Reino Fungi

Orelha-de-pau: representante do Reino Fungi
Os fungos são organismos eucariontes e heterotróficos. Podem ser uni ou multicelulares, com parede formada predominantemente por quitina, armazenando glicogênio. Em razão dessas duas características e do tipo de nutrição é que, na atualidade, os fungos são considerados, evolutivamente falando, mais aparentados dos animais do que das plantas.

Não formam tecidos, embora os multicelulares apresentem filamentos delgados em sua constituição, denominados hifas. Em conjunto, formam o que chamamos de micélio, que pode se diferenciar em vegetativo, fixando-se ao substrato e fornecendo alimento ao fungo; ou micélio reprodutor, formando esporos. Em alguns casos, também, podem ser desenvolvidos os chamados corpos de frutificação.

Os fungos estão mais presentes no nosso dia a dia do que costumamos imaginar, já que, além de serem muito importantes no que diz respeito à decomposição da matéria orgânica, executam, juntamente com outros organismos, outras funções ecológicas, como é o caso dos liquens e micorrizas. Além disso, são utilizados na fabricação de antibióticos, álcool, bebidas, pães e queijos; podem destruir alimentos e outros produtos, como tecidos e couro; e também causar doenças. Nessa situação, em nossa espécie, não costumam provocar problemas sérios de saúde. Entretanto, caso a pessoa apresente problemas relacionados à imunidade, tais quadros podem ser fatais.

Quer conhecer melhor sobre tais organismos, bastante curiosos? Visite os textos dessa seção!

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.