Era Paleozoica

A Era Paleozoica foi uma era geológica marcada pela enorme diversificação biológica do planeta Terra. Teve alterações físicas que resultaram na formação da Pangeia.
A Era Paleozoica foi marcada pelo desenvolvimento da vida marinha e pelo surgimento dos primeiros animais terrestres.

A Era Paleozoica foi uma era geológica que se estendeu de 542 a 251 milhões de anos no passado geológico, e inaugurou o Éon Fanerozoico. O planeta Terra passou por um intenso processo de alterações em sua estrutura física e na sua composição biológica durante essa era geológica, o que condicionou a sua divisão em seis diferentes períodos geológicos.

Iniciou-se com a explosão cambriana, caracterizada pela enorme proliferação de espécies de animais marinhos. Com o tempo, surgiram insetos, anfíbios e uma série de plantas terrestres, culminando no desenvolvimento de florestas.

Ao final dessa era, o supercontinente Pangeia estava formado, o que foi resultado do intenso tectonismo de placas que aconteceu durante essa etapa do desenvolvimento do planeta Terra. Entretanto, a biosfera foi duramente impactada por um evento de extinção em massa que marcou o fim do período Permiano e da Era Paleozoica.

Leia também: Era Mesozoica — a era geológica que aconteceu entre 251 e 65,5 milhões de anos atrás

Resumo sobre a Era Paleozoica

  • A Era Paleozoica foi a era geológica que iniciou o Éon Fanerozoico e encerrou o Pré-Cambriano, com duração de 542 a 251 milhões de anos no passado geológico.
  • Antes dela, o planeta Terra se resfriou e adquiriu condições próprias para a sustentação de diferentes formas de vida, inicialmente menos complexas.
  • Estendeu-se por 291 milhões de anos, e foi dividida em seis períodos:
    • Período Cambriano (542 a 488 milhões de anos);
    • Período Ordoviciano (488 a 444 milhões de anos);
    • Período Siluriano (444 a 416 milhões de anos);
    • Período Devoniano (416 a 359 milhões de anos);
    • Período Carbonífero (359 a 299 milhões de anos);
    • Período Permiano (299 a 251 milhões de anos).
  • A sucessão entre períodos quentes e glaciações, a diversificação da fauna marinha, o surgimento de insetos e anfíbios, a formação de florestas e o surgimento da Pangeia são os principais acontecimentos da Era Paleozoica.
  • Ao final da Era Paleozoica, no Período Permiano, uma extinção em massa dizimou a maior parte da biodiversidade do planeta Terra.

O que foi a Era Paleozoica?

A Era Paleozoica foi a era geológica que deu início ao Éon Fanerozoico, colocando fim no longo intervalo de tempo conhecido como Pré-Cambriano. Com o advento dessa nova era geológica, podemos dizer que o planeta Terra começou, enfim, a desenvolver as principais feições que observamos atualmente em superfície e em subsuperfície, com destaque para as suas formas de vida. A Era Paleozoica teve duração aproximada de 291 milhões de anos, indo de 542 milhões de anos a 251 milhões de anos no passado geológico.

Dada a complexidade dos processos evolutivos registrados durante a Era Paleozoica, convencionou-se fazer a sua divisão em seis diferentes períodos geológicos. São eles:

  • Período Cambriano;
  • Período Ordoviciano;
  • Período Siluriano;
  • Período Devoniano;
  • Período Carbonífero;
  • Período Permiano.

Contexto da Era Paleozoica

A Era Paleozoica marcou o fim do período mais longo da história evolutiva do planeta Terra, o Pré-Cambriano. Erroneamente classificado como uma era geológica, o Pré-Cambriano começou com o surgimento da Terra, há 4,5 bilhões de anos, e se estendeu até 542 milhões de anos no passado geológica. Portanto, o processo de transformação da superfície terrestre — de um ambiente hostil e impróprio para a sustentação de vida para um ambiente propício para o desenvolvimento de formas de vida menos complexas — aconteceu durante o Pré-Cambriano, antes da Era Paleozoica.

O último momento do Pré-Cambriano ficou conhecido como Era Neoproterozoica, quando o planeta Terra já havia se resfriado o suficiente para sustentar diferentes formas de vida. Os organismos pluricelulares surgiram durante essa era, o que também foi possível graças à elevação do volume concentrado de oxigênio na atmosfera terrestre. Portanto, houve a diversificação das formas de vida terrestres e marinhas que viviam no planeta graças a transformações na composição e na dinâmica atmosférica.

Um dos destaques da era que antecede a Paleozoica foi a fauna Edicara — seres vivos aquáticos com formato semelhante ao de folhas. Também durante o Neoproterozoico, o planeta Terra passou a registrar a movimentação das placas tectônicas, o que deu início à transformação do assoalho oceânico e à formação de estruturas que conhecemos hoje, como as fossas e as dorsais.

Em conjunto com o tectonismo de placa existiu, também, um supercontinente que antecedeu a Pangeia. Esse supercontinente foi denominado Rodínia, tendo se formado há 1,6 bilhão de anos e se fragmentado antes do início da Era Paleozoica.

Rodínia foi um supercontinente que antecedeu a Pangeia e que se fragmentou antes do início da Era Paleozoica.

Quais as características da Era Paleozoica?

A Era Paleozoica foi a primeira era geológica do Éon Fanerozoico, em que nos encontramos atualmente. Sua duração foi de aproximadamente 251 milhões de anos, tendo sido uma era geológica muito importante para o desenvolvimento da biosfera do planeta Terra. Foi durante o primeiro período da Era Paleozoica que aconteceu um movimento repentino de diversificação de espécies de plantas e de animais, o que ficou conhecido como explosão cambriana.

A estrutura geológica do planeta Terra e a organização da superfície se alteraram profundamente com a Era Paleozoica, caracterizada pela intensificação dos movimentos tectônicos e pelo reordenamento das terras emersas em um supercontinente denominado Gondwana. Depois disso, a continuidade da tectônica de placas originou a Pangeia, principal supercontinente já formado e aquele cuja fragmentação em eras geológicas subsequentes deu origem aos atuais continentes.

Pangeia é um supercontinente formado na Era Paleozoica cuja fragmentação deu origem aos atuais continentes.

Uma característica importante da era Paleozoica diz respeito ao clima do planeta Terra, que passou por severas alterações durante essa era geológica, com a intercalação entre momentos de acréscimo de umidade e de aumento das temperaturas com glaciações, ou seja, queda brusca de temperatura e redução da umidade do ar.

Veja também: Pangeia e Pantalassa — um supercontinente e um oceano global formados na Era Paleozoica

Períodos da Era Paleozoica em ordem cronológica

Os trilobitas viveram durante a Era Paleozoica, tendo surgido no Período Cambriano.

Período geológico

Intervalo de tempo

Principais características

Cambriano

542 a 488 milhões de anos

A superfície terrestre era composta pelo supercontinente Gondwana e porções de terras emersas menores, apresentando clima quente e úmido. Um grande número de espécies de animais marinhos surgiu nesse período, o que ficou conhecido como explosão cambriana. A maior parte deles era de invertebrados aquáticos com exoesqueletos desenvolvidos, a exemplo dos trilobitas. No final do Cambriano, surgiram animais vertebrados, como os ágnatos, uma espécie de peixe.

Ordoviciano

488 a 444 milhões de anos

Houve a multiplicação dos animais marinhos que surgiram no período anterior, bem como o aparecimento de algas marinhas e a formação dos primeiros recifes de corais. Plantas começaram a surgir, em especial musgos. O clima da Terra permaneceu aquecido e úmido, exceto no final do Ordoviciano, quando houve o resfriamento de Gondwana devido aos movimentos tectônicos e a sua maior aproximação dos polos. Iniciava-se, portanto, uma era do gelo.

Siluriano

444 a 416 milhões de anos

O clima de Gondwana voltou a esquentar devido ao seu afastamento do Polo Sul, o que ocasionou o derretimento de geleiras e superfícies congeladas. No geral, a distribuição de climas pelo planeta se assemelhava com a que temos atualmente. Pequenas plantas vasculares apareceram na superfície terrestre, ao mesmo tempo que as espécies marinhas de plantas e de animais continuavam a se desenvolver. Durante o Siluriano, algumas espécies deixaram o ambiente aquático e passaram a ocupar terrenos emersos rasos.

Devoniano

416 a 359 milhões de anos

As massas continentais emersas eram três nesse período, e boa parte delas passou a se localizar próximo ao Equador. Isso resultou em climas mais quentes e relativamente úmidos em determinadas localidades e seco em outras mais distantes. Animais como tubarões e pequenos anfíbios surgiram durante o Devoniano, ao mesmo tempo que espécies preexistentes começaram a se desenvolver. Insetos e quilópodes também apareceram na superfície terrestre, enquanto, em ambientes marinhos, os trilobitas começaram a ter sua população reduzida. A vegetação terrestre se tornava mais densa, e surgiram as primeiras florestas.

Carbonífero

359 a 299 milhões de anos

As massas continentais da Terra começaram a se mover em direção umas às outras no Devoniano, e esse movimento continuou durante o Carbonífero. Mares foram ficando cada vez mais rasos e se fechando por conta disso, enquanto a temperatura do planeta Terra começou a cair. Ao final do Carbonífero, registrou-se uma nova glaciação. Insetos gigantes e répteis ovíparos surgiram durante esse período geológico, e as florestas se multiplicaram na região do Equador. Em áreas de média latitude, houve o aparecimento das primeiras árvores coníferas.

Permiano

299 a 251 milhões de anos

A aproximação das massas continentais deu origem a um único supercontinente: a Pangeia. Por conta disso, muitas alterações climáticas aconteceram no planeta: o centro do supercontinente era muito quente e seco, com clima desértico, enquanto áreas mais próximas do litoral tinham climas mais úmidos e amenos. Havia, também, ampla variação de clima conforme a latitude. Os animais cinodontes, que depois deram origem aos mamíferos, surgiram durante o Permiano, ao mesmo tempo que os répteis se difundiram por toda a superfície terrestre. As Florestas Temperadas se desenvolveram nesse período, ao mesmo tempo que muitos pântanos desapareceram devido ao fechamento de mares durante a formação da Pangeia. Ao final do Permiano, o mundo testemunhou uma extinção em massa que dizimou 96% das espécies da biosfera.

Principais acontecimentos da Era Paleozoica

Os insetos e as primeiras florestas surgiram e se desenvolveram na Era Paleozoica.

Os principais acontecimentos da Era Paleozoica foram:

  • Intensa tectônica de placas, o que condicionou o reordenamento dos continentes e alterações sucessivas no clima do planeta Terra.
  • Surgimento e proliferação de espécies de animais marinhos, entre eles os trilobitas, os tubarões e determinados tipos de peixe.
  • Surgimento de animais marinhos vertebrados.
  • Formação dos primeiros recifes de coral.
  • Aparecimento dos primeiros insetos e dos anfíbios.
  • Surgimento e desenvolvimento dos répteis, com destaque para os répteis ovíparos.
  • Desenvolvimento de plantas terrestres e das primeiras florestas, incluindo Florestas Temperadas ao final dessa era geológica.
  • Formação do supercontinente denominado Pangeia.
  • Extinção em massa ao final do período.

Fim da Era Paleozoica

A Era Paleozoica chegou ao fim há 251 milhões de anos. O evento que marcou o seu encerramento foi uma grande extinção em massa que ceifou a vida de 96% dos organismos marinhos e de 70% dos organismos terrestres. A hipótese mais aceita para a ocorrência dessa extinção é a de que várias erupções vulcânicas simultâneas aconteceram no planeta Terra com a queda de meteoros, uma combinação fatal para a maior parte da biodiversidade existente até então.

Escala de tempo geológico

Escala de tempo geológico é a descrição e a sistematização em uma linha temporal do processo de evolução do planeta Terra desde o seu surgimento até o momento atual. Isso porque estamos tratando de eventos que se desenvolveram ao longo de milhões ou mesmo bilhões de anos, e que são melhor descritos com base no tempo geocronológico. A escala de tempo geológico é dividida em:

  • éons, intervalos de centenas de milhões de anos;
  • eras geológicas, as subdivisões dos éons;
  • períodos geológicos, as subdivisões das eras;
  • épocas, as subdivisões dos períodos, servem para descrever processos ainda mais complexos e de forma detalhada; é mais comum aparecerem discriminadas em períodos geológicos recentes.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Exercícios resolvidos sobre Era Paleozoica

Questão 1

A Era Paleozoica foi a primeira era geológica que veio após o Pré-Cambriano, e nela aconteceram mudanças significativas tanto na estrutura física quanto na composição biológica do planeta Terra. Dentre os principais eventos da Era Paleozoica, podemos citar:

A) extinção dos dinossauros.

B) fragmentação da Laurásia e da Gondwana.

C) surgimento dos seres vivos procariontes.

D) formação da Pangeia.

E) elevação das grandes cordilheiras.

Resolução:

Alternativa D

Além da diversificação das formas de vida no planeta Terra, especialmente organismos pluricelulares, houve, ao final da Era Paleozoica, a junção das terras emersas e a formação do supercontinente denominado Pangeia.

Questão 2

(Faceres) Último período da Era Paleozoica, o Permiano sucedeu o Período Carbonífero e se situa entre 290 milhões a 248 milhões de anos atrás. O Permiano Superior põe fim à Era Paleozoica. Quanto à fauna e à flora, esse período marca:

A) Uma diminuição dos invertebrados marinhos e uma fase de transição da flora, com o declínio das plantas primitivas e posterior ascensão das gimnospermas.

B) O apogeu dos dinossauros e a disseminação das pteridófitas no ambiente terrestre.

C) O desaparecimento dos dinossauros e a ocupação do norte da Europa pelas angiospermas.

D) O surgimento dos mamíferos e o apogeu das plantas primitivas.

E) A explosão cambriana, o surgimento de diversas espécies e grande variedade de plantas marinhas macroscópicas.

Resolução:

Alternativa A

Os animais marinhos se tornaram cada vez mais diversos e complexos à medida que a Era Paleozoica avançou, com a multiplicação dos seres vertebrados. Além disso, o Permiano foi marcado pela maior presença das gimnospermas e o surgimento das Florestas Temperadas.

Fontes

SANTOS, Teresa. Extinção em massa: as cinco maiores da história. Invivo – Fiocruz, 23 set. 2022. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/cienciaetecnologia/extincao-em-massa-5-maiores/.

TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed.

YOUTH AND EDUCATION IN SCIENCE (YES). Paleozoic. United States Geological Survey (USGS), [s.d.]. Disponível em: https://www.usgs.gov/youth-and-education-in-science/paleozoic.

Publicado por Paloma Guitarrara

Artigos Relacionados

Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos