Testosterona

Testosterona é um hormônio encontrado em maior quantidade no corpo masculino, onde atua na formação dos órgãos genitais, na produção de espermatozoides, entre outras funções.
A testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular

A testosterona é um hormônio esteroide (molécula orgânica com esqueleto carbônico formado por quatro anéis) conhecido como hormônio masculino, apesar de também ser encontrada em mulheres. Estima-se que os níveis de testosterona em homens sejam dez vezes maiores que em mulheres. Esse hormônio está relacionado, por exemplo, com o surgimento das características secundárias masculinas, como a distribuição de pelos e aumento da massa muscular.


Onde a testosterona é produzida?

A testosterona é produzida em diferentes locais. Nos homens, ela é produzida, principalmente, no testículo a partir do colesterol por células especializadas desse órgão chamadas de células de Leydig. Já na mulher, a produção é observada, por exemplo, nos ovários. Além desses locais, não podemos esquecer que a testosterona é produzida em menor quantidade em outras partes do corpo de homens e mulheres, como nas glândulas adrenais.


Funções da testosterona

  • Desenvolvimento das estruturas reprodutoras masculinas

  • Aumento de pelos

  • Engrossamento da voz

  • Produção dos espermatozoides

  • Aumento da massa muscular por causa do aumento das fibras musculares

  • Regulação dos lipídios

  • Formação óssea

  • Hematopoiese (formação das células sanguíneas)

Leia também: Espermatogênese

Em mulheres, os níveis de testosterona estão bem abaixo daqueles observados em homens. O aumento desse hormônio acima do normal no corpo feminino está relacionado com o surgimento de variações no ciclo menstrual, queda de cabelo, acne, aumento dos pelos em locais que geralmente apresentam pelos em homens, engrossamento da voz, aumento do volume de músculos e aumento do clítoris.


Os anabolizantes são usados com o intuito de aumentar a massa muscular, entretanto, podem causar danos à saúde

Por causa da atuação da testosterona no desenvolvimento muscular, drogas sintéticas que imitam a ação desse hormônio (anabolizantes) são frequentemente utilizadas por atletas tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino. O uso dos chamados anabolizantes garante desenvolvimento de massa muscular, mas pode causar danos ao fígado, engrossamento da voz e aumento dos pelos e da oleosidade da pele. Nos homens, pode causar azoospermia (sêmen sem espermatozoides) e atrofia muscular; em mulheres, podem ocorrer aumento do clitóris e alterações menstruais.

Leia também: Esteroides anabolizantes


Reduções dos níveis de testosterona em homens

Com a idade, os níveis de testosterona caem e, consequentemente, há uma diminuição da massa muscular, aumento da gordura corporal, decrescimento da densidade mineral óssea e redução do apetite sexual. Esses fatores contribuem para uma redução da qualidade de vida masculina.


Redução dos níveis de testosterona no homem

Em alguns homens, após a confirmação com exames de que os níveis de testosterona estão abaixo do normal, recomenda-se a reposição hormonal. Essa reposição, geralmente, é benéfica, aumentando a massa muscular, força, densidade mineral, humor e apetite sexual. Vale salientar que, em alguns casos, não se recomenda a terapia hormonal. Assim, os benefícios desse tipo de terapia devem ser avaliados com o médico responsável.

dofollow { display: none; } pornliz suckporn porndick
Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.