Pneumonia, toxoplasmose e tricomoníase
Pneumonia: anteriormente confundida como sendo uma forma de desenvolvimento do Tripanosoma cruzi, o Pneumocystis carini é, hoje, reconhecido como sendo um fungo, e não um protozoário, como é ainda considerado em algumas fontes de pesquisa - sendo por este motivo que tal doença está nesta seção. Este protozoário é encontrado nos pulmões de diversos animais, inclusive humanos, sem causar danos. Entretanto, em caso de indivíduos imunocomprometidos, pode provocar pneumonias, sendo a principal doença oportunista que leva portadores do vírus HIV a óbito. Febre, tosse seca e falta de ar são seus principais sintomas, apresentando episódio de insuficiência respiratória em 20% dos casos. Para o tratamento, geralmente são utilizados agentes quimioterápicos.
Toxoplasmose: causada pelo Toxoplasma gondii, tem como modo de transmissão a ingestão de cistos presentes nas fezes de gatos contaminados, ou de carne crua ou malcozida contendo este patógeno. Com sintomas que incluem febre e aumento dos linfonodos, esta doença também pode se apresentar de forma assintomática, como também causar cegueira. Mulheres grávidas podem transmitir o parasita ao bebê, afetando seu sistema nervoso.
Tricomoníase: o flagelado Trichomonas vaginalis é o agente etiológico desta DST, que também pode ser transmitida pelo contato com objetos ou uso de roupas previamente contaminadas por indivíduos infectados. As pessoas acometidas apresentam corrimento de coloração que varia do branco ao amarelado, ou podem ter um quadro assintomático.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia