garantir o desenvolvimento sustentável
Globalização e meio ambiente
Entenda a relação entre globalização e meio ambiente, bem como os problemas e desafios das sociedades com relação ao espaço natural em nível mundial.
Em tempos de Globalização, o contraste entre riqueza e pobreza é visível no espaço das cidades
Globalização econômica e exclusão social
Entenda o que é Globalização econômica e exclusão social e descubra qual é a relação entre esses dois processos.
Identidade cultural
Clique aqui para descobrir o que é identidade cultural, como ela é estabelecida e qual a importância dela para a preservação da cultura de um povo.
Máquina de fabricação de papel
Industrialização
Entenda o conceito de industrialização. Veja quais foram as três fases da Revolução Industrial. Leia mais sobre o processo de industrialização do Brasil e do mundo.
Indústrias
Clique e veja o que são e como se classificam as indústrias. Entenda quais fatores atraem sua presença nas cidades e conheça as principais indústrias do mundo.
O marco civil objetiva esclarecer determinadas leis sobre a internet
Marco Civil da Internet
Saiba tudo sobre o projeto de Marco Civil da internet e entenda as polêmicas envolvendo a liberdade, a privacidade e a neutralidade da rede!
Saneamento básico é um dos indicadores da qualidade de vida de um país
Países com IDH muito baixo
As nações que possuem os piores padrões socioeconômicos do mundo.
Terceira Revolução Industrial é marcada pelo emprego de alta tecnologia nas indústrias.
Terceira Revolução Industrial
Aprenda mais sobre a Terceira Revolução Industrial. Descubra quando começou, quais foram os principais avanços desse período e o que é a Quarta Revolução.
Os meios de transporte evoluíram com a Globalização e tornaram-se os seus instrumentos
Transportes na era da Globalização
Entenda a importância dos transportes na era da Globalização e os seus efeitos para a economia global.
video icon
Português
Chegar em casa ou à casa
Na língua culta, o complemento do verbo “chegar” é regido pela preposição “a”, mas, coloquialmente, ainda é comum o emprego de “em”. Nesta videoaula, analisaremos a regência mais adequada desse verbo de acordo com diversas situações comunicativas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.