Aranha-caranguejeira

Aranha-caranguejeira é uma aranha de grande porte que apresenta o corpo repleto de pelos. Seu veneno não possui grande toxidade, mas suas cerdas podem causar alergias graves.
Aranha-golias-comedora-de-pássaros, espécie de aranha-caranguejeira, em cima de folhas secas.
A aranha-golias-comedora-de-pássaros é uma espécie de caranguejeira encontrada na Amazônia brasileira.

Aranha-caranguejeira é o nome dado a diferentes espécies de aranhas que se destacam por ter um grande tamanho, sendo as maiores aranhas conhecidas. Uma aranha-caranguejeira pode atingir até 30 cm de comprimento a depender da espécie, característica que torna esse animal bastante assustador.

Apesar de seu tamanho, essas aranhas não possuem veneno de grande toxidade, e os acidentes com humanos são raramente graves. Entretanto, as cerdas que recobrem seu corpo podem provocar alergia e irritação. Aranhas-caranguejeiras são encontradas em várias regiões do planeta, vivendo em tocas ou sob pedras e cascas de árvores. Algumas espécies são pouco agressivas, enquanto outras não se recomenda fazer a manipulação.

Leia também: Aranha-armadeira — animal peçonhento que pode provocar acidentes fatais

Resumo sobre aranha-caranguejeira

  • São aranhas de grande tamanho e que apresentam corpo repleto de cerdas sensoriais e urticantes.

  • Não causam muitos riscos aos seres humanos, uma vez que seu veneno não provoca acidentes graves.

  • Apesar de não possuírem veneno poderoso, elas apresentam cerdas que podem provocar alergias.

  • Apresentam diferentes cores, a depender da espécie.

  • São animais carnívoros.

  • São noturnas, passando o dia, geralmente, sob cascas de árvores, embaixo de pedras e em tocas.

  • Algumas podem ser criadas como animais de estimação.

Características da aranha-caranguejeira

Aranha-caraguejeira é o nome popular dado a cerca de 900 espécies diferentes de aranhas, que se destacam por seu grande tamanho. A depender da espécie, podem atingir 30 cm de comprimento da ponta de uma pata à outra. Além de seu grande tamanho, esse aracnídeo destaca-se por possuir o corpo repleto de pequenas cerdas, que possuem função sensorial e urticante, ajudando, portanto, também na defesa do animal.

Aranhas-caranguejeiras apresentam um colorido variado, existindo espécies de cor marrom, preta, vermelha e até mesmo azul. Algumas possuem desenhos em seu abdômen e cefalotórax, bem como manchas em suas patas. Essas características peculiares tornam algumas espécies muito cobiçadas por colecionadores de animais. As fêmeas de caranguejeiras podem viver até 25 anos a depender da espécie.

Algumas espécies apresentam desenhos no abdômen e cefalotórax; esse é o caso da aranha do gênero Hapalopus.

Habitat da aranha-caranguejeira

As aranhas-caranguejeiras são animais noturnos, passam o dia, geralmente, dentro de tocas ou sob casca de árvores e pedras, e saem para caçar à noite.

Veja também: Espécies peçonhentas de escorpiões que podem ser encontradas no Brasil

O que a aranha-caranguejeira come?

A aranha-caranguejeira é um animal carnívoro, podendo se alimentar de insetos, camundongos, lagartos, aves de pequeno porte e até mesmo de pequenos morcegos.

A picada da aranha-caranguejeira é venenosa?

As aranhas-caranguejeiras são animais que possuem sim veneno, entretanto, este, geralmente, não provoca acidentes graves em seres humanos. A picada pode causar dor no local, a qual é geralmente de baixa intensidade e permanece por curto tempo. Além disso, pode provocar vermelhidão, inchaço, ardência e, em alguns casos, câimbras e espasmos musculares.

Por que os “pelos” da aranha-caranguejeira são perigosos?

Em geral, as aranhas-caranguejeiras são inofensivas quando não são incomodadas. Algumas espécies são, no entanto, agressivas, e não devem ser manipuladas. Quando esses artrópodes se sentem ameaçados, além de picar, esfregam suas pernas traseiras no abdômen e liberam suas cerdas urticantes para afastar possíveis predadores.

Para os seres humanos, essas cerdas podem ser um grave problema, uma vez que provocam irritação na pele e alergias que podem ser fatais em pessoas com hipersensibilidade. Por serem responsáveis por causar reações alérgicas graves, é importante manter alguns cuidados com essas cerdas.

Um dos cuidados que se deve ter para evitar acidentes é nunca matar a aranha com chineladas, por exemplo, pois esse ato pode fazer com que várias cerdas sejam liberadas no ar, o que pode permitir que elas entrem em contato com a pele ou adentrem as vias respiratórias.

Saiba mais: Animais peçonhentos — lista de espécies, prevenção e o que fazer em caso de acidentes

Aranha-caranguejeira como animal de estimação

Mesmo sendo possível criar caranguejeiras como animais de estimação, deve-se conhecer bem a espécie para evitar acidentes.

É cada vez mais comum a procura por animais de estimação pouco convencionais, tais como serpentes, lagartos e caranguejeiras. As aranhas-caranguejeiras, ao contrário do que muitos pensam, não são perigosas e podem sim ser criadas como animais de estimação.

No entanto, é importante destacar, que, diferentemente de animais como cachorros e gatos, as caranguejeiras não devem ser manipuladas com frequência, tampouco apertadas. Apesar de seu veneno não provocar acidentes graves, elas podem picar ao se sentirem ameaçadas, e a picada pode provocar dor e até mesmo outros sintomas mais graves a depender de cada pessoa.

Além disso, as cerdas desses animais podem causar irritação e se soltar mesmo que o animal não queira. Assim sendo, mesmo sendo um animal, muitas vezes, inofensivo, devemos ter cuidado e muito conhecimento a respeito da espécie antes de adotá-la como pet.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Português
George Orwell e suas interpretações
“1984” é uma obra que rendeu e ainda rende inúmeras leituras e debates. Desde sua primeira publicação, em 1949, não saiu da lista dos livros mais vendidos e dos livros mais lidos. Assista ao vídeo e mergulhe no universo de possibilidades de interpretações da obra de George Orwell com a professora Helissa.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos