Whatsapp icon Whatsapp

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira (gênero Phoneutria) é o nome popular usado para se referir a algumas espécies de aranhas que adotam uma posição peculiar quando se sentem ameaçadas.
Aranha-armadeira em posição de ataque.
A aranha-armadeira levanta suas pernas anteriores quando se sente ameaçada.

Aranha-armadeira é o nome vulgar dado a aranhas do gênero Phoneutria. O nome “aranha-armadeira” é uma referência à posição adotada por esse animal em situações em que se sente ameaçado. Essas aranhas, também conhecidas como aranhas-de-bananeira, apresentam hábitos noturnos, possuem um veneno poderoso e são observadas com frequência se escondendo em bromélias, palmeiras e bananeiras.

Picadas desses aracnídeos podem causar dor local, inchaço, vermelhidão na região da picada, visão turva, palidez, contrações musculares involuntárias, dentre outros sintomas. Em alguns casos, o acidente pode progredir para a morte. Em caso de acidente com essa aranha ou com qualquer animal peçonhento, é fundamental procurar atendimento médico imediato.

Confira nossa videoaula: Artrópodes

Resumo sobre aranha-armadeira

  • Aranha-armadeira é um nome popular usado para se referir a diferentes espécies do gênero Phoneutria.

  • O nome “aranha-armadeira” é uma referência à posição adotada por esse animal quando se sente ameaçado.

  • A aranha-armadeira é uma espécie que possui um veneno potente que pode até mesmo causar a morte.

  • Dentre as manifestações clínicas observadas após a picada podemos citar dor local, inchaço, vermelhidão da pele e sudorese.

  • Manter quintais limpos, examinar roupas e sapatos antes de usá-los e calçar luvas e calçados adequados para realizar jardinagem são medidas importantes para evitar acidentes com armadeiras.

Características gerais da aranha-armadeira

Aranha-armadeira é o nome popular usado para se referir a diferentes aracnídeos que fazem parte do gênero Phoneutria. No total, são oito diferentes espécies, as quais ocorrem na América Central e América do Sul. No nosso país, as aranhas-armadeiras são observadas em todo território, sendo Phoneutria nigriventer a espécie mais estudada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses animais apresentam cores variadas, a depender da espécie estudada. Alguns possuem coloração marrom e uma série de pontos mais claros em seu abdome. Em geral, as aranhas-armadeiras podem apresentar cerca de 17 centímetros, incluindo as pernas.

Aranhas-armadeiras são animais noturnos e podem ser observadas escondendo-se em plantas, como palmeiras, bromélias e bananeiras. Por serem comumente observadas em bananeiras, são também chamadas de aranhas-de-bananeira.

Vale salientar que as aranhas-armadeiras podem se esconder também em nossas casas, entrando em sapatos ou em móveis. Nos quintais, elas podem se esconder sob troncos, entulho e materiais para construção.

Por que o nome “aranha-armadeira”?

O nome “aranha-armadeira” foi adotado pelo fato de essa aranha assumir uma posição de ataque quando encurralada. Esse aracnídeo, ao se sentir ameaçado, levanta suas pernas anteriores e se apoia nas pernas traseiras. Quando fica nessa posição, deixa à mostra suas quelíceras, as quais têm ferrões que injetam um veneno potente.

Alimentação das aranhas-armadeiras

Aranhas-armadeiras alimentam-se de pequenos invertebrados, como grilos, gafanhotos e baratas. Esses animais também podem se alimentar de outras aranhas.

Leia também: Insetos — invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes

Aranhas-armadeiras são perigosas?

Sim, as aranhas-armadeiras podem ser perigosas. Isso se deve ao fato de que o animal possui um forte veneno, o qual inclui diferentes proteínas e peptídeos, incluindo até mesmo neurotoxinas.

O veneno das aranhas-armadeiras pode causar uma série de reações em nosso organismo, sendo, em alguns casos, responsável por levar a pessoa à morte. Ao ser picado, um indivíduo pode apresentar dor tópica (descrita por muitos como insuportável), inchaço e vermelhidão na pele. Pode ocorrer ainda dormência, queimação, coceira, sudorese no local próximo à picada, contração muscular involuntária, visão turva, vômitos, palidez, taquicardia, aumento da pressão arterial e arritmia.

 Aranha-armadeira sobre folha
 Aranhas-armadeiras são animais noturnos, encontrados na América Central e do Sul, que possuem veneno poderoso.
  • O que fazer em caso de acidente com aranha-armadeira?

Ao ser picado por aranha-armadeira, é importante que o indivíduo procure ajuda médica. O profissional poderá indicar uso de anestésico e, dependendo do caso, aplicação de soro antiaracnídico, que age neutralizando o veneno que está em circulação no corpo da vítima. Esse soro é produzido pelo Instituto Butantan e é utilizado para tratamento de picada de aranhas dos gêneros Loxosceles (aranha-marrom) e Phoneutria e de veneno de escorpiões do gênero Tityus.

  • Como evitar acidentes com aranhas-armadeiras?

Como dito anteriormente, as aranhas-armadeiras são frequentemente observadas se escondendo em plantas, entulhos, troncos, móveis e sapatos. Ao manusear esses objetos ou calçar sapatos sem observar o seu interior, por exemplo, uma pessoa pode ser picada, sendo a maioria das picadas de armadeiras ocorridas nas mãos ou pés.

Para evitar esses acidentes, algumas medidas simples podem ser adotadas, como nunca colocar calçados sem olhar seu interior, examinar as roupas antes de vesti-las e não realizar atividades de jardinagem sem usar calçados e luvas.

É importante também não enfiar a mão em buracos e ter cuidado ao manusear pedras e troncos. Manter o quintal limpo é importante para que as aranhas não tenham lugar para se escolher. Outra dica importante é vedar portas e janelas para evitar que esses animais adentrem a casa.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Aranha (Ordem Araneae)
Saiba as características das aranhas peçonhentas encontradas em nosso país.
Artrópodes
Vamos conhecer mais sobre os artrópodes? Clique aqui e estude as principais características desse grupo de invertebrados.
Instituto Butantan
Clique aqui e conheça mais sobre o Instituto Butantan, responsável por desenvolver vacinas, soros e várias outras atividades voltadas à saúde pública.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Pitágoras" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Pitágoras
Nessa aula veremos que o teorema de Pitágoras está relacionado a um triângulo retângulo. Nesta figura, temos o lado oposto ao ângulo de 90º, chamado hipotenusa, e os outros dois lados são catetos. O Teorema de Pitágoras afirma que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.