Bioacumulação

A bioacumulação é um fenômeno em que há a absorção e o acúmulo de substâncias no corpo de um organismo.
O DDT é um importante exemplo de substância que ocasiona a bioacumulação

A bioacumulação é um processo que pode ser definido como a absorção e a retenção de substâncias químicas no organismo de determinado ser vivo. Esse fenômeno refere-se ao resultado da captação e nunca ao processo de captação.

O acúmulo de substâncias pode ocorrer em virtude da absorção de substâncias encontradas no meio ou através da alimentação do ser vivo. Quando a bioacumulação é resultado do contato com a substância no meio, dizemos que ocorreu uma bioconcentração. Quando o processo envolve a alimentação, ou seja, a cadeia trófica, dizemos que ocorreu a bioamplificação.

A bioacumulação é um fenômeno que tende a aumentar à medida que temos um nível trófico mais elevado na cadeia alimentar. Sendo assim, os organismos que estão no topo da cadeia alimentar apresentam mais acúmulo de substâncias, uma vez que acumulam também a substância presente nos organismos que serviram de alimento.

Chamamos de Poluentes Orgânicos Persistentes (POP) as substâncias químicas que persistem no ambiente e bioacumulam-se. Sendo assim, os POPs são considerados substâncias altamente tóxicas aos seres vivos, pois acumulam-se e não são eliminados com o passar do tempo.

Como exemplo de POP, podemos citar o DDT (diclorodifeniltricloroetano), um famoso pesticida usado principalmente na Segunda Guerra Mundial. Em virtude dos danos que pode ocasionar ao meio ambiente e à saúde humana, seu uso foi suspenso na maioria dos países ainda na década de 70.

Como o DDT era um inseticida que frequentemente contaminava a água, os moluscos retinham e acumulavam essa substância em seu corpo ao realizarem a filtração para obtenção de alimento. Ao serem consumidos, passavam essa substância ao consumidor e assim sucessivamente através da cadeia trófica. Como dito anteriormente, os predadores do topo são os mais prejudicados, uma vez que se alimentam de uma grande quantidade de matéria pertencente ao nível anterior e, consequentemente, acumulam mais o DDT. Essa substância causa graves problemas ao homem, tais como cirrose e câncer de fígado.

Outro exemplo de POP é o mercúrio, que frequentemente é encontrado em peixes. Essa substância teratogênica bioacumula-se e biomagnifica-se na cadeia alimentar, atingindo facilmente os seres humanos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos