Testosterona
A testosterona é um hormônio esteroide (molécula orgânica com esqueleto carbônico formado por quatro anéis) conhecido como hormônio masculino, apesar de também ser encontrada em mulheres. Estima-se que os níveis de testosterona em homens sejam dez vezes maiores que em mulheres. Esse hormônio está relacionado, por exemplo, com o surgimento das características secundárias masculinas, como a distribuição de pelos e aumento da massa muscular.
→ Onde a testosterona é produzida?
A testosterona é produzida em diferentes locais. Nos homens, ela é produzida, principalmente, no testículo a partir do colesterol por células especializadas desse órgão chamadas de células de Leydig. Já na mulher, a produção é observada, por exemplo, nos ovários. Além desses locais, não podemos esquecer que a testosterona é produzida em menor quantidade em outras partes do corpo de homens e mulheres, como nas glândulas adrenais.
→ Funções da testosterona
-
Desenvolvimento das estruturas reprodutoras masculinas
-
Aumento de pelos
-
Engrossamento da voz
-
Produção dos espermatozoides
-
Aumento da massa muscular por causa do aumento das fibras musculares
-
Regulação dos lipídios
-
Formação óssea
-
Hematopoiese (formação das células sanguíneas)
Leia também: Espermatogênese
Em mulheres, os níveis de testosterona estão bem abaixo daqueles observados em homens. O aumento desse hormônio acima do normal no corpo feminino está relacionado com o surgimento de variações no ciclo menstrual, queda de cabelo, acne, aumento dos pelos em locais que geralmente apresentam pelos em homens, engrossamento da voz, aumento do volume de músculos e aumento do clítoris.
Os anabolizantes são usados com o intuito de aumentar a massa muscular, entretanto, podem causar danos à saúde
Por causa da atuação da testosterona no desenvolvimento muscular, drogas sintéticas que imitam a ação desse hormônio (anabolizantes) são frequentemente utilizadas por atletas tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino. O uso dos chamados anabolizantes garante desenvolvimento de massa muscular, mas pode causar danos ao fígado, engrossamento da voz e aumento dos pelos e da oleosidade da pele. Nos homens, pode causar azoospermia (sêmen sem espermatozoides) e atrofia muscular; em mulheres, podem ocorrer aumento do clitóris e alterações menstruais.
Leia também: Esteroides anabolizantes
→ Reduções dos níveis de testosterona em homens
Com a idade, os níveis de testosterona caem e, consequentemente, há uma diminuição da massa muscular, aumento da gordura corporal, decrescimento da densidade mineral óssea e redução do apetite sexual. Esses fatores contribuem para uma redução da qualidade de vida masculina.
Redução dos níveis de testosterona no homem
Em alguns homens, após a confirmação com exames de que os níveis de testosterona estão abaixo do normal, recomenda-se a reposição hormonal. Essa reposição, geralmente, é benéfica, aumentando a massa muscular, força, densidade mineral, humor e apetite sexual. Vale salientar que, em alguns casos, não se recomenda a terapia hormonal. Assim, os benefícios desse tipo de terapia devem ser avaliados com o médico responsável.
dofollow { display: none; } pornliz suckporn porndick