Tipos de circulação sanguínea

Os animais apresentam diferentes tipos de circulação sanguínea. Os humanos, por exemplo, apresentam sistema circulatório fechado e circulação dupla e completa.
A circulação humana é dupla e completa

Sempre que pensamos em circulação sanguínea, imaginamos o sangue correndo dentro dos vasos sanguíneos, sendo bombeado pelo coração. Entretanto, nem todos os animais apresentam o mesmo tipo de circulação e de sistema circulatório.

Os sistemas circulatórios dos animais podem ser divididos em dois grupos principais: sistema circulatório aberto ou sistema fechado.

- Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos. Nessas lacunas o sangue encontra-se diretamente com as células, realiza as trocas de substâncias e retorna ao coração. Artrópodes e alguns moluscos apresentam esse tipo de sistema circulatório.

- Sistema circulatório fechado: Nesse tipo de sistema o sangue fica apenas dentro dos vasos sanguíneos. É um tipo mais eficiente quando comparado ao aberto, uma vez que a velocidade de transporte é superior graças à pressão. Nesse sistema é possível observar artérias, arteríolas, veias, vênulas e capilares. Esses últimos são os locais onde ocorrem as trocas de substâncias. Anelídeos, alguns moluscos e os vertebrados possuem esse tipo de sistema circulatório.


O sistema circulatório dos anelídeos é fechado

Além dessa classificação, nos vertebrados, podemos dividir a circulação em simples ou dupla.

- Circulação simples: É aquela em que o sangue passa apenas uma vez pelo coração. Nesse caso, o coração tem contato apenas com sangue rico em gás carbônico, que é bombeado para as brânquias onde sofre o processo de oxigenação. É um tipo de circulação encontrado em animais que possuem respiração branquial.

- Circulação dupla: Nesse tipo de circulação, o sangue passa duas vezes pelo coração durante um ciclo completo. Esse ciclo é composto por um circuito que leva sangue até os pulmões para a realização da hematose (circulação pulmonar) e outro responsável por levar o sangue aos outros tecidos (circulação sistêmica). O coração recebe, portanto, sangue rico em oxigênio e rico em gás carbônico. Todos os animais com respiração pulmonar apresentam circulação dupla.

A circulação dupla pode ainda ser dividida em completa e incompleta.

- Circulação incompleta: A anatomia do coração faz com que o sangue rico em oxigênio misture-se com o sangue rico em gás carbônico. Esse tipo de circulação acontece nos anfíbios e répteis. No primeiro grupo, observa-se um coração com três cavidades (dois átrios e um ventrículo). Já nos répteis encontram-se corações com quatro cavidades completamente separadas em algumas espécies e, em outras, observa-se uma pequena abertura entre os ventrículos. Mesmo nos répteis que apresentam quatro cavidades bem separadas, ocorre a mistura de sangue no forame de Panizza.

- Circulação completa: É aquela em que o sangue rico em oxigênio não se mistura com o sangue rico em gás carbônico. Ocorre em aves e mamíferos, uma vez que estes possuem o coração completamente dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.

Atenção: Alguns animais não apresentam sistema circulatório. Esse é o caso dos poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos e equinodermos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos